terça-feira, novembro 23, 2010

A EDUCAÇÃO FÍSICA TEÓRICA – CONTEÚDOS SEQUÊNCIAIS

William Perera da Silva

Estamos chegando a mais um fim de ano letivo, é o momento de uma avaliação do que foi desenvolvido durante este período como também  uma auto avaliação da nossa atuação. Vivi o ano de dois mil e dez uma experiência diferente, atuei em turmas do ensino fundamental na disciplina educação física dando aulas no horário normal dos turnos vespertino e noturno. Em sala de aula, no campo e na quadra de esporte, para muitos nenhuma novidade, entretanto para mim uma ação inusitada por sentir enormes dificuldades em aplicar os conteúdos, manter a disciplinar, convencer  aos adolescentes  assistir aulas regularmente na sala de aula com conteúdos teóricos, principalmente porque a disciplina educação física não oferece conteúdos seqüenciados para cada ano, não temos aqueles livros e materiais didáticos das outras disciplinas que obedecem as faixas etárias e nível de aprendizagem dos alunos e ter todo aqueles conteúdos prontos, com textos organizados, gravuras, orientações didáticas, adendos, recursos audiovisuais,CDs DVDs, relacionados aos seus assuntos.
Aplicar uma aula de educação física na pratica onde todos sabem exatamente o que fazer com atividades de exercícios físicos, danças, ginásticas, artes marciais, modalidades esportivas, futebol, atletismo, jogos, recreação, gincanas, tudo isso é de fácil aplicação qualquer série, grau e faixa etária,qualquer professor é capaz de exercer a educação física nestes parâmetros, mas quando torna necessário a teoria em sala de aula com conteúdo para cada fase de desenvolvimento das crianças e adolescentes as atividades complicam. São oitenta aulas para cada ano e não temos como resolver a seqüência do desenvolvimento cognitivo, afetivo social e motor para as séries subseqüentes, em cada série respeitando as seqüências de conteúdos para cada ano..
Do 6ª ao 9º ano ampliando ao ensino médio a Educação Física no conteúdo teórico é carente deste material, caso exista não é do conhecimento de muitos educadores da nossa área.
Adotei a metodologia igual para todos os anos, do 6º ao 9º, com um diferencial, a apresentação  do conteúdo era apresentado de acordo com o nível de entendimento de cada  turma, por exemplo a história da educação física apresentada no 6º ano era bem mais  resumida que no 9º ano e assim por diante com os outros assuntos, mas os temas geralmente eram os mesmos. Daí surge à dúvida do que irei aplicar nos próximos anos a essas mesma turmas com conteúdos seqüenciados e diferenciados, em pesquisas na internet, livros, revistas etc.,  podemos encontrar novos assuntos e oferecer novidades em conteúdos, mas nunca como nas outras disciplinas que tem seus livros todos prontos e os  professores apenas terão o trabalho de escolher entre os melhores e nós numa árdua tarefa de pesquisar incansavelmente até conseguir conteúdos adequados para os anos.
Mesmo com todas as dificuldades do nosso cotidiano escolar, já conhecida de todos, consegui produzir em percentuais uma media ate razoável de aplicação de conteúdos em todas as turmas com exceção de algumas, avalio em 70% a média alcançada.
Nosso programa anual foi baseado nestes conteúdos que foram apresentados em todas as turmas e aqui apresento resumido:
CONTEÚDOS TEORÍCOS: Jogos de socialização – Recreação – Dinâmica em Grupo Apresentação da disciplina:  História da Educação FísicaØ Introdução a Educação Física ( Ginástica,Ø jogos e desportos) AØ importância da Educação FísicaØ Finalidades e objetivos da Educação Física Educação Física; Conceitos e Fundamentação.ØA importância das Atividades FísicasØ Pesquisa sobre a cultura do movimento com objetivos de organizar um evento esportivo na escola, estimular o conhecimento teórico, a prática e a disseminação das atividades físicas e esportivas pelos alunos. Importância dos alongamentos Ø Onze razões para correr e malharØ Atividade física regular e controle de peso Aquecimento nas atividades físicasØ Saúde e atividades FísicasØ Domínios do comportamento humano:  Cognitivo, afetivoØ social e motor  - O processo e aØ seqüência do desenvolvimento motor
 Estudo dos sistemas do Corpo humano e sua relação com aØ Educação Física ( Nervoso, muscular, ósseo, respiratório e circulatório). Artigos do professor William Pereira A EDUCAÇÃO FÍSICA, OS MOVIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS, IMC E OBESIDADE
Nas atividades práticas atuamos na Participação nos JEMS e nos JERNS na modalidade futsal, com o juvenil masculino, torneio interno de futebol de campo. Gincanas. Além de algumas aulas de recreação em quadra, jogos de bolas a critério dos alunos, entretanto aquelas aulas com exercícios físicos de ginásticas, correr, saltar, atletismo não foi aceito pelos alunos  devendo ser trabalhada para o próximo ano com as  séries inicias do fundamental.
Tivemos uma ação extra na escola que beneficiou muito a pratica desportiva que foi o programa mais educação que levou muitos a praticarem atividades extras de recreação, voleibol, futebol, servindo de base de incentivo para o ano vindouro.

terça-feira, novembro 02, 2010

VEJO E NÃO CREIO


VEJO E NÃO CREIO
Por William Pereira
Custa-me crer no que estou vendo. Meus compatriotas apoiando uma campanha de um candidato que há poucos anos atrás demonstrou todo seu anseio neoliberal,  privatizando e entregando de bandeja todo o patrimônio nacional. Não gostar de Dilma é um direito que assiste a qualquer um, julgá-la a seu modo é compreensível, entretanto não se pode avaliar uma campanha política pelo julgamento pessoal envolvendo o fator somente emocional, julgar um candidato (a) pela sua aparência, crençaS, opções sexuais,  particularidade e  intimidade é um erro crasso, o que esta em jogo é; qual política econômica vai ser adotada por quem ganhar a eleição, quem esta descaradamente mentindo ou quem realmente apresenta como uma opção de verdadeiras ações para toda uma nação respeitando seu povo e trazendo benefícios  as todas as classes sociais, seja rico ou pobre?
Culturalmente somos induzidos a acreditar nos ricos como pessoas bem sucedidas.  Muitos pobres preferem dar o pouco que tem ao rico do que partilhar com seu próximo. É o que vejo nesta campanha eleitoral de 2010, mais uma vez o pobre querendo acompanhar e dar valor aqueles que diabolicamente aparecem como cordeiro, mas são lobos vorazes, doidos para enganá-los mais uma vez, assim como fizeram na época da campanha do Collor que se apresentou com propostas mirabolantes e o povo foi quem sofreu as conseqüências. Povo de memória curta. O candidato Serra representa justamente à traição a nação, ao povo brasileiro. Tens olhos e não vêem, tem ouvidos e não ouvem. Caso elejam este candidato é como dar dez passos à frente e vinte para trás, a nação perde mais uma vez para o capitalismo selvagem, desvairado, em detrimento de uma economia distribuída mais racionalmente com uma distribuição de renda equitativa.
Hoje olho a cidade onde moro e a olho nu sem consultar nenhum índice vejo como ela cresceu e melhorou nestes últimos oitos anos,  quase tudo mudou,  a paisagem urbana é outra, a construção civil  tendo o  máximo em serviços, parece estarmos  caminhando para uma outra era e isto esta acontecendo em várias cidades e regiões do país graças ao empenho do Governo Lula a qual Dilma fez parte e  política econômica adotada. Só um cego e ignorante não ver.
Não me interessa se Dilma é arrogante, antipática, durona, responsável, capacitada, técnica e tantos outros adjetivos e qualificações o que me interessa é o que ela representa em termos de economia brasileira e desenvolvimento sustentável para a nação e o povo brasileiro.


 

O UNIVERSO EM NOVA VISÃO


O UNIVERSO EM NOVA VISÃO
William Pereira da Silva

A terra esta localizada num sistema com vários outros planetas com suas luas e uma estrela que é o sol, formando o sistema solar, até aí tudo bem, os cientistas tem provas concretas com fotos e farto material enviado pelas centenas de satélites lançados ao espaço. Com as novas tecnologias dos telescópios estão estudando os confins do universo, estas pesquisas estão mudando a concepção humana sobre tudo o que existe, a física vai precisar ser reformulada com as novas descoberta extraordinária como também outras terão de rever seus ensinamentos.
A ciência prova através do estudo do carbono, que é um elemento existente no universo e penetra constantemente em tudo que existe, Ele indica a idade dos elementos terrestre por estar contido em tudo, quando o carbono entra na terra hoje ele tem uma idade nova, mas quando ele entrou há milhões de anos ele ficou inserido nos materiais, e com ajuda de aparelhos os cientistas conseguem determinar as idades exatas dos elementos na terra sejam rochas, fósseis, plantas e tantos outros.
A ciência determina à idade da terra em 4,5 bilhões de anos conseguida a verificação de um meteorito que caiu na terra, como o meteorito tinha uns quatro bilhões de anos, datado pelo carbono, evidência que a terra seria bem mais velha. A terra é bem mais nova que o Universo, concluímos então que a terra foi formou-se bem depois do surgimento do universo, de outras estrelas, planetas, galáxias.
Os telescópios atuais têm produzidos fotos que assustam aos cientistas com as novas imagens. Tente imaginar os seguintes números: a galáxia da qual a terra faz parte tem bilhões de estrelas, milhões de planetas, luas e materiais cósmicos numa extensão de cem mil anos luz, estes telescópios descobriram que as luzes que pensávamos serem estrelas na verdade são galáxias, bilhões delas, então nossa via láctea, uma galáxia que até vinte anos atrás teorizava que era quase todo o universo ficou bem pequenina diante da imensidão cósmica. O sistema solar é um pontinho bem diminuto dentro da nossa galáxia e nossa galáxia é insignificante diante das outros bilhões de galáxias. Caso saíssemos da terra uns poucos milhões de quilômetros, mesmo dentro da nossa galáxia, a terra sumiria por completo, seria quase impossível perceber sua existência.
A terra é uma "micro-nano" e ínfima partícula em relação a um pequeno espaço de nossa galáxia, um ano luz corresponde a velocidade da luz que se move a 300 mil quilômetros por segundo, e durante um ano, ela percorre 9,5 trilhões quilômetros, ou aproximadamente 1 ano-luz(al) A estrela mais próxima, Alpha Centauri, fica a 40 trilhões km de distância e se vivêssemos lá jamais veríamos a terra, maioria da estrelas que vemos a olho nu esta a 1.000 anos-luz (al). A terra tem 4,5 bilhões de anos e o universo 13 bilhões de anos. Calcule tudo isso e responda-me: Por quê um Deus se preocuparia com o destino de algo tão insignificante? Qual o motivo dele escolher entre trilhões, quaquilhões, quinquilhões, infinitos planetas existentes no universo? Por que haveria de escolher essa terra com seus seres que habitam a terra há apenas milhões de anos, estamos aqui apenas um minuto em relação às 24 horas de existência da terra, nascemos e morremos aos montes durantes esses milhões de anos, para que essas milhões e ou bilhões de almas para ele julgar condenar ou absolver essas almas? Haverá um Deus para cada mundo habitado por outros seres? Qual o tamanho de Deus? Quantos anos-luz ele tem? Como ele vive e pra que vive? O homem não sabe de nada diante do tudo, mas aqueles que crêem neste "Nano-Deus" pensam saber de tudo.
Diante dos fatos apresentados pelas pesquisas e estudos da ciência com provas irrefutáveis, merecemos fazer várias reflexões do que foi nos ensinado outrora, muitas ciências e também as religiões terão de se explicar melhor diante das evidências cientificas com as novas descobertas da astronomia, geologia, arqueologia, paleontologia que apresentam novos estudos que demonstram erros enormes nas explicações que eram dadas como verdades há poucos anos no passado remoto.
Deus, a criação da terra, do universo e tudo que nele existe é explicado de forma absurda pelas religiões e a história tem se enganado com muitos fatos históricos considerando os novos estudos e pesquisas.
É hora de revermos nossos conceitos e concepções de tudo o que existe, repassando para os livros didáticos os novos conhecimentos, levando-os as escolas para mudar a maneira de todos ver o mundo. Urge uma nova ordem intelectual, desmistificando tabus, mitos, estórias e invencionice criada ao longo dos milênios da existência do homem na terra.