terça-feira, novembro 07, 2006

A QUEDA DE UM GIGANTE

A QUEDA DE UM GIGANTE
Por William Pereira da Silva

Gostaria de escrever sobre uma escola que tem um auditório escola para mais de duzentas pessoas, climatizado, cadeira com estofados, banheiros, camarins, estacionamento, bilheteria, birôs e cadeiras, um ginásio de esporte polivalente com arquibancadas e vestuário para masculino e feminino com banheiros para mais de seis pessoas cada um, três laboratórios, um de física, um de química e um de biologia, todos bem equipados, uma cantina com espaços para mesas e cadeiras para mais de quarenta pessoas, uma praça interna com bancos, jardins, uma quadra de voleibol de areia, uma sala de tv escola(climatizada), um laboratório de informática que ocupa quatro salas para mais de trinta pessoas, o NTE 03(climatizado), uma sala de informática com computador e impressora(climatizada), uma sala de ginástica com espelho e barras, uma cozinha bem equipada com fogões e panelas, uma sala da merenda escolar com geladeiras e freezer, uma sala de professores, uma secretaria, uma sala de supervisão, um clube de xadrez, vinte e duas salas de aulas amplas bem iluminadas, ventiladas com quadro, birôs, carteiras suficientes para quarenta alunos, (880 alunos por turno, funcionando os três turnos; matutino, vespertino e noturno totalizando 2.640 alunos) uma sala de arquivo, uma biblioteca, uma sala de direção (climatizada), uma sala de setor pessoal, uma sala do departamento de educação física, uma sala para tesouraria (climatizada), um almoxarifado, um bebedouro, duas áreas para estacionamento para mais de vinte carros, cinco portões de acesso, grande espaço em área coberta para livre movimentação de alunos, uma sala do grêmio estudantil, uma sala de arquivo morto, seis sanitários coletivos cada um para mais de cinco pessoas, dentro de duas salas de aulas uma sala extra para guardar material didático, uma sala de mecanografia. Uma área ampla a descoberto no pavimento superior para atividades diversas. Esta escola ocupa todo um quarteirão de um bairro nobre de muito valor imobiliário e tem uma área coberta enorme com uma fachada arquitetônica belíssima mesmo tendo sido construída na década de cinqüenta e equipes de corpo docente e discente que faz funcionar tudo em sua plenitude
. Quem leu o parágrafo anterior irá pensar que esta escola é no exterior, alguma escola européia ou dos Estados Unidos. Tudo que foi apresentado é na ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO, situada na Rua Ferreira Itajubá, S/N, Bairro Santo Antonio, Mossoró, RN, porém no início da década de Noventa.
Hoje assistimos a decadência desse gigante da Educação do Rio Grande do Norte, praticamente está sucateada, diversas salas abandonadas, vários setores desativados, ginásio de esporte interditado com o piso e o teto comprometido toda sua estrutura, quadra de voleibol de areia abandonada, o três laboratórios o de física, química e biologia desativados, de dois laboratórios o material sumiu, Auditório escola apresentando problemas nos ar-condicionado e na iluminação, almoxarifado não existe, sala de mecanografia desativada, biblioteca desatualizada e acervo mínimo, parte do local para estacionamento colocaram piçarra e o mato invadiu impossibilitando carros, motos e bicicletas de transitar, árvores sem podas e o mato tomou de conta das áreas ao redor do prédio, salas de aulas com portas todas deterioradas, paredes sujas, riscadas, enfim parece que estamos caminhando para o caos, para o fechamento total da escola. Mas o mais impressionante não é isto que está acontecendo e sim o desanimo, a apatia, a descrença, o descaso, a omissão, a incompetência, a insensatez e a incoerência dos que fazem o corpo administrativo e funcional da Escola Estadual Jerônimo Rosado, todos viraram as costas para a realidade de dificuldades que enfrentamos, raros são aqueles que resolveram enfrentar a situação, tentam mudar esta realidade e são tratados com desdém por todos que não acreditam numa mudança no quadro caótico existente. Sabemos que as soluções para todos esses problemas existem e é possível reverter o quadro, torna-se necessário o envolvimento de diretores, supervisores, coordenadores, professores, funcionários e alunos, unidos lutar de todas as maneiras utilizando a imprensa, a promotoria, a OAB, Igrejas, Maçonarias, Conselhos tutelares da criança e do adolescente, ONG'S, Sindicatos, denunciando e exigindo do Governo do Estado providências urgentes para adquirir recursos, aplicar, e fiscalizar sua utilização nos estabelecimento de ensino.
A decadência da escola pública não é de hoje, é um fenômeno nacional ocasionado pelos descasos dos poderes públicos constituídos e também pelo grande mal que assola a nossa sociedade que é a corrupção. Dentro do contexto das escolas do Rio Grande do Norte, e evidentemente Mossoró a corrupção também existe, o pior disto tudo é a corrupção legalizada, à vista de todos e aceita como fator social normal. Um político influente aliado do governo, irresponsavelmente indica diretores para as escolas públicas estadual sem o mínimo preparo técnico-administrativo, com poderes para dirigir a escola a seu modo, sem um sentido de comunidade, não respeita a Lei de Diretrizes e Bases - LDB, e muitas das vezes irresponsável, incompetente e desonesto, acabando o trabalho de outros diretores competentes que não ficam na escola por não ser do esquema do governo em voga, do deputado que indica os diretores.
Podemos e devemos barrar toda esta canalhice que é feita na educação utilizando a Lei de Diretrizes e Bases que induz a autonomia das escolas( Uma grande oportunidade de tirar as escolas das mãos deste políticos conservadores e coronelistas), Parâmetro Curriculares Nacional, atuando dentro dos CONSELHOS ESCOLARES que o governo federal esta incentivando, denunciando nas promotorias de justiça, convocar o SINTE para atuar com mais seriedade e intensidade dentro das escolas ajudando a acabar com a corrupção desenfreada existente.
Não devemos deixar nos abater pelos terríveis obstáculos que encontramos pela frente. Não devemos desistir de lutar. Quantas vezes desistimos de lutar por enfrentar minúsculos problemas e não conquistamos nada?
"TODAS AS COISAS SÃO POSSÍVEIS, QUANDO SUSTENTADAS POR SONHOS E VALORES CONSISTENTES".

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