terça-feira, novembro 07, 2006

POR ONDE ANDA?

POR ONDE ANDA?


William Pereira da Silva

Ando procurando e quase não a encontro, uns diz faz tempo que não vêem, outros confundem seus conceitos e sua aplicação. Alguns riem dela, debocham e às vezes dizem até não existir, mas ela deveria estar presente todos os dias na nossa vida, principalmente no meio escolar que tanto necessita dela para por ordem nas ações colocando o respeito e o profissionalismo no seu devido lugar.
Refiro-me A ÉTICA tão esquecida, abandonada, desprezada e inutilizada, porem a maioria dos educadores já estudaram e sabem para que ela serve, sua importância e necessidade de inseri-la em nosso trabalho.
A ÉTICA (palavra originada diretamente do latim ethica, e indiretamente do grego ηθική, ethiké) é um ramo da filosofia, e um sub-ramo da axiologia, que estuda a natureza do que consideramos adequado e moralmente correto. Pode-se afirmar também que Ética é, portanto, uma Doutrina Filosófica que tem por objeto a Moral no tempo e no espaço, sendo o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana.
Como Doutrina Filosófica, a Ética é essencialmente especulativa e, a não ser quanto ao seu método analítico, ela jamais será normativa, característica esta, exclusiva do seu objeto de estudo, a Moral. Portanto, a Ética mostra o que era moralmente aceito na Grécia Antiga possibilitando uma comparação com o que é moralmente aceito hoje, indicando através da comparação, mudanças no comportamento humano e nas regras sociais e suas conseqüências, podendo daí, detectar problemas e/ou indicar caminhos.
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Moral e da Ética.
Como educadores temos a obrigação de sempre analisar e questionar o “Como devo agir perante os outros”, queiramos ou não estamos servindo de espelho para muitos alunos e a comunidade em geral, além de repassar conteudos estamos constantemente sendo julgados pelo nosso comportamento, evidentemente como IMITADORES NATOS os seres humanos aprendemos imitando uns aos outros, somos imitados por nossos alunos, eles tem na figura do professor uma referencia para seu futuro.
Constantemente deparamo-nos com situações que ferem qualquer senso de ética no nosso convivio diário. Passamos a ver uma grande parcela de educadores com o intuito de “Sempre levar vantagem em tudo” mesmo que para isso a moral, o respeito, o profissionalismo seja jogado na lata do lixo. Lamentavelmente isso ocorre numa frequencia acentuada deixando marcas profundas nas relações profissionais e na concepçao dos alunos ver o mundo, a ordem transmitida por essas pessoas é “PARA MIM TUDO, OS OUTROS DANEM-SE”, recebendo o salário todo mês estão satisfeitos, a escola, os alunos, a aprendizagem, a educação que se vire.
Não ha boa educação sem disciplina, ordem, respeito, compromisso, assiduidade, presença, estudo, pesquisa, pontualidade, senso comum, profissionalismo, companheirismo e responsabilidade com todos.
Algumas situações chegam ao ridiculo e a insensatez quando alguns colegas ou dirigentes agem com incoerência desrespeitando a ética e o senso comum. É de conhecimento de muitos que alguns profissionais da educação tem apadrinhamento politico (Já deveria ter sido banido da educação tal pratica). Utilizando deste artificio muitos não comparecem na escola para cumprir seu dever e sua obrigação com o estado, já que ganha para isso, outros tem acumulos de cargos e trabalham em cinco ou seis escolas sendo eficiente na rede privada, são excenlentes profissionais, mas quando se trata de desenvolver suas funções no setor publico aparece sua incompetencioa e irresponsabilidade no cumprimento de sua obrigação faltando com a ética, uns até representam Conselhos de classe (sic) dando mau exemplo para a categoria, porque além de faltar com respeito ao seu emprego sendo conselheiro não cumpre com as determinações ética que o conselho exige.
Numa reunião de conselho escolar um professor fez uma denuncia explicando que seus colegas não cumprem sua carga horária na escola, ausentando-se de reuniões pedagogicas, aulas, eventos internos etc., imediatamente foi chamado a atenção por outro membro pedindo ética profissional por estar “entregando os colegas de profissão”. Geralmente as pessoas confundem pensando que denunciar funcionários relapso é falta de ética e profissionalismo, é dever e obrigação exigir que todos cumpram suas atribuições. Enquanto uns são exigidos e por uma simples falta são masssacrados, outros não exercem seu papel de professor, são meros funcionários a prenncher o rol da escola ganhando seu dinheiro sem fazer nada, esses sim não tem respeito, ética e moral para reclamar ou denunciar falha de ninguém.
Quando deixamos a educação evoluir livremente sem a intervenção nas suas falhas em qualquer sentido, estamos sendo omissos esquecendo a ética e a moral que aprendemos nas Universidades.
O OBJETIVO DESTE TEXTO FOI REFLETIR SOBRE A EXIGÊNCIA ÉTICA DA EDUCAÇÃO, PENSANDO SOBRE A QUESTÃO DE COMO A ESCOLA PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DE SEUS MEMBROS EM NOSSA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, PAUTANDO-SE NOS PRINCÍPIOS DE CIDADANIA, DEMOCRACIA, JUSTIÇA, SOLIDARIEDADE E AUTONOMIA, VISANDO CONTRIBUIR PARA A EFETIVAÇÃO DE UMA ESCOLA REPUBLICANA E DEMOCRÁTICA.

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