sábado, maio 23, 2009

O XADREZ DO DIA A DIA

O XADREZ DO DIA A DIA


William Pereira da Silva


Muitos alunos, professores e diretores tem procurado orientação para implantar o xadrez nas suas escolas, alguns solicitam informações para compra de material, como funciona o clube de xadrez Pensart e outros assuntos.


Irei neste espaço relatar, descrever como atuo na minha realidade desde o início das atividades do CXPENSART e como desenvolvo a pratica enxadrística durante o ano letivo.


O ponto de partida para a implantação do xadrez na escola é o espaço e o material. Numa sala colocamos cadeiras e mesas, a quantidade é de acordo com o número de alunos que pretende atender, adquirimos o material de xadrez, peças e tabuleiros, organizamos o ambiente para receber os alunos. As peças e o tabuleiro de xadrez podem ser comprados em lojas de material esportivo ou na internet (todas as peças do cxpensart foram compradas na internet e os tabuleiros confeccionados em serigrafia da cidade). Existem diversas maneiras de confeccionar e adquirir os conjuntos de peças e tabuleiros. Tudo organizado, realizar uma grande divulgação nas salas de aula e na comunidade escolar (Elaborei um projeto e apresentei a toda comunidade).


As atividades do xadrez podem ser apresentadas e aplicadas apenas como lazer, passatempo e diversão depois com um trabalho mais sério tornando atividade extra-classe, modalidade esportiva e ferramenta pedagógica, inclusive muitas escolas colocaram o xadrez como disciplina na grade curricular. A aceitação é de acordo com a visão de cada aluno, uns aceitam com naturalidade outros com dificuldades, alguns encara logo como algo sério e querem imediatamente partir para competições.


Evidentemente quem vai organizar, coordenar, ensinar, desenvolver, aplicar o xadrez tem por obrigação de conhecer os fundamentos básicos, trazer algum enxadrista para arbitrar os torneios e campeonatos que acontecerão no futuro.


Os professores de Educação Física devem tratar o xadrez como modalidade esportiva, muito se assemelha as outras modalidades com suas regras, sistemas de competições, métodos de treinamento, da mesma forma que se organiza um campeonato de basquete, futsal, voleibol, podemos organizar um de xadrez, existe muita semelhança.


Disponho o material de xadrez em cima de uma mesa depois de abrir a sala, fico esperando a chegada dos alunos que aos poucos vem adentrando, solicitam as peças e o tabuleiro, em seguida vão para as mesas jogar. Quando existe um grupo de iniciantes convido a todos para uma aula básica e oportunizo momentos para eles jogarem suas primeiras partidas, é neste instante que existem muitas dúvidas e devemos dar uma atenção especial para que eles tenham uma noção geral do jogo. Sempre anunciar que deverão ter mais aulas para chegar a jogar plenamente o xadrez e poder participar de torneios e campeonatos. Com sorte geralmente aparecem alunos que já praticam o jogo e facilitam a aprendizagem dos novatos, uns ensinam aos outros acontecendo uma educação em comunhão, somente a partir da competição eles tornam-se adversários. Esse é o dia-a-dia de uma sala de xadrez em que temos de manter a ordem e a disciplina como em qualquer sala de aula de outras disciplinas para o bom andamento do ensino-aprendizagem. Introduzo também atividades do jogo de dama, dominó, sudoku, banco imobiliário e outros jogos de salão para os alunos que não se adaptam as atividades do jogo de xadrez e proporcionar aos enxadristas opções de outros jogos para seus momentos de descontração.


Algumas dicas são importantes e devem servir de regras obrigatórias para um bom funcionamento da sala e conservação do material. Não devemos emprestar o material a ninguém, a não ser que crie um banco de empréstimo com o cadastramento das pessoas nos moldes de um a biblioteca, é constante a perda de material em empréstimo, sempre solicitar para deixarem o tabuleiro arrumado com as peças em cima da mesa, quem dever guardar todo material é o responsável pela sala que deve ser o último a sair antes de conferir todos os objetos que foram utilizados fazendo uma vistoria final antes de fechar a sala. Formar um grupo para dirigir e coordenar as atividades. Constantemente promover torneios e campeonatos como também atividades extras com novidades e atualidades. O restante vai aprendendo no cotidiano juntamente com os xadrezistas e os alunos principiantes.


A internet é a maior fonte de pesquisa existente para quem pretende promover o xadrez, vou repassar alguns site que estão diretamente relacionados ao xadrez escolar e compra de material, vale salientar que existem milhares de sites e blogs relacionados ao jogo de xadrez.


http://www.clubedexadrez.com.br,


www.xadrezmagistral.com.br


www.revistaxadrez.com.br,


http://cxpensart.blogspot.com.











Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial