sábado, julho 17, 2010

O DIREITO AO LIVRE PENSAMENTO

O DIREITO AO LIVRE PENSAMENTO

William Pereira da Silva

Na CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS IV determina que  é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias; VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;I X - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

É assustador o crescimento das religiões protestantes no Brasil, a cada dia surge uma nova igreja, um novo pastor, um novo missionário, é visível o poder de dominação desse segmento em várias regiões do país. A invasão nos meios de comunicação, principalmente na televisão, cresce vertiginosamente. Recentemente o Missionário R.R. Soares comprou um canal na net. Segundo Ivo S. G. Reis no seu site IRRELIGIOSOS; "RR Soares, o pastor televisivo campeão em aparições e tempo de permanência no ar (e principal concorrente do seu cunhado, Bispo Macedo, da IURD) é proprietário da RIT - Rede Internacional de Televisão, que acaba de adquirir da NET mais um canal por assinatura, vencendo uma concorrência entre outras três emissoras interessadas. Não disponho ainda dos dados para informar o valor da transação, mas nem é preciso porque sabe-se que os valores são elevados. O seu contrato será de dois anos e deverá estar funcionando em menos de 30 dias, segundo informações dos blogs evangélicos." Diz ainda: a Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus, todas originárias da IURD (a primeira delas) e com políticas e marketing semelhantes. Até os nomes são parecidos. Afora estes (neopentecostais), há as "Assembléias de Deus", também é poderosíssima e numerosa, e outras neopentecostais fortes, como a do casal Hernandes, que cresce assustadoramente, apesar dos escândalos em que seus dirigentes se envolveram.

Nós irreligiosos, cremos que isso irá gerar no futuro, conflitos enormes na nossa sociedade, haverá um momento em que a sociedade irá descobrir o engodo por trás dessa farsa em que utilizam a religião para enriquecimento ilícito de muitos farsantes. É uma alienação enorme imposta a muitas pessoas que não tem uma educação suficiente para entender em que estão metidos, cremos que a falta de educação é um ponto chave do crescimento deste fenômeno religioso. É urgentemente e necessário as escolas, a educação em geral, procurar esclarecer sobre o que é religião e como a utilizam para dominar e enganar muita gente.

No primeiro parágrafo demonstra que a lei permite a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias, mas o que as pessoas crentes não percebem é que esses missionários, pastores e semelhantes utilizam da religião para seu beneficio próprio e criar fortunas fantásticas, basta citar Edir Macedo que está bilionário, o que contradiz profundamente a doutrina cristã que ensina a pobreza, a humildade, a caridade e a busca pela vida eterna no céu e isso só conseguirá aquele que seguir a Cristo imitando seus atos e ensinado seu evangelho. Uma citação na Bíblia ensina que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no reino do Céu, isto é, é impossível um rico ir para o céu, evidentemente muitos missionários segundo Jesus Cristo irão todos para o inferno.

Nós que fazemos parte do segmento social em que somos agnósticos, ateus, antiteístas, céticos, irreligiosos, somos discriminados, taxados de pessoas demoníacas, infelizes que vão todos para o inferno. Quando professamos nossas crenças, nossos conhecimentos somos até ameaçados de morte, excomungados, visto como algo terrível, o próprio demônio na terra. Acreditamos ser o momento de criarmos um movimento nacional para fazer respeitar a lei, a Constituição, para a população sentir que temos nosso direito ao livre pensamento a convicção filosófica ou política que desejarmos. Muitos segmentos da sociedade que foram discriminadas no passado como os negros, os gays, lésbicas, a mulher, estão conseguindo aos poucos impor seus direitos de ser o que são e nós também temos que ter nosso direito assegurado de seguir nossas convicções, afinal foi à ciência, o estudo, a escola que nos ensinou a ser descrentes nas várias doutrinas existentes por este mundo afora.

 


 

segunda-feira, julho 05, 2010

MEA-CULPA

MEA-CULPA
William Pereira da Silva



Cada pessoa tem uma visão, percepção, opinião, uma analise da sua realidade. Podemos perceber que sempre se joga a culpa dos graves problemas da educação como também os pequenos empecilhos para seu funcionamento no dia a dia, nas pessoas e nos fatos do nosso cotidiano, das ocorrências  mal-sucedidas  ao nosso redor,  não sente que o entrave, o mal funcionamento da educação em âmbito da escola pública tem considerações bem mais profundas. Acusar, culpar e condenar os erros e omissão de funcionários, educadores e diretores é ter  uma visão pequena da real dimensão de quem ou o quê entrava o pleno desenvolvimento educacional da rede pública estadual.
Alexandre Rangel, inspirado em Willard Zangwill, escreveu muito sobre esse profundo tema.
Há uma tendência generalizada nas empresas solicitando que seus signatários mudem de atitudes para melhor em relação aos clientes. O exemplo deve ser iniciado pelo alto, quer dizer, quem primeiro deve se conscientizar que precisa mudar para melhorar o ambiente é o gestor, o chefe, o dono, o responsável direto pela firma, residência ou agremiação na qual ele esteja inserido. Havendo por parte do gestor um conceito de que ele não tem mais nada a melhorar, aí tudo passa a ser muito difícil. Outra coisa, pensar e agir são atos diferentes. Rangel conta uma história que três sapos estavam em uma lagoa quando ela começou a secar. A água começou a esquentar, logo iria ferver. Um dos sapos resolveu sair da lagoa. Teoricamente, apenas dois sapos teriam morrido, mas não foi o que aconteceu. Os três morreram escaldados, pois o que resolveu sair apenas "resolveu" sair. Nem falou para os demais. Em vez de agir, permaneceu ali parado na lagoa. Conclusão: só resolver não adianta. Toda resolução exige uma ação ativa para se tornar efetiva. O primeiro passo para se iniciar um processo de mudança é o comprometimento do dirigente. É necessário que ele assuma a responsabilidade de mudar a empresa implantando uma nova filosofia de trabalho, demonstrando seu compromisso através de ações efetivas. Despir-se da vaidade, da prepotência, da arrogância. Irá encontrar resistências. Não importa. Outro fato importante. Não precisa apenas resolver mudar: é preciso agir, com atos, com exemplos. Quando na tentativa alguma coisa não corresponde, logo vem a desculpa de que a culpa é dos outros.
Há uma tendência natural em todas as pessoas de projetar sempre a culpa nos outros. Isso é do humano. Faz parte dos mecanismos de defesa que Freud tanto explicou e ainda são plenamente aceitos na atualidade.
(
COLUNA DÈJÁ VU - DR. MILTON MARQUES)
Conclusão, as mudanças na educação devem vir de cima, do Governo.
Outro grande impedimento da evolução da educação pública estadual são os Esquemas de Clientelismo, corrupção e práticas afins nas instituições públicas estatais, que são patrocinadas diretamente por grupos plurais "integrativos" (segmentos sociais diversos: políticos – deputados arrivistas – empresários, técnicos de secretaria, grupos policiais clandestinos e certos setores do judiciário). Esta composição, forma "redes de trocas" organizados com capacidade de atuação de longa duração. Aliás, vale ressaltar que uma pratica ilícita só terá durabilidade no interior dos aparelhos de Estado quando ele for além de suas iniciativas pessoais isoladas. Cada segmento que compõe a rede tem uma função especifica cujos objetivos comuns são em primeiro lugar favorecer seus membros através de trocas recíprocas; o segundo objetivo é garantir a permanência da pratica sem maiores riscos para seus componentes. Este objetivo é garantido por grupos policiais clandestinos, pelo tribunal de Contas e setores do judiciário... O tribunal de contas não fiscaliza porque seus membros são indicados pelo governador... Com efeito, pode-se inferir que tanto o Tribunal de Contas do estado como a Assembléia Legislativa apenas referendam o que já vem manipulado pelo executivo estadual... Em relação ao judiciário a situação não é diferente, conjunturalmente, a conivência com administrações neopatrimoniais é um dos seus principais traços, embora devamos ressaltar que do ponto de vista legal esta não seja sua função institucional. (Professor Carlos Alberto Nascimento de Andrade)
Basta fazer uma pequena analise destes dois parágrafos para que possamos mudar nossa opinião de que somos nós, simples funcionários ou professores e diretores, que fazemos o caos na educação, podemos sim ter mea-culpa, da omissão ou se deixar fazer parte de esquemas de clientelismo e da corrupção, entretanto entendo que somos mais vítimas que algozes.