domingo, junho 15, 2008

“ATENA HÍGIA”

"ATENA HÍGIA"

 

William Pereira da Silva

 

Atena é a deusa grega da sabedoria, do ofício, da inteligência e da guerra justa. Há também quem grafe o seu nome como Palas Atená. Freqüentemente é associada a um escudo de guerra, à coruja da sabedoria ou à oliveira.  Atena se tornou a deusa mais poderosa, ensinou aos homens praticamente todas atividades, como caça, pesca, uso de arco-e-flecha, costurar (algo que ela fazia como ninguém),dançar, e, como havia saído da mente de Zeus, sua marca é a inteligência.

Considero Atena a Deusa da Educação, pois, segundo a Mitologia Grega  ser ela a deusa da sabedoria e da inteligência, virtudes  trabalhadas na Educação do ser humano.

Existe também a deusa Higia, filha de Esculápio, era a deusa da saúde, limpeza e exercia uma importante parte no culto do pai Enquanto seu pai era mais associado diretamente com a cura, ela era associada com a prevenção da doença e a continuação da boa saúde. Atena também foi chamada de "Atena Hígia".

Essas duas Deusas  tiveram uma grande importância para a civilização da antiga Grécia que tanto valorizavam a educação como também a saúde de seu povo. Na nossa contemporaneidade o que existem são os Diabos da Educaçãoe da  Saúde infernizando a a vida da população com todo tipo de desvio do dinheiro público, prejudicando sensivelmente esses dois setores tão cruciais para uma vida melhor de todos norteriograndenses.

Tenho sonhado há anos com uma "OPERAÇÃO ATENA" na Secretária de Educação, no que se refere aos recursos aplicados nos últimos dez anos na educação do Rio Grande do Norte. Não só na Secretaria de Educação, mas também nas Dired's e em muitas escolas que há anos são utilizadas para desvio de dinheiro públicos, principalmente na cidade de Mossoró e interior do Estado.

É público e notório o caos e as sucessivas crises que vivem as escolas públcas do nosso Estado e não existe uma explicação mais palpavel que a da composição de verdadeiras quadrilhas no interior delas desviando os recursos destinados ao bom funcionamento da escola. Prova disso foi a operação Hígia da Policia Federal no RN donde a documentação retirada para iniciar as investigações começaram na Secretaria de Educação, confirmando a ligação existente entre esses grupos.

Publicado em jornais do Estado existem insinuações que algum politico contra o sistema da Governadora do Estado, teria retirado documentação da Secretaria de Educação e entregado a Policia federal, como uma vingança po rnão ter atendido seu pleito para as eleições vindoura.

Atena se tornou a deusa mais poderosa, , e nós deveriamos recorrer a esta  Deusa para juntos lutar com força e determinação contra as mazelas que assolam nossa educação.

Plutarco reconta:

"Um estranho acidente aconteceu no curso da construção [do Partenon], que mostrou que a deusa não era aversa ao trabalho, mas era cuidada e cooperava em trazê-lo a perfeição. Um dos artífices, o mais rápido e o trabalhador mais habilidoso entre todos, com um pedaço do seu pé caiu de uma grande altura, e disposta em uma condição miserável, os médicos não tinham esperanças de sua cura. Quando Péricles estava em dor sobre isto, a deusa [Atena] apareceu para ele a noite em um sonho , e ordenou um curso de tratamento, no qual ele aplicou, em um curto período de tempo e com grande facilidade curou o homem. E sobre esta ocasião era que ele criou uma estátua de latão de Atena Higia, na cidadela perto do altar, no qual eles mencionaram que estavam lá anteriormente. Mas foi Fídias que fez a imagem da deusa em ouro, e tem seu nome inscrito no pedestal como trabalhador dela".

Quem em sonho Atena Hígia nos mostre o caminho a seguir para criarmos forças e lutar contra os Diabos que comandam a educação no Rio Grande do  Norte e dar a cura para fazer uma limpeza no setor educacional curando nossos males.

 

 



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial