domingo, maio 18, 2008

O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO - QUESTIONÁRIO

A professora Aldenora da ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO, esta tentando reconstruir O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – P.P.P – da escola, a mesma elaborou um questionário para colher as opiniões e sugestões da comunidade em relação ao assunto. O questionário dos professores foi respondido por mim, o qual envio para conhecimento de todos que nossa escola procurar melhorar tentando sobreviver ao descaso dos governantes.
PROFESSORES
1 – Como você vê o trabalho dos professores – Turno: Matutino
- Como trabalhamos? (Realidade)
Trabalhamos com enormes dificuldades. Vários fatores contribuem para  não termos um desempenho melhor.
O não cumprimento dos horários, falta de material didático, insegurança, indisciplina, má gestão (Não só da direção da escola), desordem, descasos de alunos, falta de apoio, baixos salários, descompromisso  e omissão de alguns professores, recursos financeiros escasso ou mal investidos, tudo isso interfere na ação dos professores dentro da escola, Somos mais vítimas do que algozes, deveríamos encontrar a escola pronta para podermos atuar com mais eficiência e isso não acontece.
- O que precisamos transformar? ( Prioridade)
  • Modelo de gestão
  • Colocar em pratica a gestão democrática
  • Divulgar a toda sociedade Mossoroense nosso potencial através de uma ampla campanha na imprensa
  • Convidar alunos da rede publica Municipal de ensino através de visitas às escolas com distribuição folder
  • Visitar segmentos da comunidade circunvizinha oferecer nosso espaço e recursos didáticos para realização de cursos diversos
  • Concluir em breve tempo o P.P.P. pondo em pratica sua política.
  • Valorização dos professores com respeito e ambiente saudável de trabalho, oferecendo salas apropriadas somente para os professores, sala de estudo, sala de descanso com ar condicionado, TV, geladeira.
  • Ampliar ofertas de atividades a comunidade escolar como oficinas de teatro, dança, música, artes marciais, recreação, lazer, jogos, cursos, fóruns, seminários, palestras...
  • Dar prioridade a comunidade escolar dando oportunidade de utilizar os espaços físicos e recursos da escola em detrimento do setor privado.
  • Acabar definitivamente com os grupos de ARRIVISTAS do nosso ambiente de trabalho
  • Fazer cumprir horários para professores, alunos, funcionários.
  • Ter demonstração do orçamento financeiro anual da escola
  • Criar almoxarifado organizado
  • Estruturar, ampliar, organizar a Biblioteca.
  • Realizar o tombamento do patrimônio, registrar em cartório e divulgar para comunidade.
  • Transformar nossa escola em escola de tempo integral com o ensino fundamental e ou uma escola de ensino médio/profissionalizante nos moldes do CEFET que num futuro bem próximos se tornarão INSTITUTO DE EDUCAÇÃO.
Segundo a revista ÉPOCA/debate UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES MAIS RELEVANTES PARA O FUTURO DO PAÍS  - Como Melhorar a Educação no Brasil – Um guia para formar melhores professores – O papel da tecnologia – As escolas que dão certo -  de 14 de abril de 2008, páginas 78-79, sugerem seis lições das escolas públicas que conseguem oferecer um bom ensino apesar das adversidades:
1.     FORMAR ALUNOS COM VISÃO DE MUNDO
2.     ADOTAR REGIME INTEGRAL
3.    ESCOLHER O DIRETOR PELA COMPETÊNCIA
4.     PREMIAR OS BONS EXEMPLOS
5.     ESTIMULAR A LEITURA
6.     ATRAIR A COMUNIDADE
- O que desejamos ( Sonhos)
  • Uma escola que funcione normalmente dentro dos padrões mínimos de respeito e solidariedade, dando oportunidades a todos de expandir seus conhecimentos, projetos e idéias, colocando disciplina em todos os segmentos para cumprir o que determina as leis que regem a educação e a escola.
  • Uma escola que tenha seus horários definidos e todos cumpram.
  • Toda a equipe administrativa atue com freqüência e eficiência
  • Os recursos financeiros sejam aplicados corretamente e divulgados a toda comunidade
  • Todos os segmentos sejam ouvidos e dados o mínimo de recursos para funcionarem satisfatoriamente
  • Almoxarifado organizado funcionando dentro dos padrões técnicos exigidos
  • Biblioteca ampla, aumentado seu acervo juntamente como o espaço aumentado e pessoas qualificadas atuando no setor.
  • Laboratórios funcionando normalmente
  • Escola limpa
  • Investimento maciço na cultura e nas artes em geral
  • Ampliação das atividades físicas e esportivas
  • Restauração do parque de atletismo
  • Restauração completa da estrutura da escola e do ginásio de esportes
  • Reforma nos acessos externo e internos com Eucatex e grades de ferro
  • Extinguir de vez os ARRIVISTAS banindo este mal do meio da comunidade
  • Ampliar a participação da comunidade em geral
  • Priorizar  todos os segmentos da escola em detrimento de outros setores da sociedade dando privilégio a comunidade escolar da E.E.J.R.
  • Mudar o P.P.P. dando uma nova identidade à escola com cursos e um currículo diferente
  • TRANSFORMAR NOSSA ESCOLA NUM INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (maior sonho).
 2 – Que causas impedem esta escola de  desenvolver sua missão principal?
Tudo que acontece em nossa volta tem várias causas que produzem seus efeitos.
  • Em primeiro lugar não temos uma identidade própria, sempre somos levados a seguir orientações de outros, as velhas determinação da Secretaria de Educação e Cultura do Estado e Dired.. Nunca trabalhos nossa realidade, nossas peculiaridades, não temos autonomia suficiente para impor nossa missão dentro da escola, ficamos a mercê de decisões externas, nunca estamos coesos com os nossos objetivos, projetos, propósitos.
  • Outra causa preponderante que há anos destrói nossa missão, são grupos de pessoas arrivistas, pessoas que tem a escola como um meio de promoção pessoal e político. A comunidade, o coletivo para eles não existem, isso tem levado nossa escola a falência e arruinado a missão principal.
  • Influência política de partidos políticos, no qual seus correligionários atuam dentro da escola de acordo com as orientações destes políticos, não respeitam a realidade nem suas necessidades elementares de funcionamento.
  • Nosso espaço físico é cedido constantemente para o setor privado como empresas, instituições religiosas e outras, utilizam nossos recursos de energia, água, telefones e vários setores da escola prejudicando sensivelmente a prioridade que são os alunos, professores e funcionários da própria escola.
  • Más condições de trabalho para professores.
  • A gestão democrática esta sendo esquecida por diversos segmentos da escola dando margem para os diretores e seus seguidores diretos atuar de acordo com suas resoluções.
  • Falta de compromisso e responsabilidade  com a gestão democrática por parte de seus segmentos...
3 - Na sua visão qual a importância e a necessidade do P.P.P. na escola?
De extrema importância e necessidade por ser o P.P. P a bússola norteadora das futuras ações que serão desenvolvida na escola.
" O Projeto Político Pedagógico representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar": segundo J. C. Libâneo
4 – Você já parou para pensar como chegamos até aqui? Como sair desta situação? E o P.P.P. pode solucionar, atendendo as nossas necessidades da superação dos problemas constatados?
Chegamos com a determinação e a coragem de alguns que levantaram a bandeira em defesa da escola, afastando elementos nocivos a nossa comunidade (senão estaríamos fechados há muito tempo), foram muitas injustiças com pessoas que realmente lutam e lutarão sempre. Pessoas bem intencionadas que nunca são ouvidas e sempre humilhadas ou  afastadas.  A maioria resolveu seguir as orientações externas e chegamos ao que estamos hoje devido à inoperância, o descaso, a insensatez, a omissão, a bandalheira, a falta de compromisso de muitos. Foram anos de muitos altos e baixos, no qual nunca nos organizamos e nos unimos em prol da escola e sim a favor da manutenção de administrações arcaicas com interesse pessoal, administrações que tinham a escola como uma fonte de promoção pessoal e  enriquecimento ilícito.
 Superada este fase chegamos a gestão democrática que nada resolveu motivada pelas pessoas que formam grupos com interesse próprios e organizados ainda atuam no nosso contexto escolar.
A saída é lutarem unidos para reconstruí nosso P. P. P. dando uma identidade a nossa escola.
Evidentemente que o P.P.P.é o caminho para a solução de muitos problemas enfrentados hoje, para isso deve haver a participação com o compromisso de toda a comunidade na construção deste projeto. O P.P.P. pode desencadear o debate coletivo e trazer a tona as reais causas do nosso fracasso, ele não resolverá tudo o tempo todo, mas é o momento nesta reconstrução para tomar a frente e mudar os rumos da nossa escola.
5- O espaço é seu. Use-o para opinar sobre a atuação dos demais segmentos da escola.
  • A gestão democrática propõe a atuação de todos os segmentos na administração, fiscalização, no funcionamento geral da escola. O que vemos é a omissão de determinados segmentos deixando de atuar nos diversos espaços oferecidos pela gestão democrática.
  • A gestão democrática deveria ter um quadro composto por::
Ø                      Diretor
Ø                      Vice-Diretor
Ø                      Coordenador administrativo Financeiro
Ø                      Coordenador Pedagógico
Ø                      Conselho Fiscal
Ø                      Conselho escolar
Ø                      Associação de professores
Ø                      Grêmio Estudantil
Ø                      Associação de Pais e funcionários
Ø                      Associação de Apoio  a Escola ( Comunidade, empresas, etc.)
Ø                      Comunidade em geral
  • Atuamos somente com Direção, vice-direção, coordenador pedagógico, conselho fiscal não atuante (existe só na burocracia), o conselho escolar sem as representações devidas (falta alguns segmentos como pais, alunos e funcionários, só participa em minoria e faltosamente), enfim, existe a omissão e falta de compromisso de diversos setores e segmentos da escola na construção de uma gestão verdadeiramente democrática. Estamos ainda no processo administrativo de dez a vinte anos atrás.
  • Creio que os professores deveriam empunhar a bandeira da gestão democrática  e ter participação mais efetiva em todos os setores da escola ocupando espaços para determinar melhor os rumos de nossa escola, a nossa omissão é nossa ruína.
  • Ainda estamos na fase embrionária da gestão democrática, há muito que debater e lutar para conscientizar os diversos  segmentos da escola a ter uma participação e atuação efetiva construindo esta gestão democrática 
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