segunda-feira, maio 21, 2007

ACRÓSTICO À MARTHA

ACRÓSTICO À MARTHA

Por William Pereira da Silva

Acróstico é uma composição poética na qual o conjunto das letras iniciais (e por vezes as mediais ou finais) dos versos compõe verticalmente uma palavra ou frase.
O acróstico foi criado no Antigo Egito por volta de 2000 a.C., constituiu-se na primeira ocorrência registrada de cruzamento de palavras - na verdade, cruzamento de hieróglifos, desenhados em papiros daquela época.
Esse enfeite literário serviu de inspiração a um desconhecido escriba, em algum ponto entre 2000 a.C. e 1350 a.C., levando-o à idéia de criar inscrições em *Estela, nas quais frases verticais cruzariam com as frases horizontais do texto. Provavelmente, a experiência iniciou com apenas um cruzamento no sentido vertical, evoluindo para conter mais cruzamentos nos anos seguintes. Então concluímos que o acróstico é o pai das palavras cruzadas.
Apresento um acróstico que fiz em homenagem a uma guerreira da educação a professora MARTHA CRISTINA MAIA a quem em pouco tempo de amizade aprendi a admirá-la pela sua intelectualidade e amor a profissão de professora e seus pequenos alunos.
Conheci a professora Martha através do SUPLEMENTO ESCOLA onde num de seus textos vi seu e-mail e entrei em contato com ela. É mais de sessenta textos escritos e publicados neste SUPLEMENTO ESCOLA pela professora Martha, todos muito bem elaborados e escritos com a delicadeza de quem escrevem com a palavra do coração.
Acho mais que justo este Suplemento fazer esta singela homenagem a esta extraordinária figura humana que tanto luta por uma educação de qualidade e em defesa dos direitos das pessoas deficientes em geral. Parabéns a professora Martha.
Eis o Acróstico:

MAR DE EMOÇÕES

ACRÓSTICO À MARTHA
Por William Pereira da Silva

Mar de emoções, amor, de amar... Sonhos...
A busca incessante de um ser

Revivendo lembranças de menina

Trazendo para si o mar.

Harpas tocando os sons das ondas

Acalenta seu ser imortal.






Canções de conchas sonoras agitam sua alma

Revolvendo águas turvas

Incessantemente na angustia de infinitas mortes.

Sempre esperando vir junto ao vento

Tsunames de amor a lhe consolar.

Indo a vida nas naves que afundaram

Navega ao encontro das paixões

Ansiosa desprendendo a vontade de amar, no mar.
Martha... A infinita busca da paz.

Amando, querendo, sofrendo, desejando,

Iluminada na luz espiritual

A menina agora mulher nas águas do mar se encontrará.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial