terça-feira, novembro 07, 2006

Gestão democrática - as sementes germinam

Gestão democrática - as sementes germinam
William Pereira da Silva - Professor
Fruto de uma luta de classe que desencadeou na LDB, a gestão democrática foi implantada nas escolas publicas estaduais de Mossoró e já mostra seus primeiros pontos positivos em algumas escolas.Em pouco tempo pôde ser feito um comparativo em relação às gestões anteriores, nas quais muitas vezes os diretores não tinham vínculo algum com a educação como também nenhum compromisso com as escolas. Sentimos agora mais responsabilidade dos gestores atuais que têm um compromisso direto com a sua comunidade escolar, devendo, em tese, ser mais exigido pelos conselhos escolares e a comunidade em geral.Visitando algumas escolas senti a diferença desde a entrada, na qual encontrei um porteiro (a) controlando a entrada, nenhum aluno nos corredores em horário de aulas, os funcionários nos seus setores de trabalho, o diretor estava na escola, tudo limpo, murais bem elaborados, sala dos professores com ar-condicionado, parecia que estava numa escola particular, tudo funcionando normalmente. Sempre tive fé na melhoria das escolas publicas, e neste pouco tempo pude confirmar que, quando se quer tudo é possível. O caminho é este, não devemos fraquejar diante das dificuldades que surgirão. Tenho certeza da melhor qualidade de funcionamento e ensino das escolas pela capacidade de muitos colegas compromissados com a educação e com as escolas.A democracia deve fazer parte do cotidiano escolar, estimular funcionários, professores e alunos a serem inseridos nas decisões importantes das escolas, que todos os segmentos sejam consultados, todos sejam ouvidos. Democracia é isto, participação e compromisso de todos no bem comum da escola.É lógico que a realidade sempre é dúbia, oferecendo o outro lado da moeda. Talvez alguns diretores eleitos ainda estejam ligados de uma forma ou de outra ao passado, não compreendem o momento histórico e passem a agir de forma antidemocrática, querendo tomar as decisões sozinhos ou com aqueles velhos grupinhos de sempre que colocaram muitas escolas em situações vexatórias. Burlam os conselhos escolares, não incentivam formação do grêmio, afastam a comunidade das decisões, continuam igualzinho àqueles diretores que "AQUI QUEM MANDA SOU EU". Esta escola onde o perfil do diretor é antidemocrático, tenho certeza de que em pouco tempo ela vai ficar vazia e fechar, porque os alunos, professores e funcionários irão migrar naturalmente para onde exista liberdade de expressão e ambiente de trabalho mais saudável. ELES, OS ANTIDEMOCRÁTICOS ESTÃO FADADOS AO FRACASSO, questão de pouco tempo.Das escolas que visitei duas chamaram-me mais à atenção, onde senti que as sementes da gestão democrática estão germinando com mais firmeza e onde seus frutos com certeza servirão de exemplo para as outras escolas, refiro-me às escola Estadual Moreira Dias e Escola Estadual Abel Freire Coelho, nas quais constatei mudanças significativas neste curto espaço de tempo. Todas as coisas são possíveis quando sustentadas por valores consistentes.

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