sexta-feira, março 06, 2009

EDUCAÇÃO VICIADA

EDUCAÇÃO VICIADA

William Pereira da Silva

Sempre afirmei ser a Educação no Brasil um eterno laboratório de experiências, nunca temos um modelo definitivo ou duradouro dando a certeza de termos um caminho certo a seguir, alcançando uma educação estável e sem crises. Não pesquisei para afirmar minha afirmação, apenas vou  reportar ao meu convivio nela durante toda minha vida. Com cinqüenta anos de idade e quarenta e sete na educação (comecei a estudar com três anos) tenho lembranças das sucessivas crises que vivemos durante este período de quase meio século, mas nossa decadência mesmo começou após os anos setenta, começo dos oitenta, as causas foram muitas, porém informalmente, a olho nu, dá para perceber que os interesses políticos juntamente com a corrupção e falta de fiscalização dos recursos aplicados, contribuíram drasticamente para chegarmos ao fundo do poço onde se encontra a Educação Brasileira.

Hoje tenho a convicção que a  Educação Brasileira esta viciada.  Vícios estes que se arrastam por anos e anos sem haver uma superação. Como um alcoólatra inveterado, um dependente químico,  ela segue desorientada dirigida por pessoas também viciadas em poder e corrupção. O senador Jarbas Vasconcelos em entrevista a revista Veja de 18 de fevereiro de 2009, nas páginas amarelas afirma; " O PMDB É CORRUPTO, a maioria dos integrantes do meu partido só pensa em corrupção e que a eleição de José Sarney à presidência do Congresso é um retrocesso". Ora se um Partido da dimensão do PMDB é taxado de corrupto por um de seus membros, imaginem o que ocorre nos outros partidos e em outras instituições. Ele acrescenta que os governos vêm sendo denunciados por: manipulação de licitações, contratações dirigidas, corrupção em geral. Evidentemente que a educação é atingida mortalmente por estes partidos que comandam o país levando-a a desestruturação geral. No estado do Rio Grande do Norte não é diferente, os vícios do poder trazem enormes prejuízos a Educação, a luta pelo poder entre Maias, Alves, Farias, Rosados, Melos...   Ainda partidos, PMDB, PSB, PT, PSDB, PDT na luta pelos espaços no governo entrelaça a educação nos seus interesses partidários ocasionando sintomatologias nefastas levando toda sua estrutura a sofrer as conseqüências irreparáveis destes vícios incuráveis daqueles que formam o poder no nosso Estado.

O pior dos vícios no nosso País é o das eleições  de dois em dois anos. Isso faz com que os políticos não tenham tempo para administrar as instituições por um período em que não sirvam delas para utilizá-las  como forte meio de capacitação de votos, elas somente servem para demonstrar poder captando filiados com oferecimento de cargos e favorecimentos diversos. Caso as eleições fossem de quatro em quatro anos respiraríamos mais aliviados e as instituições teriam mais  tempo para funcionar normalmente em paz sem a interferência destes políticos ou partidos. A educação também é atingida por este fator trazendo seqüelas irreparáveis.

Todos os vícios, todo viciado, tem seu tratamento adequado, uns sem muitos traumas, outros nem tanto. Acredito que a educação precisa urgentemente de um tratamento de choque para seus vícios, não será com as atitudes corriqueiras que sempre utilizamos que combateremos este mal. Está provado que o remédio  usado pelos educadores, sindicatos, ministério público, políticos nunca irá resolver os problemas da nossa viciada educação. A medicação tem de ser bem mais forte, devemos procurar fórmulas para um efeito que cause impacto relevantes acordando a todos para a real dimensão do problema enfrentado por todos nós. (Eu tenho a fórmula, difícil é quererem usá-la)

Considero hoje a educação a um viciado em crack que, quanto mais usa a droga, mais dinheiro necessita, criando uma situação de desespero, levando-o a roubar ou matar para manter este vício. Na educação quanto mais dinheiro entra mais os viciados pelo poder e os corruptos que a comandam levam-na ao fundo do poço e nós é que sofremos as conseqüências como às famílias dos viciados em crack que tem suas vidas infernizadas.

 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial