sexta-feira, março 13, 2009

QUESTIONAMENTOS

QUESTIONAMENTOS
William Pereira da Silva

Sonhei que estava num grande auditório bem ornamentado, muito  iluminado, muitas pessoas na platéia, talvez quinhentas. Nos meus dois lados pessoas conhecidas compondo uma grande mesa, por trás grandes cortinas avermelhadas faziam pano de fundo para várias bandeiras de diversos  países, algo parecido com a  assembléia da Organização das Nações Unidas. Eu visualizava vários livros enfileirados preenchendo toda a extensão  da grande mesa a minha frente. Da minha esquerda para a direita estavam os Livros; a Bíblia Sagrada, o  Corão, o Livro dos Mórmons, a obra completa de Alan Kardec, o Livro dos Mortos dos Egípcios, o livro dos Mortos dos Tibetanos, o Rig-Veda o  Mahabahata  o Bhagavad Gita  o Ramáiana, o  Zend Avesta,  a  Torah, o Talmude, a Mishná, o Zohar, a Cabala, O Guru Granth Sahib. Ainda o Príncipe de Maquiavel, O capital de Karl Marx, Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens de Rousseau, Micrômegas  de Voltaire, A Origem das Espécies de Charles Darwin, havia muito mais livros, mas não conseguia visualizar os títulos devido ficarem distante de mim. Lembro que dos muitos livros em cima da mesa tinha lido alguns por completo; a Bíblia, toda a obra de Alan Kardec,  O Príncipe de Maquiavel, O Livro dos Mórmons, O Livro dos Mortos dos Egípcios, A Evolução das Espécies de Charles Darwin, O capital de Karl Marx (Síntese), O Corão. Foram estes e outros livros que mudaram minha visão sobre o mundo e tudo que nele há.
No púlpito um orador ao microfone anuncia  com uma voz trovejante, o inicio da Assembléia dizendo:
 - Senhoras e senhores estão reunidos nesta grande assembléia para questionar as obras que comandam os destinos da humanidade seja no campo religioso, político, econômico, cultural, ético, étnico, histórico, como também em outros planos da nossa existência. Teremos como tema principal QUESTIONAMENTOS, onde todos poderão se inscrever e proferir seu discurso referente às obras que serão apresentadas em resumo durante todo o evento. Evento este  iniciado neste momento e que dará seguimento a outros grandes encontros criando assim uma assembléia permanente para debates futuros das obras em questão. Os nossos trabalhos serão dirigidos pelo então Sr. Questionador Professor William Pereira, idealizador do evento a quem passo a palavra neste momento. Antes quero cumprimentar todos que compõe a mesa e toda a platéia presente. Sejam bem vindos. Com a palavra Sr. William Pereira:
-  Saudações! A volição impulsionadora para criação deste evento veio da leitura de uma reportagem num Jornal local, em que uma jovem moça fez um circulo em volta de si de centenas de livros que a mesma tinha lido. Ao centro do círculo ela delirando, citando palavras e palavras sem parar, num êxtase completo, dirigiu-se a sua biblioteca circular no chão, ateou fogo neles,  em seguida encharcou seu frágil corpo com álcool chamando para si as labaredas das chamas para incendiar aquilo que era seu templo do saber; seu corpo, sua mente. Ela exclamava aos gritos; " ARDEM PARA TI AS CHAMAS DO CONHECIMENTO, DA INTELECTUALIDADE, ARDE AO FOGO CONSUMIDO PELO SABER QUE NÃO SE PODE USAR... TUDO É MENTIRA... TUDO... TUDO... NÃO HÁ VERDADES... ARDE Ó MENTE, QUEIMA PARA APRENDER QUE POR MAIS QUE SOUBERDES MUI POUCO TEREIS CHEGADO A SABER... QUANDO ESTIVERES PERTO DE SER CINZAS APRENDERÁS QUE SÓ SABES QUE NADA SABES... E junto aos livros foi consumida pelo fogo num suicídio ritualístico bastante excêntrico. Vários destes livros aqui expostos nesta mesa  foram salvos daquele momento trágico. Esta Assembléia convida a todos a refletir o que todos estes livros escritos ao longo dos milênios tem causado a humanidade, particularmente a esta sensível jovem que percebeu a loucura que os livros trazem ao mundo professando e  afirmando verdades que ao longo dos tempos tornam-se mentiras tão absurdas trazendo tragédias irreparáveis a humanidade. Quantos destes conhecimentos escritos em livros ocasionaram guerras e mais guerras, onde para uns aquilo que esta escrito é a verdade pura, imutável, defendendo-as a qualquer preço, custe o que custar. Milhões de vidas ceifadas para garantir a verdade de Histórias mutáveis que o tempo provou ser puramente mentiras. Todos são convidados a refletir sobre cada livro existente no mundo para ter em mente que não há verdades absolutas, apenas há o que há, a vida é o que é e pronto. Livros devem ser usados para o bem da humanidade, para o esclarecimento, para criar uma realidade palpável onde todos tenham o direito de sentir e ver a realidade de acordo com suas percepções e  aprendizagens sem engodos.
Clamo  todos abrir suas mentes não deixando o mundo voltar ao obscurantismo da idade média, apesar da massificação da tecnologia levando informações a todas as pessoas no mundo. Informações na sua grande maioria enganadora e fantasiosa, principalmente das religiões, causadoras da infantilidade e da ignorância que se encontra parcela considerável da população mundial. A educação nas escolas não fica muita a parte nesta questão, na qual pouco prepara o ser humano para ver o mundo na sua totalidade, na globalidade preparando para a vida em todos os sentidos. A política tem sua parcela em manter o Estado a favor da economia de mercado levando milhões de pessoas a uma vida de miséria em detrimento de pouco bilionários. Todos juntos, Educação, Economia, Política e Religião utilizam dos livros para manter a perpetuação do poder a eles conferidos pela ignorância humana em relação aos fatos reais do mundo e sua realidade intrínseca. Portanto senhoras e senhoras esta aberta a GRANDE ASSEMBLÉIA DO QUESTIONAMENTO. É Hora de ler com senso critico apurado, sem medo do pensar profundo, descobrindo por si só o mundo a sua volta sem a interferência dos donos da verdade, sugiro a todos para pensar com arte e afirmo ""Pensar com arte é pensar com sabedoria, a arte de pensar é uma viagem ao mundo da libertação, é saber ir mais além, ver o mundo pelos seus próprios olhos"



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial