sábado, agosto 25, 2007

SUDOKU, XADREZ, MATEMÁTICA E RPG

SUDOKU, XADREZ, MATEMÁTICA E RPG
 
William Pereira da Silva
wilpersil@hotmail.com
 
 
 A questão de nº. 69 do CONCURSO DO BANCO DO BRASIL –SELEÇÃO EXTERNA -2007 – PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE NÍVEL DA CARREIRA ADMINISTRATIVA NO CARGO DE ESCRITURÁRIO, pede para julgar certo ou errado a seguinte indagação: "  O quadro abaixo pode ser completamente preenchido com os algarismos de 1 a 6, de modo que cada linha e cada coluna tenham sempre algarismos diferente":
1
 
 
 
3
2
 
 
5
6
 
1
 
1
6
 
5
 
5
4
 
 
2
 
 
3
2
4
 
 
4
 
 
2
 
3
 
Essa questão é simplesmente tirada de um jogo de raciocínio denominado de SUDOKU, que é um jogo já com uns aninhos, foi  inventado por Euler.  No Japão foi denominado de Sudoku ("número único"); atualmente virou obsessão em vários países...
O suíço Leonhard Euler (1707-1783) foi um dos matemáticos mais profícuos de todos os tempos. Dotado de uma mente prodigiosa, falava diversas línguas. Era paciente e afável com seus 13 filhos. Aos 28 anos ficou cego da vista esquerda e viveu totalmente cego seus últimos 18 anos, período em que produziu de memória, ditando suas descobertas a um secretário, e não se revoltando contra seu triste infortúnio.
O nome Sudoku é a abreviação japonesa para a longa frase,suuji wa dokushin ni kagiru (数字は独身に限る) que significa os dígitos devem permanecer únicos; e é uma marca registrada da Nikoli Co. Ltd no Japão. Em japonês palavra é pronunciada [sɯːdokɯ] , em português pronuncia-se sudóku. Outras editoras japonesas referem-se ao jogo como colocando os números, ou como "Nanpure". Algumas editoras não japonesas soletram o título como "Su Doku".
Os numerais nos jogo Sudoku são usados por comodidade; as relações aritméticas entre numerais são absolutamente irrelevantes (não requer lógica para cálculos matemáticos). Qualquer combinação de símbolos distintos como letras, formas, ou cores podem ser usadas no jogo sem alterar as regras (Penny Press Scramblets e Knight Features Syndicate's Sudoku Words usam letras). Dell Magazines , o criador do jogo, tem utilizado números para Number Place em suas revistas desde a sua primeira publicação em 1979. Numerais são utilizados através deste artigo.
A atração do jogo é que as regras são simples, contudo, a linha de raciocínio requerida para alcançar a solução pode ser complexa. O Sudoku é recomendado por alguns educadores como um exercício para o pensamento lógico. O nível de dificuldade pode ser selecionado para combinar com o público. Existem diversas fontes na internet não ligadas a editoras que disponibilizam os jogos gratuitamente.
O jogo é mais frequentemente uma grade de 9×9 (No concurso do Banco do Brasil foi uma grade de 6x6) constituída de sub-grades de 3×3 chamadas de regiões (outros termos incluem caixas, blocos, algumas vezes porém o termo quadrante é utilizado, apesar de ser um termo impreciso para uma grade de 3×3). Algumas células já contém números, chamadas como números dados (ou algumas vezes pistas). O objetivo é preencher as células vazias, com um número em cada célula, de maneira que cada coluna, linha e região contenham os números 1–9 apenas uma vez. Portanto, na solução do jogo, cada número aparece apenas uma vez em qualquer um dos sentido ou regiões, daí portanto "únicos números" originaram o nome do jogo ou enigma. (fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre).
No ano de 2005 apresentei o Jogo de SUDOKU no CLUBE DE XADREZ PENSART  da Escola Estadual jerônimo Rosado para juntar aos jogos de raciocinios como dama, dominó, RPG e evidentemente o jogo de Xadrez que domina as atividades de nosso clube. Apresentei a muitos alunos, uns se interessaram, outros não, convidei os professores de matematica para conhecer o jogo e realizarmos um torneio de SUDOKU na escola, já que tinha lido na imprensa escrita que em Natal, capital do nosso Estado uma escola realiza constatemente esse tipo de torneios. Não consegui êxito.
Este ano apresentei novamente o jogo aos  professores de matemática enfatizando a importância deste jogo, juntamente com o xadrez, para o desenvolvimento do racíconio dos alunos, onde eles se comprometeram ainda este ano realizarmos atividades de SUDOKO e xadrez  nas aulas de matematica para em seguida promovermos um torneio desses jogos com toda sendo conividando toda  escola a participar, esse campeonato será realizado no CLUBE DE XADREZ PENSART.
 Marcos Tanaka, professor, relata que, um dos assuntos mais discutidos em Educação, atualmente, é como aumentar a motivação dos alunos, tanto para evitar a evasão escolar quanto para melhorar os índices de aprendizagem de conteúdo, mensuráveis em avaliações. Segundo autores como Lino de Macedo, o uso de jogos como estratégia de ensino é extremamente eficaz para o aumento da motivação dos alunos ( Suplemento Escola/Gazeta do Oeste).
Para quem convive com essas atividades como XADREZ, DAMA, DOMINÓ, SUDOKU, RPG, POKEMON e outras atividades de jogos de salão, ver a alegria dos alunos em participar e sabe o valor imensurável que elas trazem para o desenvolvimento social e cognitivo dos participantes destas atividades.
Fica o incentivo e a sugestão para toda semana publicar um puzzle de SUDOKU no Suplemento Escola do jornal Gazeta do Oeste divulgando esta excelente ferramenta pedagogica para incrementar dndo mais alegrias nas aulas de matemática.
Para os mais interessados existem diversos site na internet relacionados ao jogo do SUDOKU eis alguns:www.sudoku.hex.com.br,/www.sudoku.name/play/pt,www.sudoku.mundopt.com/ www.websudoku.com/, www.sudoku.com/.
 

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial