sábado, maio 10, 2008

UTOPIAS E SONHOS

UTOPIAS E SONHOS
William Pereira da Silva
 
O que seria do ser humano se não fosse sua capacidade de sonhar, idealizar seu futuro, realizar seus mais simples desejos, felizmente também somos Utópicos.
De acordo com a Wikipedia, a enciclopédia livre da internet, Utopia tem como significado mais comum a idéia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, (uma escola) sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo.Utopia é um termo inventado por Thomas More que serviu de título a uma de suas obras escritas em latim por volta de 1516. Segundo a versão de vários historiadores, More se fascinou pelas narrações extraordinárias de Américo Vespucio sobre a recém avistada ilha de Fernando de Noronha, em 1503. More decidiu então escrever sobre um lugar novo e puro onde existiria uma sociedade perfeita. O "utopismo" consiste na idéia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo não só absurdamente otimista, mas também irreal de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem.
O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a Ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência. Freud, explica os sonho de diversas formas. Segundo Freud ele define os sonhos como  "realização dos desejos". Para o pai da psicanálise, no enredo onírico há o sentido manifesto (a fachada) e o sentido latente (o significado), este último realmente importante. A fachada seria um despiste do superego (o censor da psique, que escolhe o que se torna consciente ou não dos conteúdos inconscientes), enquanto o sentido latente, por meio da interpretação simbólica, revelaria o desejo do sonhador por trás dos aparentes absurdos da narrativa.
Numa reunião na escola para definir os rumos do Projeto Politico Pedagogico, critiquei veementemente sobre a maneira como são conduzidos os fatos, as decisões, as ações, os planejamentos. Retruquei afirmando não haver competencia dentro da escola para definir, organizar, pondo em pratica as sugestões, projetos, ações diversas dentro da escola. Sugeri como poderia funcionar melhor nossa escola, dando exemplos, metas, demonstrando minhas experiências vivivas durante vinte e oito ano de magistério e uma vida toda dentro do sistema educacional. Para meu espanto uma professora diz que eu sou um sonhador, vivo de utopias, num tom de crítica desqualificadora das minhas ideias e sugestões.
Aconselho a esta professora como tambem a todos que pensam como ela, informar-se sobre a importancia dos sonho e das utopias em nossas vidas. Não seria Jesus cristo, Leonardo da Vinci, Alberto Eistein, Julio Verne, todos grande nomes da história da humanidade grandes  sonhadores,  utopicos? Aconselho tambem ler sobre a Teoria Quantica,  explica sobre um mundo de possibilidades, explicando que tudo realizado pelo homem na terra veio dos sonhos. Carro, casas, aviões, edificios, navios, toda a tecnologia de onde veio? Da mente humana, das ideias, dos sonhos. No livro O Segredo, sucesso munidal, revela A ATRAÇÃO, o principal meio de você realizar todos os seus sonhos, atrair para si pensamentos extremamente positivos retirados dos seus pensamentos, dos seus sonhos.
Sonho e sempre sonharei com uma escola pública de qualidade, sonho por que sei que é possivel isso, sonho porque já vivenciei, estudei, ensinei em escolas pública de qualidade, sonho porque sei sonhar e tenho certeza que atraves dele construo  o meu mundo, um mundo melhor, posso sonhar numa escola bem melhor que tenha eficiencia, competencia, para oferecer as crianças, jovens e eadultos deste pais uma educação de qualidade.
A escola que vivemos hoje é um pesadelo, porque as pessoas que nela atuam, em sua grande maioria, não sabem sonhar, fazendo de seus pesadelos o tormento de muita gente boa que quer somente trabalhar com dignidade e eficiencia. Viva os sonhos e todos os sonhadores deste mundo.
 
 


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial