terça-feira, novembro 07, 2006

NEUROBICA

NEUROBICA

WILLIAM PEREIRA DA SILVA

Quando li pela primeira vez a palavra NEURÓBICA associei logo com Neurônios e Aeróbica. Creio ter sido a facilidade por ter estudado o sistema nervoso e viver ouvindo as palavras Neurônios e Aeróbica nas atividades de Educação Física. NEUROTICA é um termo novo criado para definir no meu entender os exercícios mentais associando aos exercícios físicos, porém ele vai muito mais além e é um termo que abrange atividades bastante amplas para os indivíduos em geral.
A palavra NEURÓBICA foi criada por Katz e Rubin (2000), é uma alusão deliberada ao exercício MENTAL. Afirmam esses autores que a NEURÓBICA é muito diferente de outros tipos de exercício cerebral, que em geral envolvem quebra-cabeças, palavras cruzadas, exercícios de memória e várias espécies de testes. Em vez disso, os exercícios da NEURÓBICA usam os cinco sentidos de novas maneiras, a fim de aumentar o impulso natural do cérebro para formar associações entre diferentes tipos de informações.
Assim como as formas ideais de exercício físico enfatizam o uso de muitos grupos musculares diferentes para aumentar a coordenação e flexibilidade, os exercícios cerebrais ideais envolvem a ativação de muitas áreas diferentes do cérebro, de novas maneiras, para ampliar o alcance da ação mental. Por exemplo, um exercício como a natação torna o corpo mais apto em geral, capaz de fazer qualquer exercício. Da mesma forma, a neuróbica – e lembre-se que o xadrez é um exercício neuróbico – torna o cérebro mais ágil e flexível. Assim, pode-se assumir qualquer desafio mental, seja de memória, desempenho de tarefa ou criatividade. Isso acontece porque a neuróbica usa um método baseado na maneira como o cérebro funciona, não apenas em como fazer o cérebro funcionar.
Para todos entender melhor o que vem a ser AS ATIVIDADES NEUROBICAS veja a relação de alguns exercícios neuróbicos dos muitos que existem:
Em seu livro, Katz e Rubin (2000) listam 83 exercícios neuróbicos, dos quais alguns são aqui citados como exemplo:
Þ Mude a associação olfativa pela manhã com alguma coisa diferente do café fresco, durante uma semana: baunilha, limão, hortelã ou alecrim.
Þ No chuveiro, feche os olhos e encontre os objetos necessários pelo tato.
Þ Escove os dentes com a outra mão.
Þ Leia em voz alta com o parceiro. Alternem os papéis de leitor e ouvinte.
Þ Siga por um percurso diferente para o trabalho (procurando captar sons, odores, cores, formas).
Þ Use odores para formar uma associação específica com um lugar.
Þ Use uma essência aromática de seu gosto e ouça ao mesmo tempo uma canção predileta.
Þ Em sua sala de trabalho, mude as coisas de lugar para reativar as redes de aprendizado espacial. Lembre-se de que a rotina embota o cérebro (grifo nosso).
Þ Ponha filtros ópticos de cores diferentes na lâmpada de sua mesa.
Þ Associe aromas às tarefas.
Þ Aprenda Braille.
Þ Jogue xadrez (grifo nosso). (Aqui os autores relatam o caso de um escritório onde foi colocado um tabuleiro de xadrez ao lado do bebedouro. Qualquer empregado, durante uma pausa, podia ir até o tabuleiro, avaliar a situação e fazer um movimento. Era um jogo permanente, sem jogadores conhecidos, sem vencedores ou ganhadores).
Þ Visite uma feira-livre.
Þ Faça das refeições um acontecimento social (sem rádio, nem TV, com todos assentados à mesa, talvez antecedidas por uma oração).
Þ Troque de lugar nas refeições.
Þ Uma vez por mês, experimente pratos que sejam uma total novidade para você.
Þ Conheça novos lugares, novos rostos.
Þ Aprenda a linguagem dos sinais.
Þ Inicie um novo hobby (pesca, aeromodelismo, computador, instrumento musical, prancha de windsurf, etc.)
Þ Cultive um jardim.
Þ Seja criativo, participando de uma oficina de criação (redação, pintura, fotografia, escultura, música, arte dramática, arqueologia, etc.) ou de centro esportivo (tênis, natação, golfe, mergulho submarino, basquete, futebol, montanhismo, etc.) ou faça uma curso de culinária.
Percebe que estes exercícios visam estimular e criar novas redes de conhecimentos dentro do cérebro evitando o comodismo que é acostumado a impor a nossas ações. É a busca do novo, a ampliação das ações corporais sensitivas, táteis, auditivas, gustativa e visual melhorando consideravelmente nosso estilo de vida e nossos pensamentos juntamente com as atividades físicas.
Fonte de pesquisa;
XADREZ: EXERCÍCIO NEURÓBICO E UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA – Monografia apresentada à Escola Superior de Educação Física de Muzambinho – MG pelo aluno Vinicius Vignoli como requisito à obtenção do título de Licenciatura Plena em educação Física tendo como orientador Professor Ms. Marcos Navarro Milliozzi.

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