sábado, setembro 15, 2007

FRASES DE EFEITO

FRASES DE EFEITO

William Pereira da Silva
wilpersil@hotmail.com
Ao longo dos anos da minha vida li muitos livros, uns até já esquecidos pelo tempo, alguns ainda na minha memória como Capitães de Areia de Jorge Amado, Cem Anos de Solidão – Gabriel Garcia Márquez, O Capital – Karl Marx (Resumo), O Ateneu - Raul D'Ávila  Pompéia, O Manifesto Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels, Biblioteca do Pensamento Vivo ( Pensamento Vivo de Maomé, Maquiavel, Rousseau, Cervantes, Karl Marx, Voltaire...), Crime e Castigo – Dostoievski, O Casamento Ardiloso e Outras Novelas Exemplares – Miguel de Cervantes, toda  Bíblia, a obra completa de Allan Kardec ( O Livro dos Espíritos, O Que é Espiritismo, o Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo,  O Céu e o Inferno, A Gênese e Obras Póstumas), O Livro de Mórmon – Joseph Smith. Ultimamente li O Código de Da Vinci e Ponto de Impacto – Dan Brown. Estou tentando terminar  O evangelho Segundo Jesus Cristo – José Saramago. E dessas leituras sempre gostei de retirar aquelas frases mais chamativas que dava um sentido maior aos meus sentimentos e mexiam com a minha sensibilidade humana. Destas frases e parágrafos apresentados a seguir serviu-me para reflexão das minhas atitudes diante da vida, norteando e mudando radicalmente minha maneira de pensar em relação às pessoas e a maneira de como ver  mundo. O fruto de tudo isso resultou numa coletânea de frases e parágrafos intitulada por mim de COLHEITA DAS VERDADES, publicada num Blog na internet cujo endereço é o seguinte; http://colheitasdasverdades.blogspot.com/.
Apresentarei algumas destas frases e parágrafo, que são muitas, para os leitores refletirem Para mim certas frases são perolas de grande valor pelo seu conteúdo. Não haverá uma seqüência lógica dos temas e dos autores, o leitor ficará a vontade para gostar e refletir naquela que mais lhe envolver, coincidindo com  sua índole.
MIGUEL DE CERVANTES
"Todas as coisas passam. As memórias apagam-se, as vidas não voltam, as línguas cansam-se e os fatos novos fazem esquecer os antigos."
 "A humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes. Afasta inconvenientes, vence dificuldades e é um meio que sempre nos leva a gloriosos fins."
"Caso alguém fuja com sua mulher, faça o seguinte: dê graças a Deus por terem levado de perto de você um inimigo e nunca ande atrás dela, porque seria o mesmo que trazer para junto de si uma testemunha permanente e verídica da sua desonra."
VOLTAIRE
"A liberdade não é mais que uma ilusão, mas essa ilusão é necessária para manter-nos em estado de crer e agir."
 "A vida não é boa nem má. É o que é."
"Não sei como penso, mas sei que nunca pensei sem o auxilio dos meus sentidos."
"Bem pobre é quem se põe sozinho diante do infinito."
"Depois de inumerável quantidade de cidades que foram destruídas e depois reconstruídas, e em seguida construídas de novo como formigueiros, que diremos desses mares de areia, dos flagelos, das inundações, dos vulcões, dos terremotos, das pestes, das guerras, dos crimes etc, podemos dizer que Deus criou o mundo por meio de leis gerais, que não se preocupa com o destino de cada indivíduo e que além do mais, há em favor da existência de Deus um argumento de natureza diferente, mas que é irrefutável, que é o argumento moral."
ROSSEAU
"Nem a razão, nem a virtude, nem as leis vencerão a opinião enquanto não encontrarmos a arte de modificá-las."
"Toda maldade vem da fraqueza."
"O homem verdadeiramente livre deseja apenas o que pode, e faz o que lhe agrada."
MAQUIAVEL
"Os homens julgam mais pelos olhos do que pelas mãos, porque a todos cabem ver, mas poucos são capazes de sentir. Todos vêem o que tu aparentas, poucos sentem aquilo que tu és."
"Tão simples são os homens, e de tal forma cedem às necessidades presentes, que aquele que engana sempre encontrará quem se deixe enganar."
KARL MARX
"A escravatura e servidão têm existido em conformidade com a índole da produção e tem desaparecido quando o grau de desenvolvimento desta torna mais útil o trabalho do homem livre que a do escravo ou do servo; a justiça e a fraternidade não interveio em nada nesta desaparição. Qualquer que seja o valor subjetivo da moral, do progresso e outros grandes princípios do pensamento, esta bela fraseologia não influi para nada nas flutuações das sociedades humanas; só por si é impotente para efetuar a menor mudança.As evoluções sociais lhe determinam outras considerações menos sentimentais. As suas causas encontram-se: na estrutura econômica, no modo de produção e da troca, que preside à distribuição das riquezas, e, por conseguinte, à formação das classes e a hierarquia. Quando as evoluções se efetuam, não é porque obedeçam a um ideal elevado de justiça, mas sim porque se ajustam à ordem econômica do momento."
"A acumulação de riquezas por um lado significa acumulação igual de pobreza, de sofrimento, de ignorância, de embrutecimento, de degradação física e moral, e de escravidão por outro, ou seja, do lado da classe que produz o próprio capital, o trabalhador."
"O homem deve duvidar de tudo"
Para encerrar somente mais algumas citações criadas por mim:
"Os governantes são grandes parasitas que pensam resolver os problemas das nações, sendo eles os maiores causadores do mal em que vive a maioria das sociedades."
"Os gastos com forças armadas, guerras, pesquisas e viagens espaciais causam a miséria de grande parte da população mundial."
"Pensar com arte é pensar com sabedoria, a arte de pensar é uma viagem ao mundo da libertação, é saber ir mais além, ver o mundo pelos seus próprios olhos."
Nesta última citação que criei fica a mensagem a todos os educadores para pensar com arte e com sabedoria, isso só conseguiremos com muita leitura, uma leitura Universal, não ficarmos limitados a nossos conteúdos e o que  aprendemos nas Universidades. Professores educadores, somos formadores de opiniões e de pessoas, somos autoridades, sinta-se assim, libertem-se da submissão, da obediência cega as autoridades, aos falsos educadores, aos falsos professores, aos falsos diretores. Somente a leitura vai libertá-los da mediocridade a que esta submetida à educação e  muitos de nós. Ame a leitura com a um filho querido que um dia ele lhe dará frutos saborosos.
 Imitando a uma amiga, Bom Dia queridos(as) e amigos(as) professores(as) educadores(as).
 
 

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.

4 Comentários:

Às 3/18/2011 11:08 AM , Blogger Unknown disse...

Olha, respeito seu ponto de vista, mas gostaria de pedir que retire no comentário deste artigo, a analogia na qual coloca Joseph Smith como autor de O Livro de Mormon.

Grato.

 
Às 6/11/2011 4:45 PM , Blogger van36 disse...

Olá, assim como o comentário anterior, gostaria que soubesse que não foi Joseph Smith o autor do Livro de Mórmom, mas sim, seu tradutor.

 
Às 6/11/2011 4:46 PM , Blogger van36 disse...

Olá, assim como o comentário anterior, gostaria que soubesse que não foi Joseph Smith o autor do Livro de Mórmom, mas sim, seu tradutor.

 
Às 6/02/2012 5:58 AM , Blogger WILLIAM PEREIRA disse...

E por acaso eu disse que ele foi o autor? Usei o nome dele por que é o que mais se aproxima do autor.
Quando numa biblioteca pede o autor e não tem colocamos o tradutor.
Tradução Original das placas, para o Inglês feita por Joseph Smith, Jr.
Primeira edição em inglês publicada em Palmyra, Nova York, EUA, em 1830.
E pra mim tudo neste livro é mentira.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial