sábado, março 15, 2008

CPI DA EDUCAÇÃO

CPI DA EDUCAÇÃO
William Pereira da Silva


Há uma luz no final do túnel. Parece que resolveram investigar o porquê de haver tanto dinheiro investido na educação e a cada dia ela piora consideravelmente.
Realmente é muito estranha esta situação no Brasil. O Banco Mundial há anos que empresta dinheiro ao nosso país para investir pesado na educação e o que vemos é um verdadeiro desastre neste setor tão crucial para o desenvolvimento de qualquer nação.
Quais seriam as causas disso? O que esta havendo? A quem interessa este estado de coisas? Quem ganha com o caos da Educação Pública? A Educação da Rede Privada de ensino também tem crise? Há soluções? Perguntas e mais perguntas pairam no ar. No nosso dia-a-dia nas escolas dá para perceber a quantidade de recursos destinados pelo Governo Federal e Estadual para a educação, é muita, mas muita verba investida nas escolas; livros, computadores, merenda escolar, recursos do PDE, ( A escola em que trabalho recebeu agora neste mês dezesseis mil reais R$ 16.000,00 do PDE para recuperar os índices baixos dos alunos em português e matemática), televisão, vídeos, DVD’S, mesas, estantes, cadeiras, equipamento de laboratórios e outros, mas fica a dúvida de como tudo isso esta sendo cuidado, quem e como esta tratando esses recursos materiais enviados pelo governo.
Cristovam Buarque, senador do PDT-DF que defende uma revolução na educação, fez uma citação que demonstra como os políticos pensam sobre a educação no Brasil; "A CPI da Educação está pronta para ser criada, mas ninguém fala porque não é escândalo. Cartão corporativo tem mais prestígio que boletim escolar."
Várias são as assembléias legislativas em diversos Estados do Brasil está instalando suas CPI’S, Santa Catarina, Goiás, São Paulo, o próprio Cristovam Buarque(PDT-DF) propôs a criação da Comissão Parlamentar do Inquérito (CPI) do Apagão Educacional que deverá ao final dos trabalhos, elaborar um grande projeto de educação para a Nação. Essa é a expectativa do senador. O projeto, segundo ele, deve ser capaz de "atravessar os vários governos que virão não somente com soluções, mas também com um grande acordo".
Muitos acreditam que essas CPI’S não dão em nada, vira tudo pizza, embora haja aquelas que vez por outra dão resultados, quem sabe a da educação traga alguns frutos e abra o debate sério para a solução dos problemas da educação brasileira.
Da minha parte sei perfeitamente as causas primárias ocasionadora da crise educacional, na minha visão o primeiro fator é o Político, onde a classe política não tem uma política seria para o setor da educação. Algumas áreas são beneficiadas enquanto outras abandonadas, como exemplo as Escolas e Universidades Federal funcionam satisfatóriamente enquanto as estaduais sempre estão em crises sucessivas.
Diante da minha experiência educacional durante esses vinte e cinco anos acredito em alguns fatores negativos que trazem enorme prejuízo para a educação, esses fatores acontecem aqui no RN como também em muitos Estados do Brasil e onde esses fatores não ocorrem à educação tem melhoras significativas. Eis alguns:
1 – Interferência direta de políticos indicando cargos e funções
2 – Proteções aos servidores fantasmas ou não que são correligionários
3 – Esquemas organizados dentro do setor para desvios de verbas. (comerciantes, ex-deputados, ex-militares, funcionários públicos, chefes de repartições...)
4 – Corrupções profundas como peculatos, improbidades administrativas
5 – Inexistências de fiscalização do governo in loco na aplicação dos recursos (Só existe a burocracia, troca-se dinheiro e mercadorias por papel)
6 – Não é feito Tombamentos do patrimônio nas escolas, semestral ou anual.
7 - Não há combate a corrupção dentro das escolas e diversos setores da educação do RN (Não existe sequer uma instituição agindo ou preocupada com esse fator preponderante para tornar a educação mais eficiente)
8 - Gestão Democrática totalmente antidemocrática (Diretores eleitos obedecem fielmente seus lideres políticos, esquecem as leis que regem a educação). Há exceções lembrem-se.
9 – Diretores inexperientes causando grandes prejuízos ao funcionamento da escola
10- Professores e funcionários, relapsos, egoístas, inoperantes (aqueles que querem levar vantagem em tudo, menos trabalhar)
11- Falta da disciplina geral para funcionários públicos e alunos (proteção de políticos e paternalismo acentuado)
12- Escola em sistema de Comodato ( Escolas privadas financiadas pelo governo retiram os alunos da rede pública ocasionando o fechamento de muitas escolas estaduais.)
13 – Salários dos professores não condizem com suas reais necessidades.
Enumeraria mais uma dezena de fatores negativos que corrói a educação do RN, mas tenho a consciência que os educadores deste Estado sabem perfeitamente das causas que ocasionam as mazelas do nosso sistema educacional, infelizmente nada é feito para moralizar transformando nossas relações com os governantes, a submissão reina, um calendário de pagamento em dia acomoda os funcionários fazendo deles massa de manobra.
"Todos nós somos culpados pelo que está acontecendo. Por isso, essa CPI propõe justamente colocar o Brasil no divã para fazer uma psicanálise", explicou o senador Cristovam Buarque

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