segunda-feira, maio 21, 2007

INDIGNAÇÃO

INDIGNAÇÃO

Por William Pereira da Silva

Muitas vezes nos tornamos chatos e repetitivos com o que apresentamos nos textos escritos, mas tem assuntos que não podemos fugir ou ignorar pelo fato de ter em mente ser esta uma das razões e talvez seja a principal da decadência do ensino publico do País. Falo da CORRUPÇÂO enraizada no sistema educacional Brasileiro, particularmente na rede pública de ensino Estadual.
No Jornal Nacional da Rede globo de Televisão no dia 27 de fevereiro de 2007 os apresentadores William Bonner e Fátima Bernardes dão esta notícia:

“No Ceará, o Ministério Público descobriu toneladas de livros didáticos vendidos para a reciclagem de papel. Livros que foram distribuídos de graça pelo governo federal. E muitos não passaram pelas mãos de aluno nenhum. O plenário e a sala de jurados viraram depósito de livros. As quase duas toneladas recuperadas pelo Ministério Público foram trazidas para o Fórum. A maioria, livros do ensino fundamental: português, matemática, ciências, história. Publicações distribuídas pelo Programa Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação, para as escolas de Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza. O que mais chama atenção nos livros recolhidos pelo Ministério Público é o bom estado de conservação de grande parte deles. Os de ciências, chegaram ao município ano passado. Nunca foram usados. E já iam virar papel reciclado. Os livros estavam em uma casa. O dono, que trabalha com materiais recicláveis, não foi encontrado. A família afirmou que os livros foram comprados da própria Secretaria de Educação do município, a R$ 0,10 o quilo. Como pertencem a União, o processo vai para a Justiça Federal. "Não há explicação para que o município, através de pessoas que têm instrução, que são conhecedoras da legislação, coloquem livros novos para serem reciclados, é uma coisa que realmente nos deixam perplexos", afirma a promotora Maria do Carmos Damasceno. A secretária de Educação de Itaitinga, Yaponira Chaves, confirma a venda, mas só das edições antigas. "Eu não posso afirmar se foi de propósito, se foi descaso, falta de controle, nós estamos agora averiguando o que foi que aconteceu realmente", fala Yaponira. No Fórum, funcionários e voluntários ajudam organizar as publicações. A líder comunitária Aurelice da Silva conta que em algumas escolas da cidade não há material suficiente e vários alunos têm que dividir o mesmo livro. “Em uma turma de 30 alunos, recebem 20 livros, no máximo. Eu tenho dois filhos que estudam na escola pública e eu sinto na pele e eles também", conta Aurelice”.
Indignado foi como fiquei ao ver e ouvir esta noticia. Como podemos falar em educação, diminuição da violência, da marginalidade, aumento do crescimento econômico do País se ainda temos de conviver com este tipo de violência contra a educação do Brasil? Vender Livros caríssimos, nunca usados, ainda embalados no plástico, por R$ 0,10 o kg para virar papel reciclável. Isto é um absurdo, um crime sem tamanho, merece cadeia e das grandes as pessoas envolvidas neste ato insano que revolta qualquer ser humano com sensibilidade para entender as causas da grande miséria existente em nossa Pátria , onde jovem perdem sua vida na marginalidade não encontrando meios de ter uma educação de qualidade.
Sempre escrevo textos relacionados à educação me referindo ao grande mal existente em nosso meio educacional que é a CORRUPÇÃO, sem lutar contra ela não haverá uma mudança significativa na educação do Brasil. Temos de banir do nosso meio gente desta estirpe, simples burocratas sem um mínimo de vivência na base educacional, simples esquentadores de cadeiras em salas de ar condicionados utilizando a educação somente para promoção pessoal, figurinhas humanas, fantoches de políticos, seres arrogantes e insensíveis mascarados de administradores usurpando o direito de todos vivenciarem uma educação de verdade onde educadores sejam respeitados pela sua intelectualidade e conhecimentos técnicos, alunos respeitados pela sua necessidade de aprender e se preparar para o mundo com conhecimentos e dignidade para concorrer com condições iguais dentro do contexto social.
Temos todos sem distinção, sem medo de expor nossos sentimentos de cólera despertada por ação indigna, mostrar o ódio, a raiva, o desprezo, a repulsa, a aversão a essas pessoas que ainda teimam em destruir o maior patrimônio da humanidade, A EDUCAÇÃO.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial