segunda-feira, maio 21, 2007

HOMENAGENS AOS MESTRES COM CARINHO

HOMENAGENS AOS MESTRES COM CARINHO

William Pereira da Silva
Wilpersil@hotmail.com

Realizando pesquisa na biblioteca Municipal Ney Pontes me deparei com os Suplementos ESCOLA do Jornal Gazeta do Oeste datado do ano de dois mil e um. Li alguns artigos e reportagens estando tudo em formato de impressão diferente do de hoje. Mas o que me veio à mente foi os inúmeros colaboradores durante todo esse período que enviaram seus textos, artigos, dando entrevista e que de uma forma ou de outra colaboraram com o suplemento Escola.
Minha intenção é homenagear a todos dando parabéns pela dedicação, disponibilidade e coragem de trabalharem sem haver o retorno financeiro e sim pelo próprio prazer de contribuir com a educação e ver seus textos publicados ou aparecer em alguma reportagem ou matéria do jornal.
Muitos dedicaram horas com pesquisas, realizando estudos, navegando na internet perdendo noites de sono, lendo livros, revistas, enfim dedicaram horas da sua vida em prol de uma educação melhor e no anseio de ver suas idéias e trabalhos publicados.
Em primeiro lugar um nome deve constar no topo das homenagens, o do Professor Marcos Antonio, sendo ele a peça principal de todo O Suplemento Escola. Parabenizar e elogiar são pouco diante do esforço, da dedicação, da inteligência, abnegação, determinação, superação, paciência e de todos os requisitos que fazem deste homem um baluarte na divulgação das atividades da educação no Rio grande do Norte, especificamente Mossoró e região. Muito tem contribuído este SUPLEMENTO ESCOLA mesmo nos momentos de maiores crises que passou ou talvez ainda passe a educação do Rio Grande Do Norte, divulgando o que tem de bom e ruim no nosso meio educacional.
O Projeto Ler Para Saber Mais trouxe definitivamente o jornal para dentro da escola mostrando toda a importância deste indispensável meio de comunicação na aplicação das suas matérias nas diversas disciplinas da grade curricular dentro dos mais variados assuntos. Muitas escolas através de seus professores desenvolveram trabalhos diversos em sala de aula utilizando este veiculo de comunicação para incentivar a leitura.
Muitos nomes passaram durante todos esses anos que existe O SUPLEMENTO ESCOLA. Citarei alguns mais conhecidos e que tive oportunidade de ler seus textos e reportagens como; Franceliza Monteiro, Flávia Fonseca Lima, Teobaldo de A. Costa, Socorro Gurgel, Graça Viana, Paula Carolina, Edimara de Lima, Francisca M. da Silva, Fábio Paride Pallota, Professor Raposo, José Tavares de A. Neto, José Romero A. Cardoso, João Batista Freire, Eustáquia S de Sousa, Tarcisio Mauro Vago, Olga Mendonça, Vitória Gurgel, José Adécio, Jadson Arnaud, Simone Golçalves da Silva Policarpo, Marilsa Fernandes, Maria da Graças Henrique, Táis Julião, Roberto Calixto, Carlos Heitor Filho e centenas de outros professores e profissionais ligados a educação que passaram por este semanário do Jornal Gazeta do Oeste.
Nesta homenagem gostaria de destacar de todos os nomes o de uma professora onde nos seus textos quando lia sentia algo diferente no seu conteúdo, alguns detalhes me chamavam mais a atenção que todos os outros textos. Procurei descobri o que era. Envie um e-mail para ela pelo endereço escrito junto aos textos, começamos um intercambio amigável e descobri a diferença logo. “Seus textos eram escritos com a palavra do coração”, tudo que ela escrevia vinha do fundo da sua alma e feito com amor e dedicação, foram dezenas e dezena de textos escritos noite adentra com muito zelo e dedicação. Muitos deles voltados para a causa dos deficientes físicos e suas crianças, como ela diz de seus alunos, “minhas crianças”. Muitos foram os temas apresentados pela professora preocupados com a saúde, ALIMENTAÇÃO NATURAL COMO ALTERNATIVA DE VIDA, ALGAS MARINHAS, VERDURAS DO MAR, QUE TEU ALIMENTO SEJA SEU REMÉDIO. Outros temas também fizeram parte do acervo de mais de setenta textos publicados no Suplemento Escola do Jornal Gazeta do Oeste, foram dezenas e dezenas deles; EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO A DIVERSIDADE, ORDEM E PROGRESSO, SE EU QUISER FALAR COM DEUS, DIA INTERNACIONAL DA MULHER, RÉTRASAME LA MUERTE, DROGAS TÔ FORA!, ORAÇÃO DO ESTUDANTE, PROFESSOR 100% ALFABETIZADOR, O MONSTRO DA INDIFERENÇA (Excelente texto este), DEFICIENTE DO CORAÇÃO, PESSOAS PRECISAM DE PESSOAS, MEU IRMÃO NEGRO, DAI-ME FORÇAS SENHOR, CARTA DE UM EXCEPCIONAL, ORAÇÃO DO ALUNO ESPECIAL. Estes últimos textos citados foram os mais emocionantes e envolventes que li, mas tiveram muitos outros escritos por ela que não tive a oportunidade de ler ainda, mas com certeza irei lê-los.
Meus sinceros parabéns a MARTHA CRISTINA MAIA professora da rede pública Municipal. Uma amiga do peito que conheci através do Suplemento Escola aprendendo a admirá-la de coração pela sua inteligência, bravura e dedicação a educação. Uma guerreira que mesmo deficiente de uma perna que a poliomielite teimou em paralisar, luta e trabalha incansavelmente dando um exemplo de perseverança e superação jamais visto por quem a conhece de perto, e eu tive este privilegio de conhecê-la. Tornei-me seu fã número um em ver nela uma abnegação jamais visto em muitos educadores que mesmo sendo pessoas saudáveis sem deficiências se nega a lutar e ter a responsabilidade de trabalhar por uma educação de qualidade, muitas vezes se omitem em ate trabalhar no seu expediente normal. Mas ela mesma deficiente é responsável e pontual nas suas atitudes e no desempenho das suas funções como educadora. Mil parabéns “Fessora” MARTHA CRISTINA MAIA.
Encerro com as palavras do seu último texto publicado; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; DIREITO A DIVERSIDADE, da minha querida amiga e “fessora Martha” como carinhosamente aprendi a chamar.
“Queremos construir uma escola acolhedora aberta à diversidade, ao novo mundo que se anuncia. Ainda lutamos contra a quebra de paradigmas dentro do próprio sistema. Tratamentos diferentes não se referem a privilégio, e sim, à disponibilização de oportunidades iguais. E você, professor, tenha orgulho de sua profissão, sua sabedoria é cultura de uma arte única que pertence só a você.
A sociedade precisa conhecer os novos talentos, o seu trabalho, o seu respeito pelas diferenças e sua luta pela diversidade. Inclusão hoje e sempre... E a você, querido leitor, um lindo dia, lindo e especial cheio de luz, é o meu desejo” Martha Cristina Maia.




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial