quarta-feira, outubro 08, 2008

2009 O ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA

2009 O ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA


William Pereira da Silva



Proclamado pela ONU o ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA, o IYA2009, foi na sexagésima terceira assembléia da organização tendo o total apoio do Segundo Comitê da Assembléia Geral, aprovando a resolução submetida pela Itália, pátria de Galileu Galilei, sendo uma iniciativa da IAU e da UNESCO.


Para ter um entendimento maior da importância do evento e sua abrangência, foi criado um site que tem todas as informações e esclarecimentos para o público em geral. Segundo trechos do site o IYA2009 é uma colaboração global para fins pacíficos – a procura de nossas origens cósmicas, uma herança compartilhada por todos os cidadãos do planeta Terra. A ciência da Astronomia representa milênios de colaborações através das fronteiras: geográficas, idades e gêneros, raças e culturas, fornecendo uma base completa para a Carta de Princípios da ONU. Neste sentido, a Astronomia é um exemplo clássico de como a ciência pode contribuir para o aprofundamento da colaboração internacional.


O assim chamado Ponto de Contato Brasileiro, Augusto Damineli, explica: "A rede Brasileira do IYA 2009 oferecerá uma ampla lista de atividades já a partir de 2008, que pode ser vista em http://www.astronomia2009.org.br/. Entre nossos objetivos, ofereceremos a pelo menos 1 milhão de pessoas a oportunidade de ver o céu através de telescópios. Outro objetivo é o de difundir na sociedade uma mentalidade científica. Isto é essencial para os cidadãos agirem num mundo permeado pela tecnologia e carente de planejamento global de recursos".


A Astronomia é a mais antiga das ciências. O homem primitivo se interessou em observar os fenômenos que ocorriam à sua volta, bem como, tentar compreendê-los. Não só o deslocamento do Sol em relação ao horizonte, e sua relação com claridade e escuridão, e as fases da Lua, foram fenômenos notados pelos homens pré-históricos. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Para um aprofundamento melhor sobre a história da astronomia indico o site http://www.astromador.xpg.com.br/historia.htm onde veremos a Astronomia na Pré-história, A astronomia na Mesopotâmia, Astronomia Chinesa, Astronomia entre os Egípcios, Astronomia Grega, Os Astrônomos da antiga Grécia, A Astronomia na Idade Média, A Nova Astronomia e a Astronomia Moderna.


Não podemos deixar de citar grandes nomes que contribuíram para a evolução da Astronomia, Tales de Mileto (624-546 a.C.), Pitágoras (572-497 a.C) Aristóteles (384-322 a.C.), Heraclides de Pontus (388-315 a.C.), Aristarcos de Samus (310-230 a.C.), Eratóstenes de Cirere (276-194 a.C.),, Hiparco de Nicéia (160-125 a.C.),, Ptolomeu (87-150 d.C.), John Hollywood (1200 - 1256), Nicolau Cusano (1401 - 1464),, Nicolau Copérnico (1473 - 1543), Tycho Brahe (1546 - 1601), Johannes Kepler (1571 - 1630) Galileu Galilei (1564 - 1642), Sir Isaac Newton (1643 - 1727).


No início do século XX, a publicação da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein (1879-1955), produziu profundas modificações na Física e possibilitou novas descobertas sobre as leis fundamentais do Universo. Com a construção de potentes telescópios, foi possível verificar a existência de milhares de outras galáxias, e com a ajuda da Radioastronomia, os conhecimentos astronômicos aumentaram de forma muito rápida. Atualmente, inúmeras observações são realizadas não só nos muitos observatórios espalhados pelo mundo, mas também através das cento e doze sondas lançadas ao espaço.


"O céu é um espetáculo sem concorrência. É possível contemplar todas as maravilhas do nosso planeta, palmilhar os desertos, atravessar os oceanos e visitar todas as suas cidades; mas o Cosmo permanecerá sempre para ser descoberto. Nosso olhar pode alcançar distâncias inatingíveis pelos meios atuais de transportes. Através da nossa vista, mesmo sem nenhum auxílio, poderemos atingir distâncias incríveis, bem como comtemplar paisagens cada vez mais grandiosas. Por outro lado, à medida que nosso olhar se torna mais penetrante, por meio de sensores que aumentam o poder de alcançe de nossos sentidos, maior será a diversidade que irá nos surpreender. Por esses e outros motivos, além da mística que envolve o Cosmo, como algo infinito que escapa à percepção e ultrapassa o entendimento humano, a Astronomia conseguiu permanecer, ao longo dos tempos, como uma das mais estimulantes atividades humanas". Ronaldo Rogério de Freitas Mourão








Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial