sábado, outubro 06, 2007

DIA DO PROFESSOR

DIA DO PROFESSOR

William Pereira da Silva
Vem ai o dia  15 de outubro, o dia do professor. Professor é o profissional que ministra aulas ou cursos em todos os níveis educacionais, a saber: Educação infantil, Educação fundamental, Ensino médio e superior, além do Ensino profissionalizante e técnico.. É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, em sua maioria, dependem dela. Nas séries iniciais da escolarização, temos uma porcentagem elevada de mulheres exercendo a função; no Brasil, com o passar dos níveis escolares, vemos a inversão dos percentuais em favor dos homens. Platão, na República já alertava da importância do papel do professor na formação do cidadão.
Nos Estados Unidos da América (E.U.A), o termo Professor é reservado apenas para indivíduos que ministram aulas em instituições de ensino superior (college ou university). Professores do ensino fundamental ou médio são denominados Teachers. Além do ensino propriamente dito, Professors nas universidades americanas dedicam-se principalmente a atividades de pesquisa, incluindo a orientação de alunos de pós-graduação
No Reino Unido, o uso do título Professor é ainda mais restrito do que nos Estados Unidos, sendo reservado apenas a docentes seniores em universidades. O nível inicial da carreira acadêmica em universidades britânicas, aberto normalmente a indivíduos que já detenham o grau de doutor, é designado Lecturer. Seguem-se os níveis de Senior Lecturer, Reader e, finalmente, Professor, este último atingido apenas por um número muito pequeno de indivíduos que normalmente são chefes de departamentos acadêmicos ou detêm uma cátedra pessoal.
Em vários países da Europa, p.ex, França e Alemanha, o título de professor é também reservado, nas universidades, apenas a docentes seniores. Ao contrário do que acontece nos países de língua inglesa porém, a promoção ao nível de Professor requer que, além do grau acadêmico de doutor, o candidato passe também pelo processo de Habilitação (semelhante à antiga Livre-docência no Brasil), que normalmente exige a submissão de uma segunda tese (monográfica ou cumulativa) e uma aula pública ministrada perante uma banca de especialistas. Em geral são necessários vários anos de experiência profissional ou acadêmica após a conclusão do doutoramento para que um indivíduo se qualifique a obter uma Habilitação.
O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro aqui no Brasil, mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no nosso país.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Atualmente temos o comemorar? Creio que sim. Mesmo diante das dificuldades impostas pelos governantes, causando uma crise sem precedentes na educação, nós professores resistimos com bravura, sabedores da importância da educação para as crianças e jovens do nosso país. Somos heróis lutando na adversidade, contra a ignorância dos políticos que não vêem na educação a grande salvação para toda nação. Não há desenvolvimento econômico com um povo pobre e ignorante. Educação é revolução, e nós professores fazemos parte deste contexto. Viva o Dia dos professores.
O meu incentivo e grande abraço a todos os educadores de verdade deste país, que lutam por dias melhores e educam com dedicação. Meu abraço e carinho especial a Professora Martha Cristina Maia que, mesmo deficiente dá exemplos de superação, ensinando com carinho e  amor enfrentando o preconceito e a incompreensão de muitas pessoas, um grade exemplo de mulher e professora.  Felicidades a todos os professores.
Colaboração Professora Edilma da escola CG GAMA – DISTRITO FEDERAL, Coordenadora de Pedagogia.
 

Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial