sexta-feira, novembro 06, 2009

COMPUTADOR, INTERNET, SITES E BLOGS.

COMPUTADOR, INTERNET, SITES E BLOGS.
William Pereira da Silva

A internet no Brasil surgiu em meados dos anos noventa, antes era impossível falar com outras pessoas em qualquer parte do mundo em tempo real, a não ser pelo telefone, isso trouxe enorme modificações nos meios de comunicação, na maneira de agir de muitos, no aumento das possibilidades de interagir com o mundo e com os outros. A internet trouxe também infinidades de informações em todos os níveis, sejam eles educacionais, comerciais, científicos, isto é, uma gama infindável de conhecimentos.
Ainda percebo um acanhamento de muitos educadores em relação à informática, as causas são desconhecidas da minha observação, entretanto, quase em todas as escolas já encontramos computadores com internet e equipamentos como impressoras, scanner, DVDS e tantos outros recursos utilizados na multimídia.
Desde o ano de 2003 que estou ligado na informática em nível de pesquisas, utilização de blogs, sites e afins para desenvolver minhas atividades de professor, especificamente do jogo de xadrez, onde encontro um campo vasto para adquirir conhecimentos sobre o assunto e expor minhas ações no meio educacional e profissional. Mantenho atualizados vários blogs; Revista Virtual RVPWP2009 (http://professorwilliampereira.blogspot.com), Clube de Xadrez Pensart (http://cxpensart.blogspot.com/), Textuário Professor William Pereira (http://textuariowpereira.blogspot.com/), ainda faço parte do TWITTER, IRRELIGIOSOS, RECANTO DAS LETRAS, CLUBE DE AUTORES, ORKUT... Mantenho caixas de e-mail’s do Yahoo, Hotmail, Gmail, interagindo com todo o Brasil e o mundo.
Conheço poucos professores que estão interagindo via internet expondo seus trabalhos, realizando pesquisas, utilizando o computador como ferramenta didático-pedagogica. Ainda existe aquele velho tabu infantil que “é difícil”, “tenho medo”, negando-se a possuir um meio de melhorar seu desempenho profissional. Outro grave problema é que o Governo investe pesado em dotar as escolas de computadores e material diversos, porém não existe a manutenção adequada para esses equipamentos, existem escolas com sala de informática com boas máquinas, mas por falta de manutenção e apoio técnico funcionam precariamente ou não funcionam, ocasionando prejuízos enormes para o setor. Os cursos oferecidos aos professores não são bem aproveitado pelos mesmos.
O computador juntamente com a internet é o meio de comunicação e pesquisa mais poderoso que conheço, sugiro para todos os educadores fazer um esforço maior para ampliar ainda mais estas ferramentas no meio educacional, senão ficaremos atrás em conhecimentos de muitos alunos que com sete, oito, nove anos de idade já dominam esse meio de buscar conhecimento e entretenimento.
O Governo Federal lançou o programa computador portátil para professores, acessando estes sites encontrará todas as informações necessárias; http://www.computadorparaprofessores.gov.br/ ou ainda no CorreiosNet Shopping (http://shopping.correios.com.br/wbm/store/script/store.aspx?cd_company=Tf04htqbUs0=). O atendimento está disponível nas agências dos Correios que operam com o Banco Postal e nas agências dos Bancos Credenciados do projeto: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal . A entrega do computador portátil é realizada em todo o território nacional.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial