segunda-feira, novembro 24, 2008

A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA

A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA

 

A promessa da melhoria na educação  não é de hoje. O Governo Federal juntamente com o Estadual  sempre anunciam prioridades para o setor. Este ano o Secretário de Educação  do Rio Grande do Norte afirmou investimento de mais de duzentos milhões para a Educação do Estado com criação e reformas de escolas, novos cursos, laboratórios. Uma grande aplicação de recursos para incrementar a falida educação estadual. Tenho a esperança que isso realmente aconteça, mas é uma esperança fria, calculista, duvidosa  Nunca vimos uma mudança duradoura na educação, as crises sempre voltam ciclicamente após investimentos de monta que dá um ar de renovação. Anunciaram e aprovaram o Piso Nacional dos professores, já apareceram governadores contra alegando inconstitucionalidades, e por aí vai, existem empecilhos em tudo que se vai ser aplicar, há grupos de pessoas interessadas na eterna crise da educação pública.

A renovação, a transformação, a revolução da educação tem de existir, tem de acontecer, mas que para isso aconteça deveríamos fazer igual a Águia quando chega aos Quarenta anos. Arrancar suas unhas que geraram a corrupção com suas garras ferozes a deteriorar o patrimônio público escolar estadual, , o bico que só fazem promessas com mentiras e enganações, tirar as penas das forças políticas que interferem na autonomia das gestões escolares. Tomar sérias e difíceis decisões como acabar com a sinecura, improbidades administrativas, peculatos, exigir ordem e disciplina de todos. Fora isso crê ser apenas blasfêmias contra os grandes pensadores da educação e todo o conjunto de elementos que a compõe. Não será somente investindo em recursos físicos que a estrutura mudará, mas principalmente nos recursos humanos com investimentos em atualizações, especializações, investir em pessoal qualificado.

 Prédios limpos e bonitos com as águias velhas que,  com suas garras afiadas corruptas, seus bicos mentirosos, suas penas sujas, vem ao longo dos anos usurpando dos recursos públicos em detrimento político e pessoal, nunca existirá a verdadeira transformação necessária, a velha águia da educação morrerá sempre.

Acredito na educação como se ela fosse a Fênix, sempre renascendo das cinzas, por que é dela que utilizamos para dar ao ser humano mais qualidade de vida dentro da sua evolução diante da história da humanidade. Em todas as nações pós-guerras o investimento maior para reerguer a nação a educação esteve prioritariamente em primeiro lugar.

:

Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.

 

 

 

 

 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial