segunda-feira, maio 21, 2007

A OMISSÃO

A OMISSÃO

Por William Pereira da Silva


A omissão é o ato ou efeito de omitir(-se). Aquilo que se omitiu; falta, lacuna. Ausência de ação; inércia. Juridicamente é o ato ou efeito de não fazer aquilo que moral ou juridicamente se devia fazer.
No artigo do professor Wilson Bezerra de Moura, publicado do Jornal Gazeta do Oeste, na Coluna OPINIÃO do dia 18 de abril de 2007, ele coloca a omissão como um crime de alto grau, ainda segundo ele; “Salvo melhor entendimento, o maior crime que se pode cometer é a omissão. Este pode ser catalogado no código penal como o pior e mais grave de todos os crimes, porque o elemento em sã consciência pode cometê-lo fria e indiferentemente. O agente que pratica um ato errado pode Ter atenuante por ser movido de forte emoção. Já o omisso nada tem de emoção, torna-se culpado pelo fato de em plena consciência deixar de tomar uma atitude por questão de foro íntimo.”
As lutas pela melhoria da educação vêm de longas datas e todos sempre foram chamados para inserir-se nela. Muitos são chamados, poucos os que vêm lutar pela causa da educação. Notoriamente a luta envolve somente questões salariais e recursos para a educação sendo o restante dos problemas cruciais esquecida por todos.
Não vejo em nenhuma pauta de assembléias de sindicatos ou dentro das escolas a questão dos desmandos dentro do setor educacional. Há uma omissão escandalosa da parte de muitos educadores com as questões cruciais que deturpam o bom andamento do funcionamento das escolas sendo as causas conhecida de todos.
Lamentavelmente muitos têm consciência plena da real situação da ingerência, da incompetência e muitas vezes das aberrações cometidas por muitos dirigentes de escolas juntamente com favorecimentos ilícitos a amigos em diversas situações.
Vemos nos dia-a-dia acontecimentos dos mais nefastos sendo cometidos por muitos funcionários públicos inclusive professores que se Omitem em cumprir o mínimo da sua carga horária deixando alunos sem aula comprometendo o funcionamento normal da escola. Alguns hipocritamente não comparecem nem na escola e são apadrinhados de alguém não sendo importunados cortando seu ponto ou sem nenhum tipo de punição. Assim fica muito difícil conseguir uma educação de qualidade. Não adianta governos investirem pesados no setor enquanto houver a omissão de muitos em relação às situações catastróficas no interior de algumas escolas.
Houve casos em que professor ligado diretamente ao sindicato, sabedor das improbidades administrativas dentro da escola, indiscriminadamente omitiu-se deixando acontecer fatos desagraveis a toda comunidade escolar. Volto a lembrar as palavras do Professor Wilson Bezerra; O agente que pratica um ato errado pode Ter atenuante por ser movido de forte emoção. “Já o omisso nada tem de emoção, torna-se culpado pelo fato de em plena consciência deixar de tomar uma atitude por questão de foro íntimo.”
Temos de ter em mente na atualidade que temos o poder de agir e coibir as ações daqueles que usufruem dos bens públicos em benefícios próprios, como também dos politiqueiros de plantão na utilização das escolas como curral eleitoral. Os tempos mudaram, basta que deixemos de ser omissos para haver as reais mudanças necessárias no setor educacional.
É preciso acabar com OS “BUDAS” DA EDUCAÇÃO, aqueles que vão a escola sentar numa cadeira, meditar ou proclamar com voz altiva e eloqüente na importância das mudanças verdadeiras, mas não agem de acordo com o que pregam ficando como a estátua de BUDA eternamente sentada meditando numa educação melhor.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial