sábado, outubro 20, 2007

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS

William Pereira da Silva
O processo da Gestão Democrática nas escolas públicas, passa por algo bem mais amplo do que imaginados por muitos. Não é somente a eleição para diretor a conclusão do processo e sim a participação efetiva com o comprometimento e responsabilidade de toda comunidade escolar em conselhos, associações e grêmio estudantil. Nós professores temos o dever de criar nossas associações dentro das escolas para que, independente da direção, supervisão, coordenação e outros segmentos, possamos nos reunir, debater nossa situação, defender nossos direitos juntamente com condições mais saudáveis e propicias a nossa função.
Na escola que trabalho  comecei os primeiros contatos com meus colegas para definirmos, já no inicio do próximo ano, a criação da nossa associação, alguns assimilaram a idéia enquanto outros conservadores ainda relutam em não acreditar na nossa ação.
Alguém pode perguntar para que uma Associação de Professores dentro da escola, qual finalidade teria num espaço tão pequeno onde já temos muitas reuniões dando chance dos professores demonstrarem suas ideais e defender seus interesses.
Sabemos que muitas decisões são tomadas em muitas escolas em salas de portas fechadas, com três ou quatro pessoas decidindo sobre nós, onde não somos ouvidos, nem consultados sobre nossos destinos, interesses e direitos. Decisões essas, geralmente favorecem um grupinho de pessoas ou os amigos e correligionário da direção, sendo isso uma pratica comum nas escolas públicas. Há muitas injustiças no ambiente escolar, no qual nós professores geralmente somos os culpados por toda mazela que existe dentro delas. Tive o desprazer de ver colegas, bons profissionais, com anos na escola, experiências ricas, serem trocados por novatos, apenas por não ser amigo da diretora, contrariando "certas" decisões da mesma. Esse é só um exemplo entre tantas outras Injustiças e incompreensões que sofremos.Certos fatores na rede pública de ensino me intriga. Uma escola tem uma sala de professores com ar-condicionado, gelàgua, mesas e cadeiras suficientes para todos, paredes decoradas, quadro de avisos, fica em local fechado sem trânsito de alunos e outros funcionários, mini-biblioteca, garrafas térmicas com chá e café, estantes, televisão, enfim uma sala própria, adequada, condizente com nossas necessidades. Noutra a sala dos professores é sempre aberta, não tem ar-condicionado, é um passa-passa de alunos, é caminho para direção, supervisão, secretaria, não tem gelàgua, as paredes limpas, é um fuzuê daqueles. Por quê? Elementar não acha. Alguns professores são afortunados, não comparecem na escola para dar aula e seu dinheiro vem todo mês integral, sem faltar um tostão, enquanto outros professores suam a camisa e numa simples falta são massacrados e taxados de incompetente. Acontece? Acontece sim, sabe por quê? Porque agimos sem organização, soltos a mercê da fúria e incompetência de alguns diretores que criam grupinhos para protegê-lo e elegê-lo em eleições futuras. Os melhores setores e cargos são para seus "amiguinhos".
Sofremos muito com a realidade escolar, desde a violência, desinteresse dos alunos, falta de reconhecimento profissional, ausência da família para ajudar na educação dos alunos, projetos não reconhecidos, intolerância de diretores, assedio moral, falta de material didático, salários defasados, ambiente de trabalho carregado de intrigas e más querências, corrupção, são umas infinidades de fatores, que nos colocam em estado de estresse constantes. Portanto a Associação de Professores seria o fórum para debatermos todas essas e outras questões, para juntos lutarmos por dias melhores nas nossas atuações dentro das escolas.
Para formar uma Associação de Professores dentro da escola somente é necessário o interesse de três ou mais professores. O primeiro passo é formular uma carta mostrando a necessidade e os motivos para a formação da associação,entregar, convidar a todos, nos três turnos, se houver, para uma reunião em determinado horário. Reunidos, que seja no mínimo cinco professores,  criar um simples estatuto, compor uma diretoria, fazer a ata, registrar em cartório, elaborar um calendário de reuniões, planejarem ações futuras e começar a lutar pelos nossos direitos.
Quando nossas reivindicações não forem atendidas, nossos direitos feridos vão ao ministério público solicitar uma audiência pública, ou seja, um caso mais grave, solicitar advogado para nossa defesa. Unidos somos mais forte.
Vejamos o  exemplo dos búfalos.
"O búfalo adulto é muito forte, impondo respeito mesmo a um grupo de leões que possa cruzar no seu caminho. Além do homem, possui como predador natural o leão, mas mesmo um indivíduo da manada é capaz de se defender usando a força ou a proteção da própria manada. Regularmente pelo número de animais na manada, pela dispersão no terreno e pela falta de defesa de animais idosos, os leões podem matar e comer um búfalo, mas isto exige que um grupo de leões se organize e ataque um único animal. É raro o fato de um leão atacar e derrubar um búfalo adulto sozinho." Sejamos búfalos para unidos combater os leões da educação.

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