domingo, agosto 31, 2008

O DIA DO PROFESSOR E DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

DIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

William Pereira da Silva

Nesta segunda-feira comemorou-se o Dia do Professor e do Profissional de Educação Física, em todo país existem manifestações alusivas ao dia deste educador e profissional desta área. Aqui em Mossoró, estudantes do 1º Período do Curso de Educação  Física, da Universidade Regional do Rio Grande do Norte promovem  um evento para marcar o dia com atividades, cujo tema é, "A Educação Física, como qualquer outra profissão, tem responsabilidade na concretização do processo de formação e desenvolvimento de valores e atitude". Na capital do estado estará sendo realizado  o V Fórum  Norteriograndense de Educação Física e Desporto Escolar  no qual será desenvolvida uma vasta programação durante toda esta semana.

Originalmente o dia do Professor de Educação Física era comemorado no dia 15 de junho, porém com a regulamentação da profissão mudaram para o dia 1º de setembro. Muitos ainda são contra esta regulamentação imposta pelo Conselho Federal de Educação Física - CONFEF, ramificados pelos Conselhos Regionais de Educação Física – CREF'S -. As discórdias existem motivadas pelas formas como foi implantados estes conselhos, arbitrariamente eles impuseram uma rigorosa ampliação de atuação do Profissional de Educação Física inserindo tudo que  se relacionasse aos movimentos aos sistemas do Conselho, sem respeitar instituições milenares com O KUNG_FU, KARATÊ, DANÇA e tantas outras atividades humanas criadas ao longos dos anos, inclusive a capoeira, como também colocaram os Educadores no mesmo patamar dos profissionais o que é extremamente  errôneo visto que nós educadores somos regidos pelo Conselho Nacional de Educação, não podendo ter dois conselhos. Foi uma interferência abrupta que gerou muita insatisfação na classe dos professores de Educação Física. Enquanto os Conselhos se vangloriam dos milhares dos cadastrados no seu sistema, esses mesmo não vêem uma melhoria significativa em seus salários, o conselho mais arrecada do que dá algo em troca. Sabemos que num sistema capitalista só terá respeito e qualidade de vida quando tem um salário condizente pata ter uma vida sociável mais vantajosa com direito à moradia, saúde, transporte, alimentação, lazer e tudo aquilo que trás uma qualidade de  vida  melhor, fazendo respeitar diante da sociedade em que vivemos e não é com um salário de oitocentos reais que conseguiremos isso. Valorização Profissional significa salários bem maiores.

Considero a Educação Física uma das disciplinas mais importantes dentro da escola, apesar dela ser tão pouco valorizada em algumas, devido ao fato dos dirigentes destas escolas junto com o corpo administrativo não ter o conhecimento necessário para entender o que é a Educação Física e muitos deles durante toda sua vida não foram praticantes de atividades físicas e dos desportos, ocasionando desinteresse por essa disciplina. A educação Física torna-se uma riquíssima disciplina por ser ela a única  utilizar os movimentos nas suas diversas formas como dança, ginástica, esportes, gincanas, jogos, recreação, cânticos, música, teatro, exercícios físicos, natação, atletismo, artes marciais e xadrez. Educação Física significa movimento, muito movimento, não podemos conceber Educação Física somente com aulas teóricas em sala de aulas, precisamos sim de muito espaço para desenvolver nossas atividades, a sala de aula pode ser utilizada, mas com certeza os alunos nas aulas de Educação Física não gostariam de ter aula lá.

Professor ou Profissional de Educação Física, valorize sua atuação demonstrando o  nosso valor, exigindo condições de trabalho e melhores salários, ame-se, demonstrando ser o melhor, aquele que realmente faz a diferença, mostre que ESTE É DE LUTA e homens que lutam são imprescindíveis, segundo Bertold Bretch:

Os que lutam
"Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis"

 

 



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domingo, agosto 24, 2008

O PODER DO VOTO

O PODER DO VOTO

William Pereira da Silva

Quando adolescente tinha uma aversão danada aos políticos em geral, cheguei a dizer que cortaria minha mão, mas jamais votaria em alguém, isso influenciado pelas leituras bíblicas que na época fazia "minha cabeça", tinha um  trecho nela que citava uma afirmativa que; "Não havia sequer um homem justo na face da terra". O tempo foi passando, novas leituras, novos conhecimentos, novas idéias e ideais surgiram na minha mente mudando radicalmente meu modo de pensar. Karl Marx, Voltarie, Bertold Brecht, Cervantes, Rousseau, Kant,  e tantos outros da literatura universal, mexeram com as minhas estruturas mentais fazendo nascer um novo homem, com uma visão totalmente diferente do mundo a minha volta.

