O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO - QUESTIONÁRIO
A professora Aldenora da ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO, esta tentando reconstruir O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO P.P.P da escola, a mesma elaborou um questionário para colher as opiniões e sugestões da comunidade em relação ao assunto. O questionário dos professores foi respondido por mim, o qual envio para conhecimento de todos que nossa escola procurar melhorar tentando sobreviver ao descaso dos governantes.
PROFESSORES
1 Como você vê o trabalho dos professores Turno: Matutino
- Como trabalhamos? (Realidade)
Trabalhamos com enormes dificuldades. Vários fatores contribuem para não termos um desempenho melhor.
O não cumprimento dos horários, falta de material didático, insegurança, indisciplina, má gestão (Não só da direção da escola), desordem, descasos de alunos, falta de apoio, baixos salários, descompromisso e omissão de alguns professores, recursos financeiros escasso ou mal investidos, tudo isso interfere na ação dos professores dentro da escola, Somos mais vítimas do que algozes, deveríamos encontrar a escola pronta para podermos atuar com mais eficiência e isso não acontece.
- O que precisamos transformar? ( Prioridade)
- Modelo de gestão
- Colocar em pratica a gestão democrática
- Divulgar a toda sociedade Mossoroense nosso potencial através de uma ampla campanha na imprensa
- Convidar alunos da rede publica Municipal de ensino através de visitas às escolas com distribuição folder
- Visitar segmentos da comunidade circunvizinha oferecer nosso espaço e recursos didáticos para realização de cursos diversos
- Concluir em breve tempo o P.P.P. pondo em pratica sua política.
- Valorização dos professores com respeito e ambiente saudável de trabalho, oferecendo salas apropriadas somente para os professores, sala de estudo, sala de descanso com ar condicionado, TV, geladeira.
- Ampliar ofertas de atividades a comunidade escolar como oficinas de teatro, dança, música, artes marciais, recreação, lazer, jogos, cursos, fóruns, seminários, palestras...
- Dar prioridade a comunidade escolar dando oportunidade de utilizar os espaços físicos e recursos da escola em detrimento do setor privado.
- Acabar definitivamente com os grupos de ARRIVISTAS do nosso ambiente de trabalho
- Fazer cumprir horários para professores, alunos, funcionários.
- Ter demonstração do orçamento financeiro anual da escola
- Criar almoxarifado organizado
- Estruturar, ampliar, organizar a Biblioteca.
- Realizar o tombamento do patrimônio, registrar em cartório e divulgar para comunidade.
- Transformar nossa escola em escola de tempo integral com o ensino fundamental e ou uma escola de ensino médio/profissionalizante nos moldes do CEFET que num futuro bem próximos se tornarão INSTITUTO DE EDUCAÇÃO.
Segundo a revista ÉPOCA/debate UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES MAIS RELEVANTES PARA O FUTURO DO PAÍS - Como Melhorar a Educação no Brasil Um guia para formar melhores professores O papel da tecnologia As escolas que dão certo - de 14 de abril de 2008, páginas 78-79, sugerem seis lições das escolas públicas que conseguem oferecer um bom ensino apesar das adversidades:
1. FORMAR ALUNOS COM VISÃO DE MUNDO
2. ADOTAR REGIME INTEGRAL
3. ESCOLHER O DIRETOR PELA COMPETÊNCIA
4. PREMIAR OS BONS EXEMPLOS
5. ESTIMULAR A LEITURA
6. ATRAIR A COMUNIDADE
- O que desejamos ( Sonhos)
- Uma escola que funcione normalmente dentro dos padrões mínimos de respeito e solidariedade, dando oportunidades a todos de expandir seus conhecimentos, projetos e idéias, colocando disciplina em todos os segmentos para cumprir o que determina as leis que regem a educação e a escola.
- Uma escola que tenha seus horários definidos e todos cumpram.
- Toda a equipe administrativa atue com freqüência e eficiência
- Os recursos financeiros sejam aplicados corretamente e divulgados a toda comunidade
- Todos os segmentos sejam ouvidos e dados o mínimo de recursos para funcionarem satisfatoriamente
- Almoxarifado organizado funcionando dentro dos padrões técnicos exigidos
- Biblioteca ampla, aumentado seu acervo juntamente como o espaço aumentado e pessoas qualificadas atuando no setor.
- Laboratórios funcionando normalmente
- Escola limpa
- Investimento maciço na cultura e nas artes em geral
- Ampliação das atividades físicas e esportivas
- Restauração do parque de atletismo
- Restauração completa da estrutura da escola e do ginásio de esportes
- Reforma nos acessos externo e internos com Eucatex e grades de ferro
- Extinguir de vez os ARRIVISTAS banindo este mal do meio da comunidade
- Ampliar a participação da comunidade em geral
- Priorizar todos os segmentos da escola em detrimento de outros setores da sociedade dando privilégio a comunidade escolar da E.E.J.R.
- Mudar o P.P.P. dando uma nova identidade à escola com cursos e um currículo diferente
- TRANSFORMAR NOSSA ESCOLA NUM INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (maior sonho).
Tudo que acontece em nossa volta tem várias causas que produzem seus efeitos.
- Em primeiro lugar não temos uma identidade própria, sempre somos levados a seguir orientações de outros, as velhas determinação da Secretaria de Educação e Cultura do Estado e Dired.. Nunca trabalhos nossa realidade, nossas peculiaridades, não temos autonomia suficiente para impor nossa missão dentro da escola, ficamos a mercê de decisões externas, nunca estamos coesos com os nossos objetivos, projetos, propósitos.
- Outra causa preponderante que há anos destrói nossa missão, são grupos de pessoas arrivistas, pessoas que tem a escola como um meio de promoção pessoal e político. A comunidade, o coletivo para eles não existem, isso tem levado nossa escola a falência e arruinado a missão principal.
- Influência política de partidos políticos, no qual seus correligionários atuam dentro da escola de acordo com as orientações destes políticos, não respeitam a realidade nem suas necessidades elementares de funcionamento.
- Nosso espaço físico é cedido constantemente para o setor privado como empresas, instituições religiosas e outras, utilizam nossos recursos de energia, água, telefones e vários setores da escola prejudicando sensivelmente a prioridade que são os alunos, professores e funcionários da própria escola.
- Más condições de trabalho para professores.
- A gestão democrática esta sendo esquecida por diversos segmentos da escola dando margem para os diretores e seus seguidores diretos atuar de acordo com suas resoluções.
- Falta de compromisso e responsabilidade com a gestão democrática por parte de seus segmentos...
3 - Na sua visão qual a importância e a necessidade do P.P.P. na escola?
De extrema importância e necessidade por ser o P.P. P a bússola norteadora das futuras ações que serão desenvolvida na escola.
" O Projeto Político Pedagógico representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar": segundo J. C. Libâneo
4 Você já parou para pensar como chegamos até aqui? Como sair desta situação? E o P.P.P. pode solucionar, atendendo as nossas necessidades da superação dos problemas constatados?
Chegamos com a determinação e a coragem de alguns que levantaram a bandeira em defesa da escola, afastando elementos nocivos a nossa comunidade (senão estaríamos fechados há muito tempo), foram muitas injustiças com pessoas que realmente lutam e lutarão sempre. Pessoas bem intencionadas que nunca são ouvidas e sempre humilhadas ou afastadas. A maioria resolveu seguir as orientações externas e chegamos ao que estamos hoje devido à inoperância, o descaso, a insensatez, a omissão, a bandalheira, a falta de compromisso de muitos. Foram anos de muitos altos e baixos, no qual nunca nos organizamos e nos unimos em prol da escola e sim a favor da manutenção de administrações arcaicas com interesse pessoal, administrações que tinham a escola como uma fonte de promoção pessoal e enriquecimento ilícito.
Superada este fase chegamos a gestão democrática que nada resolveu motivada pelas pessoas que formam grupos com interesse próprios e organizados ainda atuam no nosso contexto escolar.
A saída é lutarem unidos para reconstruí nosso P. P. P. dando uma identidade a nossa escola.
Evidentemente que o P.P.P.é o caminho para a solução de muitos problemas enfrentados hoje, para isso deve haver a participação com o compromisso de toda a comunidade na construção deste projeto. O P.P.P. pode desencadear o debate coletivo e trazer a tona as reais causas do nosso fracasso, ele não resolverá tudo o tempo todo, mas é o momento nesta reconstrução para tomar a frente e mudar os rumos da nossa escola.
5- O espaço é seu. Use-o para opinar sobre a atuação dos demais segmentos da escola.
- A gestão democrática propõe a atuação de todos os segmentos na administração, fiscalização, no funcionamento geral da escola. O que vemos é a omissão de determinados segmentos deixando de atuar nos diversos espaços oferecidos pela gestão democrática.
- A gestão democrática deveria ter um quadro composto por::
Ø Diretor
Ø Vice-Diretor
Ø Coordenador administrativo Financeiro
Ø Coordenador Pedagógico
Ø Conselho Fiscal
Ø Conselho escolar
Ø Associação de professores
Ø Grêmio Estudantil
Ø Associação de Pais e funcionários
Ø Associação de Apoio a Escola ( Comunidade, empresas, etc.)
Ø Comunidade em geral
- Atuamos somente com Direção, vice-direção, coordenador pedagógico, conselho fiscal não atuante (existe só na burocracia), o conselho escolar sem as representações devidas (falta alguns segmentos como pais, alunos e funcionários, só participa em minoria e faltosamente), enfim, existe a omissão e falta de compromisso de diversos setores e segmentos da escola na construção de uma gestão verdadeiramente democrática. Estamos ainda no processo administrativo de dez a vinte anos atrás.
- Creio que os professores deveriam empunhar a bandeira da gestão democrática e ter participação mais efetiva em todos os setores da escola ocupando espaços para determinar melhor os rumos de nossa escola, a nossa omissão é nossa ruína.
- Ainda estamos na fase embrionária da gestão democrática, há muito que debater e lutar para conscientizar os diversos segmentos da escola a ter uma participação e atuação efetiva construindo esta gestão democrática
**********************************************************************
Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial