domingo, setembro 25, 2011

BULLYING ENTRE PROFESSORES
Por William Pereira da Silva
Bullying é uma palavra inglesa que significa usar o poder ou força para intimidar, excluir, implicar, humilhar, não dar atenção, fazer pouco caso, e perseguir os outros.
De existir Bullying entre aluno  x  professor, professor x aluno todos sabem existir. E Bullying entre Professor x Professor existe?
Vou relatar casos de situações que aconteceram para analisarmos se existiu ou não Bullying nestes casos.
Caso A - Professor tenta formar equipe de Futsal feminino e suas alunas começam a faltarem nos treinamentos, ele reúne suas atletas e pergunta qual o motivo da evasão nos treinos já que ele não estava faltando, conseguiu horário no ginásio de esportes, bolas,  os treinos estavam acontecendo normalmente e tinha tudo para dar certo a equipe. Uma aluna diz: - Professor é o seguinte, até que nós queremos treinar futsal, mas "a professora de Handebol disse que o senhor não estava com nada, nunca foi campeão e só sabe tomar cachaça, nós estamos é perdendo tempo".
Caso B - Três professores estão numa reunião para dividir suas cargas horárias um deles exclama: - Na minha carga horária ninguém altere porque sou o mais velho e tenho direito em ter minha carga horária preservada! Uma das professoras levanta-se, inclina-se em direção ao professor e bem perto dele exclama: - Lugar de coisa velha é no museu e de velho no abrigo!
Caso C – Professor chega na escola e a Direção lhe comunica: - Professor umas amigas sua estiveram na direção e pegaram pesado como senhor, relataram que você não trabalha direito e faz tudo errado, "meteram a lenha sem dó".
Caso D – O colega solicita a outra professora: - Ei amiga me empresta a rede de voleibol para dar aulas de vôlei aos alunos do fundamental. A professora faz que não escuta. O professor em outra ocasião repete o pedido e novamente vem a negação com a alegação que só tem uma rede, é da modalidade de voleibol ( É da escola) e não pode emprestar. Com poucos dias o professor, a direção e um funcionário vêem somente os alunos, durante uma semana, treinando com outros alunos que não eram mais da escola com todo o material de voleibol sem a presença da professora. Seu colega de profissão não poderia utilizar da rede que era da escola, mas alunos da escola e de fora podiam.
Caso E – Os horários do ginásio de esportes eram utilizados para diversas modalidades e seus horários divididos entre os professores de cada modalidade. Um professor utilizava da 13h30min às 15h00min. As outras professoras uma entrava de 11h30min e saia de 13h30min  a outra entrava de 15h00 terminava às 17h30. Diversas vezes o professor chegava para seu treinamento e a professora que saia às 13h30min ficava na quadra como se não tivesse ninguém esperando, era preciso as alunas da outra turma insistirem e adentrarem na quadra para ter seu horário respeitado. A outra que chegava as 15;00h00min antes do término no treino do professor seus alunos invadiam o ginásio.
Caro leitor houve ou não o Bullying nestes casos. Reflita!
Esses casos retratam a realidade da falta de respeito que alguns profissionais da educação tem com seus colegas, caracterizando muitas vezes em assédio moral e por que não dizer Bullying.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial