segunda-feira, maio 24, 2010

MARGINAIS NAS ESCOLAS

MARGINAIS NAS ESCOLAS

William pereira da Silva

Aluno de 15 anos de idade tira a chave do automóvel da bolsa da professora e rouba o carro de marca Gol da mesma. Houve perseguição da polícia com o menor dirigindo e empreendendo fuga pelas ruas da cidade, até que deixa o carro e foge. A professora sendo entrevistado na televisão conta o ocorrido e acrescenta que já foi ameaçada por um outro aluno que tirou nota abaixo da média e a ameaçou de morte. Como resultado ela declara que vai deixar a profissão, sendo também este pensamento de muitos professores por este país afora, e que, ainda se mantém em sala de aula por falta de opção de outra atividade remuneratória.
Caso não haja uma ação efetiva da coletividade para inibir o ingresso de marginais nas escolas a debandada de professores irão somente aumentar, além dos que já estão em tratamento de saúde e afastados das suas funções por maus tratos.
Pesquiso em jornais e na internet e vejo o alarmante índice e casos de violência contra o professor, é assustador mesmo. Facadas, tiros, ameaças, assedio moral, desrespeito e tantos outros fatos indecorosos acontecem com freqüência nas escolas contra os professores. Pior ainda é que temos de aceitar uma carga de trabalho pesada, cumprir horários pré-estabelecidos, acatar decisões das direções, supervisões e coordenações antes de podermos tomar uma decisão autônoma em detrimento da violência que nos atinge. Temos de agir como cordeirinhos, demonstrar paciência, usar da ética, obedecer às leis e normas impostas pelo sistema educacional, tratar os alunos como pessoas carentes que devem ser bem tratadas. Enquanto isso o que esta em jogo é nossa integridade física, nossa própria vida. Estamos a mercê de um sistema educacional que não seleciona mais seus alunos, sua clientela, qualquer um, seja ele quem for, pode se matricular numa escola pública, não existe nenhum critério, nenhuma exigência em saber quem esta vindo se matricular, se marginal, assassino, psicopata, ladrão, latrocida, não há nada que impeça dos bandidos ingressarem numa escola.
Aconteça de um professor agredir, falar mal, debochar, atentar contra um aluno o peso das leis e da justiça está pronto para agir contra ele, imediatamente a punição aparece, o professor infrator será severamente punido, toda a comunidade logo trata de desqualificá-lo, reprovar suas ações violentas enquanto que o aluno mesmo violento, ameaçador é tratado como vítima.
É hora de entender que escola não é reformatório, não somos preparados para lidar com marginais ou delinqüentes juvenis, nossa formação é para tratar com pessoas normais, pessoas que se matriculem e saibam que a escola tem leis e normas para serem obedecidas, professor ser respeitado, cumprimento de horários, estudar, pesquisar, ser instruído, que existe toda uma estrutura voltada para sua formação de cidadão.
Lugar de bandido é na cadeia e delinqüente juvenil nas instituições especializadas, escola é para quem quer aprender e ser disciplinado. Temos de adotar critérios no ingresso de alunos nas escolas, professor não é obrigado a aceitarem marginais dentro de salas de aulas.
Democracia e respeito é uma coisa, aceitação e submissão são outra.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial