terça-feira, novembro 07, 2006

A FAZENDA UNIVERSAL

A FAZENDA UNIVERSAL
William Pereira da Silva
A procura de entender o que vivemos quem somos tudo isso que vemos e sentimos geram em nossos pensamentos teorias das mais diversas.
Vendo o universo em fotos feitas pelo telescópio Hubble, o telescópio espacial Spitzer da Nasa, o telescópio Gemini Norte, nossa imaginação fica pequena diante da grandeza do Universo (Se é que tem grandeza), torna-se inimaginável conceber este universo dentro dos conhecimentos humanos. È algo de extraordinário, fantástico. São milhões de galáxias, estrelas, planetas e elementos jamais imaginados pela mente humana. O desconhecido aponta a nossa frente. Tudo o que pensamos sobre o universo passa a ser quase nada em termos de conhecimento do que realmente existe por lá. Buracos Negros, estrelas em duplicidade fazendo evoluções num vai e vem constante, nebulosas criando novas estrelas, galáxias se aproximam e afastam-se uma das outras. Grupos de galáxias viajam pelo Universo. Quasares, pulsares. Explosões de estrelas, explosões no encontro de galáxias gerando energias gigantescas, absurdas. Energias, elementos e matérias jamais imaginadas, não se têm a mínima noção do que são tais “coisas”.
Matéria, anti-materia, matéria escura, anti-partícula, espuma cósmicas, bóson, quark,, universo aberto, universo fechado, big bang, tudo não passa de adjetivos e mais adjetivos para o incompreensível. Procuramos acomodar em nossa mentes aquilo que vemos. É fácil dizer; olhe, ali esta a Lua, as estrelas, o céu, mas realmente o que é isso, como se formou, para que esta ali.
Nossa inteligência fica perturbada diante do todo. O Deus descrito na Bíblia fica pequeno diante do que esta por vir com as novas descobertas do infinito universo, do cosmo.
A terra não é absolutamente nada diante do universo incomensurável, o universo não precisa de nós, somos praticamente imperceptíveis, minúsculo, insignificantes, poeira cósmica.
Fica difícil acreditar que um DEUS criou o céu e a terra para satisfazer somente um desejo de criação e reserva um lugarzinho no universo chamado céu para nós. Como seria este céu? O que ficaríamos fazendo lá toda a eternidade? Louvando a Deus, comendo pão e mel, tornaríamos luz, energia? Seria um lugar onde esses espíritos energéticos ficariam circundando este DEUS? O céu seria todo o cosmo onde poderíamos por toda a eternidade viajar livremente para todos os lugares infiltrando-se em tudo quanto é matéria ou não matéria? Livres para vagar sem fim junto com as galáxias, as poeiras cósmica, as energias existentes no universo, podendo transforma-se em outros tipos de energias, formas, outras dimensões ou na pequenez de reproduzirmos numa versão melhor a terra lá no céu que Deus criou. O que Deus quer de nós? Somente a ética e a moralidade para vivermos como animais diferenciados dos outros com leis e normas para podermos ter uma convivência pacificas e harmoniosa enquanto chega à morte corporal? Por que estamos numa situação tão calamitosa e sofrida dentro de um universo tão rico e vasto de mundos e formas de vidas diversas. Vidas diversas no sentido de a energia em qualquer de suas formas e essência sejam vidas, matéria conhecida ou não. Tudo que move é energia, o universo é móvel. Tudo é energia.
Penso DEUS o próprio cosmo, universo, o todo, o tudo relacionando entre si, o ínfimo com o incomensurável. As galáxias, poeiras cósmicas, estrelas, planetas, matéria, não matéria, bóson, prótons, nêutrons, partículas, anti-partículas, satélites, cometas, todas as forças da natureza na terra, todos os elementos, o homem, o inseto, o átomo, tudo é DEUS. Estamos interligados de uma forma ou de outra com o cosmo, o universo. O ínfimo com o infinito grandioso. Tudo tem uma ligação em si.
Pensamos nas coisas grandiosas e infinitas, mas se tudo for bem analisado tudo vem do pequeno para o grande e do grande para o pequeno, do ínfimo para o universo e do universo para o ínfimo. De uma poeira cósmica onde nada existe forma a energia, a luz, as explosões, as estrelas e os planetas e seus minúsculos seres e depois de separados volta-se a unir-se para uma nova explosão numa situação de expande e encolhe, do grande para o pequeno e do pequeno para o grande. Tudo esta ligado de uma forma ou de outra. Uma galáxia a bilhões de anos luz tem a ver com nossa galáxia, tudo partiu de um ponto. O cosmo é um só. Se existir outros universos também fizeram parte desse em que vivemos em algum momento. Dimensões opostas formando uma só dimensão.

Pode-se imaginar a criação da terra da mesma forma como foi criado o universo. Leis cósmicas determinantes e imutáveis gerando o paradoxal caos perfeito. Tudo é perfeito e matematicamente milimetrado e dentro disso tudo o caos e a ordem seguindo junto.
A terra apareceu da evolução do universo, das explosões das estrelas isto é, do caos e depois de anos luz conseguiu ficar na ordem da gravidade do sol em harmonia para desenvolver tudo que nela existe. Não há interferência de DEUS em nada, tudo evoluiu dentro das leis universais de caos e ordem, ordem e caos, dentro do próprio DEUS que é o tudo que existe.
A terra obedecendo às leis universais segue sua evolução até o dia da sua involução, da sua morte, de volta ao caos. Talvez quando a via Láctea encontrar-se com outra galáxia gerando o encontro das energias, acontecendo à gigantesca explosão ou quem sabe um simples pedaço de pedra cósmica chocando com a terra.
Nesta harmonia encontrada aconteceu no caos os elementos necessários à vida que evoluiu lentamente sem a interferência de nada, tudo na perfeita ordem do caos.
Evoluímos e chegamos onde estamos como seres vivos que formaremos outros seres vivos e junto com a terra evoluindo até o estagio final para voltar ao caos novamente .Por que e para quê talvez não haja resposta.
Temos de estar e viver, quem sabe existir dentro de nós um espírito para continuar evoluindo e seguindo junto ao universo na expansão, na manutenção de DEUS, já que somos matéria de DEUS, estamos dentro para fazer parte do universo e como espírito é a forma de evoluirmos juntos. Quem sabe? Pode ser. talvez.
Seria uma tremenda injustiça existir um Deus criador da terra e nela colocar seres para obedecer a leis mutáveis de acordo com intenção desse Deus. Escolher um local e um povo para ditar as normas e maneiras de viver da humanidade. Prefiro crer que tudo evolui dentro do caos e ordem, onde todos estão sujeitos às mesmas leis. Seria muito cruel da parte de um Deus deixar um ser morrer a mingua enquanto deixa outro viver na soberba. Cura uma criatura do câncer e a outro o câncer corroi seu corpo. Um sofre e outro sorri. Guerras, fome, pestes, terremotos, maremotos, calamidades, extermínios, pandemias. Deixa tudo acontecer e fica no céu escolhendo o momento certo para mandar alguém na terra para controlar o caos, possivelmente um filho seu, depois de milhões de anos de existência da terra.
Teria esse Deus a terra como uma fazenda? Onde seu rebanho será bem tratado se obedecer a suas ordens, seus desejos. Prefiro ver a terra como uma fazenda que o universo criou e segue as leis universais da evolução não deixando nada ou ninguém interferir, é a lei universal e pronto. Tudo segue dentro de uma justiça e livre arbítrio onde o homem tem de lutar contra a natureza adaptando-se a ela de acordo com as circunstâncias que ela cria. Todos estão sujeitos às mesmas leis. O caos e a ordem, a ordem e o caos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial