quarta-feira, março 25, 2009

EM DEFESA DA ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO

EM DEFESA DA ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO
CARTA ABERTA A IMPRENSA E A TODA COMUNIDADE MOSSOROENSE
Mossoró, 2009.
A Escola Estadual Jerônimo Rosado esta completando cinqüenta anos de existência, é uma das escolas pública estadual de Mossoró com a melhor estrutura física entre todas as outras. Minha vida se confunde  com a história desta escola, completei cinqüenta anos de vida dos quais quarenta e sete anos vividos dentro dela, primeiro como morador, em seguida como aluno e hoje como professor. Toda minha infância, adolescência e vida adulta acompanhei sua trajetória, sua fase de ouro, seu fechamento, sua reabertura, suas crises.
Existem rumores do fechamento da mesma, são afirmações falsas, enganosas.  Esta acontecendo é que houve o fechamento do turno vespertino motivado pelas constantes investidas da Inspeção escolar que a cada visita deturpa seu funcionamento normal. Tudo começou no ano de dois e quatro quando da primeira inspeção, por determinação da Secretaria de Educação, as turmas não poderiam ter menos de quarenta alunos, de forma inconseqüente a inspeção juntou turmas que tinham trinta alunos com outra de vinte e cinco e formou turmas de cinqüenta e cinco alunos, turmas de vinte alunos com outra de vinte e formou outra com quarenta e assim sucessivamente, isso gerou uma insatisfação enorme nos alunos que  estavam no segundo semestre, bem adaptados, sendo remanejados para outras turmas gerando uma confusão enorme, muitos preferiram sair da escola em massa. Professores removidos com a redução de turmas, muitos mestres com projetos riquíssimos foram desqualificados da sua função deixando um vazio enorme, mesmo assim conseguimos o primeiro lugar no Festuern, primeiro lugar em várias competições esportivas, primeiro lugar em competições de danças folclóricas, implantação de laboratórios de informáticas, ciração de um clube de xadrez e outras realizações consideráveis. Tentamos reagir a todo custo mantendo nossa escola em funcionamento.
Outros fatos e fatores lamentáveis aconteceram também motivados pelo Governo do Estado nos anos 2003-2005 quando deu carta branca aos politiqueiros de plantão, para ter o poder de nomear os diretores de escolas, sendo indicados pessoas sem um mínimo preparo profissional, qualquer um, seja quem fosse desde que tivesse indicação política poderia ser diretor de uma escola, foi um desastre. Fomos premiados com uma Diretora incompetente e irresponsável com uma administração desastrosa, cometeu improbidade administrativa, peculato, nepotismo, sinecura, acatou todas as determinações das inspeções, não ouviu a comunidade, foi centralizadora. A mesma foi exonerada do cargo pelo Secretário de Educação ao vivo no jornal da TV Cabugi, ela foi acusada com provas contundentes de desviar verbas da escola, um escândalo sem precedentes abafado da comunidade, estas ocorrências lamentáveis  provocaram uma crise interna no qual a escola foi extremamente prejudicada partindo daí uma crise sem igual, juntamente com  os funcionários e professores
Reagimos com a eleição direta para Diretor, conseguimos manter a escola aberta, porém a inspeção voltou outras vezes e cometeu os mesmos crimes de anteriormente, neste ano a mesma situação voltou a repetir, a inspeção de forma sorrateira, removeu professores, impediu matriculas, fechou o turno vespertino numa atitude que desrespeitou toda a comunidade escolar, a gestão democrática foi jogada no lixo, um verdadeiro terrorismo de baixa qualidade.
A ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO ESTA ABERTA, NÃO FECHOU SUAS PORTAS, estamos em pleno funcionamento com o turno matutino com quatorze (14) turmas de ensino fundamental e médio, o turno noturno com oito turmas (8) em média trintas alunos por turma que equivale à média de seiscentos e sessenta alunos (660). Num esforço gigantesco a direção da escola contrapondo a inspeção que teima em não esperar a chegada dos alunos da zona rural com o termino da greve para renovar suas matriculas, enviou oficio ao Secretário de Educação solicitando a implantação de mais turmas, o não fechamento do turno noturno por que de acordo com a portaria da Secretaria as escolas que tiverem números reduzidos de turmas no noturno serão remanejadas para escolas com maior número de turmas e a Escola Jerônimo Rosado ganha neste critério por ter oito turmas e as outras escolas menos, querem é remanejar os da nossa escola e isso não permitiremos.
Esclarecemos a imprensa e a toda comunidade mossoroense que lutaremos até as nossas ultimas forças para reaver nosso alunado voltando a Escola Estadual Jerônimo Rosado e ela voltando ao lugar que  merece, como a melhor e maior escola pública de nossa cidade e região. Avisamos aos interessados no fechamento da E.E. Jerônimo Rosado que afiem suas armas que lutaremos ate as últimas conseqüências, terão de suar muito e sair da surdina em que se encontram para enfrentar o Ministério Publico, o Ministério da Educação, a Presidência da republica, o Superior Tribunal Federal, utilizaremos todas as instancias possíveis para não deixar esse rico patrimônio da educação ser jogado fora.
Conclamo toda a imprensa e toda comunidade mossoroense para visitar nossa escola, a imprensa fazer uma matéria sobre nosso lado positivo, ver nosso potencial, todos os recursos didáticos, o ginásio de esportes, salas de informática, auditório, sala de ginástica com barras e espelhos, toda uma estrutura pronta para oferecer o que muitos escolas particulares não têm, precisamos apenas da compreensão do Governo do Estado para respeitar a escola pública deixando a gestão democrática agir de acordo com as leis, então mostraremos que é possível reerguer nossa escola tornando-a a melhor de Mossoró.


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial