segunda-feira, março 23, 2009

EM DEBATE - O CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO – PARTE I

EM DEBATE -  O CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO – PARTE I

Por William Pereira da Silva

Utilizo a introdução apresentada no excelente site http://www.evo.bio.br/EVOXCRIA.HTML, que indico para pesquisas e irei estabelecer posteriormente  meu posicionamento sobre o assunto, esta introdução feita por Marcus Valério, sintetiza perfeitamente aquilo que eu iria apresentar como intróito, eis:

"O pensamento científico dominante explica a vida na Terra pela Evolução Biológica das Espécies, o que desagrada certas religiões baseadas na Gênese Bíblica.

Nos EUA, estados sulistas como Arkansas, Mississippi e Oklahoma, de maiores índices de racismo e subdesenvolvimento, proibiam o ensino escolar de conceitos evolutivos até os anos 60, quando a Suprema Corte concluiu ser uma violação de sua Primeira Emenda Constitucional, que proíbe a influência religosa no Estado e Educação.

O Criacionismo, que recusa a Evolução e mantém a fé na criação divina, tentou se infiltrar no sistema educacional, mas por seu caráter religioso ser ilegal passou a se articular de forma cientificista, visando ser considerado secular.

Cientistas Religiosos aderiram à causa, os Criacionistas "Científicos" possuem títulos acadêmicos em áreas afins e tentam enquadrar dados da natureza na revelação bíblica com a "Ciência" da Criação, normalmente rejeitando também a teoria científica dominante de origem do Universo, o Big-Bang"

Neste texto pretendo mostrar minha posição sobre tal movimento  que no Brasil ainda não tem a mesma intensidade, mas se introduz nos grupos sociais religiosos mais comumente nos protestantes, com freqüência maciça na internet, com a intenção maior de fazer sumir as explicações do Evolucionismo, uma verdadeira cruzada das religiões para banir de fato esta teoria dos meios acadêmicos e científicos, fato que creio ser impossível pois dará força muito maior para nossa defesa, já que sou incondicionalmente a favor do evolucionismo. Aqui na cidade de Mossoró-RN a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte no dia 23 de março os estudantes do curso de Comunicação Social realizaram um debate com uma riquíssima discussão com o tema " Filhos de Deus, Filhos da Ciência".

Esta minha explanação pretende rebater somente o Criacionismo com meus estudos, pesquisas e teorias sobre a gênese. Não tenho por pretensão atacar nenhuma religião, mas expor meu parecer sobre as teorias da Gênese que tenho em mente ser apenas um mito, fantasia de um povo não conhecer da dimensão incomensurável de tudo o que existe.

O Criacionismo esta fundamentada na Bíblia, na Criação Divina de tudo o que existe especificamente a terra com sua natureza e os seres vivos, incluindo os animais e os seres humanos. Na minha concepção há disparates incríveis de ser acreditado que um DEUS tenha agido daquela forma explicada na Bíblia, vejamos:

Primeiro Deus se fez depois os céus e a terra, a terra estava vazia, o espírito de Deus pairava sobre as águas (a terra já tinha água), em seguida a luz, o firmamento entre as águas, do firmamento criou céu (de novo?), separou as águas e chamou o elemento árido de terra, vieram plantas, ervas, arvores frutífera. No quarto dia fez os luzeiros, isto é, as estrelas, o sol e tudo que há no universo, para servir de sinal do tempo, os dias e os anos (a concepção de ano em calendário veio muito depois). Criou os seres vivos, aves e animais marinhos, posteriormente os animais terrestres e por fim sua grande obra (sic) o homem, e tem na citação Bíblica ' A NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA (nossa? Quantos Deuses tinham?). E ordenou que o homem reinasse sobre tudo. No capitulo 1, versículo 26, relata que, Deus criou o homem e a mulher à sua imagem (Deus era masculino e feminino ao mesmo tempo?). Colocou o homem no paraíso proibiu da arvore da ciência do bem e do mal (existia a ciência ou é uma nova versão da gênese?). Da costela tirou a mulher. A serpente seduziu a mulher a comer do fruto do bem e do mal e deu a Adão. Foram amaldiçoados, principalmente Eva. Eva e Adão se conheceram e ela concebeu CAIM, em seguida ABEL que se tornou pastor, o outro lavrador. Passados algum tempo ofereceu CAIM frutos da terra em oblação a DEUS, Abel deu um primogênito do seu rebanho e das gorduras dele e DEUS olhou com mais agrado para Abel e sua Oblação, mas não olhou para CAIM. CAIM ficou irritado e matou ABEL, foi amaldiçoado, perdoado. CAIM foi expulso e com medo disse a DEUS: - O primeiro que me encontrar matar-me-á ( quem existia fora ele, senão Adão e Eva?). CAIM foi habitar na região de NOD, ao oriente do Éden. CAIM conheceu sua mulher (pasmem) e construiu uma cidade...

Questiono as seguintes  explanações:

- A terra é mais nova que as estrelas, o universo? A astronomia e a arqueologia afirmam que é impossível a terra ser mais nova que o Universo

- Somos a imagem e semelhança de DEUS? Qual a forma de DEUS? Humana? Façamos o homem a NOSA  imagem e semelhança, esse pronome NOSSA ficou a desejar, só existia DEUS quando foi afirmado a criação do homem, insinua haver mais DEUSES na criação.

- Existia a arvore da ciência do bem e do mal, criada por DEUS, ele criou tudo ou a cobra era criação de outro DEUS? Seria mais conveniente ter criado somente a arvore do bem.

- As aves vieram primeiro que os animais marinhos? As teorias evolucionistas defendem que tudo surgiu na água para depois adaptar-se a terra em seguida evoluir para voar

- Como pode um DEUS com somente duas pessoas no mundo não orienta-las impedindo-as de conhecer o mal, e nem praticar praticaram, apenas conheceram, evitando assim o pecado e pior, escolher entre dois irmãos, sendo ele o Avô, uma oblação em detrimento do outro, gerando a inveja e a discórdia, levando um matar o outro, por que não escolheu a oblação dos dois? Tão simples.

- Quem era esta mulher da região de NOD que CAIM tomou como mulher. Li e reli toda a gênese e em nenhum momento vi citação sobre a criação de outros seres humanos, não tem como terem existido tais pessoas. Argumentam alguns crentes que entre um capítulo e outro não mostrado na Bíblia (risos) Deus criou outros seres humanos. Há ainda os que defendem que enquanto a Bíblia narrava sobre CAIM e ABEL, Adão e Eva faziam uma multidão de filhos que geraram aquele povo da região de NOD ( coitadinha de EVA e haja tesão de Adão), também há suposições  no qual irmãos tiveram relações  sexuais com irmãs, mãe com filhos, pai com filhas para gerar a descendência de EVA E ADÂO.

 

 (CONTINUA)...

 

PARTE II (EM CONSTRUÇÃO)



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial