terça-feira, fevereiro 20, 2007

PERSPECTIVAS


PERSPECTIVAS

Por William Pereira da Silva

A educação neste segundo mandato do Presidente Luis Inácio Lula da Silva e da Governadora Vilma de Farias tem tudo para ter uma melhora significativa em todos os sentidos. Com a criação do FUNDEB ampliando os investimentos no setor educacional em todo Brasil este fundo que financiará a educação básica promete levar recursos onde antes o FUNDEF não conseguia atuar. O Fundeb é, atualmente, o único instrumento de política de financiamento educacional capaz de evitar um colapso no sistema de educação básica brasileiro, ele vai atender a educação infantil, ensino médio e educação de jovens e adultos.Na mensagem presidencial do dia 1º de Fevereiro O texto ressalta que o governo brasileiro pretende "educar para o desenvolvimento" e que esse desenvolvimento "produza justiça social", destaca tambem com enfase a "revolução na educação" com a aprovação do Fundeb.No plano estadual a governadora tambem pode revolucionar a educação do Rio Grande do Norte, todos os recursos e os fatores favoraveis ela tem em mãos. È aliada do governo federal, tem maioria na camara do deputados, praticamente vai governar sem oposição, podendo montar uma equipe nova para mudar o quadro caotico que deixaram a educação no seu ultimo mandato.
È preciso fazer valer as Leis que regem a educação, a LDB, respeitando e aplicando na prática seus fundamentos principais, dando mais autonomia as escolas, melhorando significamente os sálarios dos servidores publicos estadual como também mudando todo o gerenciamento dos setores da educação do Rio Grande do Norte que nos últimos anos conseguiram destruir toda estrutura do funcionamento do setor educacional. Caso isso não aconteça estamos fadados a enfrentar mais quatro anos de dissabores neste setor tão importante para a realização do desenvolvimento acelerado da economia brasileira e como bem disse a professora Maria Elinete Gomes de Sousa no seu texto “SEM EDUCAÇÃO”: A educação como não prioridade, destrói o fundamento de uma vivência fraterna, o respeito mútuo, a prática da valorização daquilo que há de mais sagrado, a nossa humanidade. Não podemos ser gente se não permitirmos que o outro também seja, e somente uma educação voltada para a formação integral do ser humano, poderá contribuir de forma decisiva para a disseminação em nosso meio de atitudes que construam verdadeiras relações, em que o bem estar coletivo estará sempre acima de nossas ambições pessoais.
A Secretaria de Educação deve ser isentada do jogo político e trampolim para futuros candidatos a qualquer cargo eletivo. Precisamos de uma Secretaria com características estritamente técnica para afastar o interesse politiqueiro que tanto prejudica o setor educacional.
Evidentemente existem os críticos contra todo este otimismo que existem no âmbito da educação. Em entrevista na rede Globo de televisão um especialista em educação ressalta que com toda esta situação favorável a uma revolução na educação se não acontecer os investimentos NA PONTA tudo vai por água abaixo. Enfatizava que dinheiro para investir na educação sobra, o que acontece é a grande estrutura montada para fazer fluir esse dinheiro, a burocracia e a quantidade de órgãos que dirigem a educação desde o Ministério até chegar às escolas o dinheiro vai sumindo e o que chega NA PONTA que são os servidores públicos, especialmente os professores, é uma parte irrisória de toda a dinheirama investida na educação. Sem a valorização profissional e financeira dando bem-estar e uma vida saudável a estes profissionais nada irá funcionar a contento.Há também um grande entrave que é a BUROCRACIA aliada A CORRUPÇÃO. Existem muitos funcionários públicos dentro do setor educacional impedindo a aplicações dos fundos como também a aplicabilidade da LDB. Simples burocratas não conhecedores do funcionamento dentro das realidades e peculiaridades de cada região e de cada escola determinando normas e leis deturpando bons projetos não acatando o potencial intelectual dos mestres em educação.Por fim resta-nos a esperança de que junto com O Programa de Aceleração do Crescimento – PAC - o FUNDEB traga mudanças significativas para a educação do Brasil.
Concluo com uma citação da professora Mª. Elinete Gomes de Souza:“A falta de uma educação de qualidade ou a sua negação, enquanto único valor capaz de transformar o homem, compromete todos os outros aspectos de nossa vida, castrando-nos de forma cruel, da ampliação de nossos horizontes, tornando-nos pequenos e pobres, incapazes de percebermos a escravidão a que somos submetidos por outros valores disseminados por um mundo que desumaniza e submete à exclusão a imensa maioria que não consegue ter acesso à parafernália de bens tidos como essenciais pela cultura consumista”.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial