terça-feira, novembro 07, 2006

PARADOXOS DA EDUCAÇÃO

PARADOXOS DA EDUCAÇÃO

William Pereira da Silva

O governo federal tem investido pesado na alfabetização dos brasileiros e tem conseguido pouco pelo tempo e recursos gastado nos programas de alfabetização em todo Brasil. Os motivos em não conseguir são vários e um deles me chama a atenção pelo paradoxo criado em que existem funcionários analfabetos trabalhando dentro das escolas, são funcionários públicos muito deles veteranos e passam despercebidos pelos órgãos governamentais.
Na campanha para diretores um dos itens do meu projeto era a inclusão dos funcionários analfabetos em aulas de alfabetização no próprio expediente onde todos participariam no inicio ou no final da jornada diária de trabalho com uma hora aula.
Não entendo o porquê de todos terem conhecimentos de tal disparate não realizando nenhum programa para alfabetização desses funcionários públicos. Infelizmente há comunidades escolares que além de não realizarem projetos beneficiando a população escolar não deixam pessoas interessadas implantarem suas idéias e projetos beneficiando a todos.
Certa vez li num jornal que NO BRASIL SE GASTA QUINHENTOS PARA O OUTRO NÃO GANHAR CEM e talvez seja isso que acontece em algumas escolas aonde pessoa desqualificadas chegam ao poder administrativo não tendo capacidades de realizar ações envolvendo a comunidade em geral impedindo outras pessoas agirem corretamente, talvez para não aparecer seus erros preferem errar ainda mais.
Os cadernos de fortalecimento dos Conselhos escolares alerta para todos trabalharem com os Indicadores da Qualidade na Educação através de pesquisas dentro da própria escola. Seriam aplicados questionários coletando dados desde os hábitos de vida da comunidade escolar até índices de aprendizagem, evasão, repetência, avaliações, comportamento, inclusão, semi-analfabetos, analfabetos, praticantes atividades esportivas e atividades físicas, segurança, alimentação, alunos por turma, recursos financeiros, população educacional enfim ter dados concretos para comparativos semestral ou anual para avaliações seguras de como anda o desenvolvimento da escola e corrigir erros passados.
Sem bússolas o navio perde o rumo e os dados coletados sobre os índices de qualidade é um norteador seguro para o caminho que a escola deve seguir. Só podemos corrigir deficiências se elas forem pesquisadas, estudadas, analisados, criticadas, debatidas e isto só entendem aqueles que têm a democracia nos seus atos. Quando todos tiverem direito a vez e voz às coisas mudam com certeza.
Segundo os cadernos de Fortalecimentos dos conselhos escolares Os Indicadores da Qualidade na Educação foram criados para ajudar a comunidade escolar na avaliação e na melhoria da qualidade da escola. Este é seu objetivo principal. Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade de acordo com seus próprios critérios e prioridades.
Com um bom conjunto de indicadores tem-se, de forma simples e acessível, um quadro de sinais que possibilita identificar o que vai bem e o que vai mal na escola, de forma que todos tomem conhecimentos e tenham condições de discutir e decidir as prioridades de ação para melhorá-lo.Vale lembrar que esta luta é de responsabilidade de toda a comunidade: pais, mães, professores,diretores, alunos, funcionários, conselheiros tutelares, de educação, dos direitos da criança,ONGs, órgãos públicos, universidades, enfim, toda pessoa ou instituição que se relaciona com a escola e se mobiliza por sua qualidade. Educação é um assunto de interesse público. Por isso, pretendemos que a aplicação deste instrumental envolva todos esses atores, inclusive as crianças das séries iniciais do ensino fundamental.
Outro paradoxo encontrado nas escolas é o desinteresse de alguns dirigentes que não lêem, não pesquisam, não debatem, não aceitam criticas, são verdadeiros NÃOS que atuam numa educação que precisa Urgentemente de administradores do SIM da democracia e da convivência harmoniosa.

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