Percebi ser na política onde a maioria das decisões, seja nas câmaras de vereadores, assembléias legislativas, congresso nacional, no senado e na Presidência da República, com medidas provisórias, influenciam diretamente nas nossas vidas, no  nosso cotidiano, são eles os detentores das criações de leis que vão nortear nossas ações.

Existem os políticos bons e os ruins, creio ser fácil de identificá-los. Os bons são aqueles que lutam por uma sociedade mais justa e fraterna, quando estão no mandato não adquirem patrimônios em pouco tempo, estão sempre nas lutas de classe denunciando a miséria do povo e lutando por dias melhores. O governo LULA seria bom ou ruim? Faça um analise, pesquise e veja se antes de LULA a economia era melhor ou pior? Houve melhoria na sua vida? Sua cidade cresceu, melhorou? O fenômeno do crescimento da economia e da sua cidade é um fenômeno local ou regional? A quem você atribui as grandes mudanças sociais em favor do povo em geral? Ao povo lutando nas ruas ou aos políticos? Penso ser fácil distingui-los, basta apenas uma pouco de percepção, deixando as paixões e os interesses pessoais de lado. O político honesto não compra seu voto, não lhe ilude com promessas ilusórias, mostra a realidade e tem propostas claras, não se alia ao poder econômico somente para tirar vantagens pessoais, esta sempre em instituições que lutam pelas classes sociais ter mais representatividade.

Recorro a Bertold Brecht para fazer entender principalmente a juventude  como também a todos educadores sobre sua concepção sobre "O Analfabeto Político"
"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais"

Então caros amigos e amigas é hora de refletir muito para nesta eleição não incorremos no erro de votar em políticos pilantras, olhos e ouvidos bem  atentos.

Encerro com uma dica do próprio Bertold Brecht como saber escolher um bom político;

Os que lutam
"Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis"

Posso afirmar que votaria naquele em que pudesse indicar dizendo  ESTE É DE LUTA!

 



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sábado, agosto 09, 2008

DIA DO ESTUDANTE 2008

DIA DO ESTUDANTE

William Pereira da Silva

Assisto a abertura dos  Jogos Olímpicos de Verão de 2008, oficialmente conhecidos como os Jogos da XXIX Olimpíada, em Pequim. Fiquei impressionadíssimo com o que ví ,algo nunca visto aos olhos humanos. Uma coreografia extraordinária com muitos jogos de luzes, disciplina impecável, determinação absoluta, tecnolologia de ponta. Três milênios da História da China apresentada de forma fantástica. O mundo ficou maravilhado. Mas também me chamou a atenção foi os comentários de alguns comentarista da rede globo de televisão sobre a importância dos esportes na educação dos jovens chineses como também a valorização que tem o professor  de educação fisica na formação destes estudantes, não é brincadeira que a China é uma das maiores potência nas olimpíadas e na educação de seu povo .

Gostaria de destacar na apresentação dos tambores e do tai chi chuan a performance impecável destes jovens chineses, sua disciplina, coreografia sem defeitos, demonstrando uma organização exemplar.

 Volto meus pensamentos para os estudantes do nosso país, principalmente os da rede pública de ensino, comparo-os aos estudants chineses e vem um sentimento de desolação por sentir o disparate como são educados nossos jovens em relação aos estudantes chineses.

Nesta semana estaremos comemorando o dia do estudante. Temos o que comemorar? Estaremos realmente formando jovens preparados para o mundo? A disciplina, a organização, a escola esta oferecendo algo realmente de valor para eles? Comparemos com a educação da China e teremos um sonoro NÂO!

A origem do dia do estudante começa no  dia 11 de agosto de 1827 quando D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

Sempre defendi uma revolução da educação no Brasil, não mudanças e reformas como há anos vem sendo realizadas, somente paliativos que mais prejudica que ajuda. Mudam governantes, leis, normas e tudo parece piorarem.

Estive conversando com os alunos incentivando a formação dos grêmios estudantis e ressaltei a importância desta instituição dentro da escola para eles terem uma representação e uma forma de luta para exigir melhorias na educação. Demonstrei ser eles a força motora das revoluções,  os agente transformadores de uma sociedade, li o texto de Antonio Capistrano, " O ESTUDANTE, ESSE SUBVERSIVO", onde ele relata que no inicio deste novo século existe uma certa inércia da juventude, uma apatia na sua verve revolucionária, um apatia na participação política, nos debates de interesse coletivo. Os Grêmios não despertam mais o interesse dos estudantes. Termina  seu texto dizendo ter esperança nesses jovens que historicamente sempre estiveram na vanguarda das lutas.

"Caros estudantes, a cada ano, de energia renovada e cheios de esperança, nos preparamos para, de alguma forma, auxiliarmos na transformação de nosso País em uma grande nação. E hoje, especialmente, apostamos antes de mais nada na sua capacidade de criar e transformar a realidade.
Não basta ter sonhos para realizá-los. É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nossos sonhos. Feliz Dia do Estudantes!"

 



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segunda-feira, agosto 04, 2008

ASTRONOMIA E DEUS

ASTRONOMIA E DEUS

William Pereira da Silva

 

Analisando a vida do ser humano em sua trajetória de evolução em conhecimentos e desenvolvimento intelectual, podemos  perceber que sempre houve avanços e retrocessos, como também períodos longos de estagnação em diversos períodos da sua história. Períodos o homem evolui consideravelmente, noutros existiram o lado negro da história com a peste negra, inquisição, cruzadas, as guerras mundial e outras mazelas. Houve impérios que duraram dois, três, quatro ou mais milênios, todos caíram, juntamente com as concepções criadas nas suas diversas culturas e costumes. Verdades absolutas que duravam milênios passaram a ser simples mitos, deuses nasceram e morreram, alguns duraram dezenas de milênios. O nosso Deus seja ele de qual religião fôr tem apenas uns dois milênios, bem novo ainda e esta prestes a morrer pelos conhecimentos humanos em relação à ciência e em especial a Astronomia.

A  astronomia sempre esteve presente na história da humanidade, ela a utilizou para entender o mundo em que vivia, tirando conhecimentos sobre o posicionamento das estrelas e dos planetas, entendendo suas trajetórias e utilizando na agricultura e no culto aos deuses..

Segundo o site Astroamador (http://www.astromador.xpg.com.br/historia.htm), a Astronomia é a mais antiga das ciências. O homem primitivo se interessou em observar os fenômenos que ocorriam à sua volta, bem como, tentar compreendê-los. Não só o deslocamento do Sol em relação ao horizonte, e sua relação com claridade e escuridão, e as fases da Lua, foram fenômenos notados pelos homens pré-históricos. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos.

Para muitos povos antigos, os astros eram deuses ou símbolos das divindades. Atribuíram-lhes então influências sobre a vida na Terra, dando origem a seitas religiosas e ainda à Astrologia.

Desde a antiguidade, o homem percebeu que podia se utilizar das estrelas para orientar-se em suas viagens, e com a regularidade de ocorrências de vários fenômenos celestes lhe permitia marcar a passagem do tempo. Desde então, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. Naquela época, os astros eram estudados com objetivos práticos, como medir a passagem do tempo (fazer calendários) para prever a melhor época para o plantio e a colheita, ou com objetivos mais relacionados à astrologia, como fazer previsões do futuro, já que acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida.

A partir da necessidade e também da curiosidade intelectual, origina-se uma nova ciência: a Astronomia, cujo objetivo é a observação dos astros, seus movimentos, além de estudos e teorias sobre a origem e evolução.

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Hoje o homem se vislumbra com as novas descobertas sobre o cosmo. Através de potentes telescópios os astrônomos estão admirados com as informações colhidas pela nova tecnologia, um novo horizonte cosmológico de infindáveis descobertas muda totalmente o pensamento humano em relação ao que existe no universo.

Quasares, ( Junção  de várias galáxias), Blasares (quasares aglomerados), Buraco Negro (Energia gravitacional que suga tudo que passa a sua volta, engole galáxias inteiras e toda matéria cósmica), Jatos de blasar (Jatos de luz dos blasares que equivale a bilhões de sóis), colisão de galáxias. Espectros, raios X, raios gama, viajam pelo cosmo em quantidade incalculáveis. Enfim um jogo de explosões inimagináveis a mente humana, numa escala incalculável do que realmente acontece por lá. Teoriza a nova astronomia que o universo teve um começo e terá seu fim. Uma grande explosão primordial, o Big Bang, expande o universo com suas energias e materiais cósmicos para num futuro de bilhões de anos apagar-se definitivamente na imensidão cósmica. A matéria escura que compõe maior parte do universo ainda nos é totalmente desconhecida.

Fazemos parte da via-láctea, vizinha da galáxia Andrômeda, supostamente estão se aproximando uma da outra para num futuro longínquo se aglomerarem tornando-se uma só galáxia, fundindo toda sua energia num processo de expansão ou destruição total dependendo das forças gravitacionais atuantes no momento.

Como integrante da via-láctea percebo como nosso sistema solar com seus planetas não são nada, um ínfimo lugar na cauda da nossa galáxia, insignificante ao universo, imperceptível à força criadora universal ou cósmica. O Deus bíblico criador do Céu e da terra, das estrelas, do sol  da lua, ficou bem pequenino diante da real dimensão da verdadeira criação do Universo. Conta à bíblia que deus se fez, criou primeiro o céu, depois a terra para depois as estrelas e tudo que existe no Universo o que contradiz totalmente qualquer observação dos estudos da humanidade.

 Devemos repensar DEUS? Creio que sim!

 

 

 



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