sexta-feira, março 27, 2009

JUVENTUDE NA VANGUARDA

JUVENTUDE  NA VANGUARDA

William Pereira da Silva

 

Dia trinta de Março comemoram o Dia da Juventude. Eles os jovens, somam mais de um bilhão em todo o mundo, um dos mais importantes recursos humanos para o desenvolvimento e pode ser agentes essenciais de inovação e mudanças sociais positivas.

 Transcrevo parte da mensagem da ONU por ocasião do Dia Internacional da Juventude no dia 12 de Agosto de 2006:

"... Acresce que, ainda que os jovens constituam um quarto da população ativa, representam metade do total de desempregados. O mercado de trabalho tem dificuldade em assegurar aos jovens empregos estáveis, que lhes ofereçam boas perspectivas, exceto quando são altamente qualificados. Sem um trabalho condigno, os jovens tornam-se particularmente vulneráveis à pobreza, o que, por sua vez, dificulta o acesso à educação e a serviços básicos de saúde, limitando ainda mais a sua empregabilidade. A longo prazo, os jovens desfavorecidos encontrarão maiores obstáculos à melhoria da sua situação e poderão não vir a usufruir dos benefícios que o emprego estável e a longo prazo proporciona, como o acesso a bens e recursos, redes sociais fortes e a participação na tomada de decisões na família ou na comunidade..."

"O desafio que enfrentamos é claro: devemos prestar mais atenção à educação e, em especial, à transição da educação para o emprego. E a possibilidade de os jovens acederem ao pleno emprego produtivo deve ser um objetivo fundamental das estratégias nacionais de desenvolvimento, incluindo as políticas de redução da pobreza."

De acordo com o site do Centro Interamericano para el Desarrollo  del Conocimiento em lá Formación  Profesional  (CINTEFOR) relata sobre JUVENTUDE E EDUCAÇÂO o seguinte:  "Apesar de serem relativamente altas as taxas de escolarização no país a situação educacional atual dos jovens brasileiros ainda é bastante precária. Alta incidência de repetência e de evasão e a grande defasagem entre a situação escolar nas áreas urbanas e rurais mostram que, no Brasil, a possibilidade de que a educação seja um instrumento para atingir níveis mais elevados de desenvolvimento econômico e bem-estar social, está seriamente comprometida"

A realidade educacional do Rio Grande do Norte não dá aos jovens norteriograndenses uma educação de qualidade, mas o que inquieta é não haver nenhuma ação reivindicatória organizada da parte dos mesmos. Não conheço movimentos significativos da classe estudantil para lutar pelas melhorias na educação, vemos a letargia reinar, sendo acatado tudo que o Governo do Estado impõe para o setor educacional. A situação vai de mal a pior, quando pensamos progredir com novas situações, sentimos é um retrocesso sem igual com as greves, fechamento de escolas... Retorno de velhos dirigentes, os mesmos vícios de antes, igual à dança do siri que se movimenta para um lado e para o outro numa coreografia hilária. Avançar jamais.

Alguns trechos do artigo do professor Antonio Capistrano merecem ser revisto, (mais uma vez), para  incentivar os estudantes a entrar na luta pela melhoria da educação
            "Historicamente, o estudante (leia-se juventude) tem sido um segmento social revolucionário, modificadora de padrões sociais e culturais. Sempre nos grandes momentos da história da humanidade a sua presença foi decisiva...".
"O que me preocupa hoje, neste inicio de um novo século e de um novo milênio é uma certa inércia da juventude em todo o mundo, uma certa paralisia na sua verve revolucionária, a uma apatia na participação política, nos debates de interesse da coletividade. Os grêmios de escolas públicas e privadas... não despertam mais o interesse dos estudantes..."
           "É exatamente dessa inquietude do estudante, esse subversivo, que estou sentindo falta no inicio deste século e primórdio de um novo milênio. Mas, vamos ter esperança nesses jovens que historicamente sempre estiveram na vanguarda das lutas."
           Caro jovem estudante, ser subversivo em busca de mudanças não é só usar roupas diferentes, pirceng, cabelos arrepiados, roupas frouxas ou indecentes, maquiagens exageradas, sair quebrando tudo que encontra pela frente, usar drogas, revoltar-se com tudo e com todos sem motivos. Ser subversivo é mudar a ordem estabelecida procurando algo melhor e de qualidade tendo mais prazer de viver e se relacionar com os outros, lutar pelos seus direitos enfrentando aqueles que querem continuar na mesmice colocando os estudantes em situação de submissão e serventia. LUTAR É PRECISO.

 

 

 

 

 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial