sábado, agosto 22, 2009

..SE EU FOSSE O DIRETOR

...SE EU FOSSE O DIRETOR

William Pereira da Silva

 

Estava relutando em escrever este texto desmotivado diante da realidade existente nas escolas com o fracasso da gestão democrática, que de democrática não tem nada, rara as exceções. Quando li o escrito da pedagoga Fátima Feitosa "REFLETINDO SOBRE GESTÃO", onde ela relata clara e objetivamente a real e cruel face do que acontece nos intra-muros e nos bastidores das escolas, resolvi expor como penso em relação a gerir um estabelecimento educacional no setor público.

Estou completando trinta anos como professor, vinte e sete na rede publica estadual, especificamente na Escola Estadual Jerônimo Rosado, com experiência suficiente para respaldar minhas  pretensões de um dia ser um gestor de escola que, por enquanto, ficará no campo das idéias e sugestões.

Estamos nos aproximando de mais uma etapa para as eleições de direção das escolas públicas Estadual de Mossoró que vem com um fator novo, estão querendo ampliar o período de permanência dos diretores eleitos, no que sou totalmente contra, imaginem ser eleito um incompetente, irresponsável, um politiqueiro de plantão, sendo o que mais tem nas direções, afirmo sem medo, como também sei dos que merecem aplausos por desenvolver uma boa gestão, são em minoria, mas existem e merecem parabéns por enfrentar uma realidade tão adversa lutam por uma educação de qualidade.

Na minha concepção um bom gestor é o primeiro a chegar  e o último a sair da escola, ter formado uma boa equipe para auxiliar assessorando-o na sua administração, teriam de serem escolhidos por suas competências demonstradas ao logo da sua atuação escolar, nunca por amizade ou afinidades políticas. Respeitar as leis e norma imposta pelas instituições que regem o setor, entretanto conscientizando a comunidade escolar a lutar pelos seus direitos, agir com autonomia e determinação. Consolidar o conselho escolar, grêmio estudantil, incentivar a criação da associação de pais e mestres, trazer a comunidade do bairro para dentro da escola com cursos de acordo com os recursos oferecidos pela escola. Promover a arte a cultura e o lazer, ter as atividades esportivas como prioridades juntamente com a valorização da educação física, oferecer musica, teatro, artes marciais, academias de ginástica, filmes, clube de jogos de salão, envolver toda a escola com as atividades do jogo de xadrez como poderosa ferramenta pedagógica objetivando a promoção social da escola projetando-a como uma instituição grandiosa. A criação de uma COMISSÃO DE DISCIPLINA - COD, que será formada por cinco ou seis professores e funcionários (Pessoas que tenham compromisso com a educação e a escola). Formada a comissão que se denominará COD, fazer reunião para armar estratégias diferentes das utilizadas até hoje. Trazer instituições que lidam com leis como a OAB, que oferece para dar palestras, instituições que lidam com o estatuto da criança e do Adolescente, A igreja tanto católica como protestante, espírita e outras para realizar seminário, simpósio. Colocar a promotoria para atuar nos casos mais graves e realizar audiências públicas com a comunidade escolar. Criar e utilizar os diversos meios de comunicação que existem numa escola como murais, rádios comunicadores, extensão de telefones, recados por funcionários, envio de cópias de ofícios para cada setor, jornais internos, folhas informativas, cartazes, panfletos, computadores e afins criando uma comunidade bem informada. e critica. A segurança deverá ser uma prioridade juntamente com a prestação de contas de forma clara e explicita em murais e jornais. O Almoxarifado será em local visível com controle de entrada e saída de material e divulgado toda a movimentação semestralmente (Esquisito que atualmente nas escolas ou não existe ou é escondido de todos, nunca demonstram seu estoque e como é distribuído)

O Espaço aqui não é suficiente para demonstra toda uma ação para uma gestão de qualidade.

Concluo com sugestões para a escola em que atuo como proposta para a próxima eleição para a direção:

Que tenhamos uma escola que funcione normalmente dentro dos padrões mínimos de respeito e solidariedade, dando oportunidades a todos de expandir seus conhecimentos, projetos e idéias, colocando disciplina em todos os segmentos para cumprir o que determina as leis que regem a educação e a escola.Uma escola que tenha seus horários definidos e todos cumpram. Toda a equipe administrativa atue com freqüência e eficiência. Os recursos financeiros sejam aplicados corretamente e divulgados a toda comunidade. Todos os segmentos sejam ouvidos e dados o mínimo de recursos para funcionarem satisfatoriamente. Almoxarifado organizado funcionando dentro dos padrões técnicos exigidos. Biblioteca ampla, aumentado seu acervo juntamente como o espaço aumentado e pessoas qualificadas atuando no setor.. Laboratórios funcionando normalmente. Escola limpa. Investimento maciço na cultura e nas artes em geral. Ampliação das atividades físicas e esportivas. Restauração do parque de atletismo. Restauração completa da estrutura da escola e do ginásio de esportes. Reforma nos acessos externo e internos com Eucatex e grades de ferro. Extinguir de vez os ARRIVISTAS banindo este mal do meio da comunidade. Ampliar a participação da comunidade em geral. Priorizar  todos os segmentos da escola incentivando-os a valorizarem seu ambiente de trabalho atuando em paz e harmonia.

 

 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial