domingo, dezembro 05, 2010

A HOMENAGEM


A HOMENAGEM
William Pereira da Silva

Estive na Sessão solene dos 140 anos de emancipação Política da cidade de Mossoró realizada do teatro Dix-Huit Rosado, promovida pela Câmara Municipal de Mossoró. Fui como convidado do Excelentíssimo vereador Genivan Vale para ser homenageado com uma medalha de mérito educacional, decreto legislativo nº 079/2010.
Em conversa informal com o Vereador Genivan Vale, interroguei do motivo de ter sido agraciado com essa homenagem de mérito educacional e sorrindo ele respondeu que pesquisou e  achou interessante alguns dos meus  projetos implantados na área educacional, agradeci e relatei que realmente fique lisonjeado com essa lembrança , nunca tinha sido homenageado  antes durante meus trinta anos de magistério, realmente foi emocionante.
O auditório estava lotado, muitas autoridades presentes; a futura Governadora Rosalba  Ciarline, seu esposo Carlos Augusto,  a prefeita Fátima Nogueira, Reitores Milton Marques,  Josivan Barbosa, todos vereadores,  autoridades do comercio, setor imobiliário, além dos convidados  para receberem homenagens e seus familiares, foi uma solenidade com um padrão elogiável.
Apresentado o Brasão da Câmara Municipal, composta a mesa, discursos de algumas autoridades, começou a entrega dos Certificados de Cidadãos Mossoroenses  as pessoas que prestaram relevantes serviços a Mossoró e que vieram de outras cidades e regiões do Brasil, depois as medalhas aos vários homenageados dos mais diversoso setores da sociedade mossoroense.
Fui agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Educacional “Prof. Solon Moura”, entregado pelo nobre vereador Genivan Vale e o representante da OAB em Mossoró, na oportunidade o vereador incentivou mais ainda minha luta em defesa da educação e que desenvolvesse mais projetos para oferecer melhorias para as escolas. Recebi os aplausos da platéia e fui cumprimentado pela gerente Executiva da Educação, professora Ieda Maria de Araújo Chaves Freitas.
Meus projetos na educação vem desde a época do Curso de magistério  na Escola Normal no Centro Educacional Jerônimo Rosado, onde implantei A Educação Física Aplicada ao Magistério no qual os conteúdos lecionados eram relacionados a Psicomotricidade humana, para que as alunas aprendessem a trabalhar a corporeidade das crianças através da Educação Psicomotora  onde a temática era trabalhar o corpo todo da criança, a  educação  tradicional visava somente o cognitivo, mas  a educação psicomotora abrangia os comportamentos afetivo-sociais  e motor dando uma visão na qual a criança deveria ser desenvolvida num todo;  cognitivo, afetivo-social e motor conjuntamente, em todas as  séries e em toda sua educação.
Outro projeto de grande abrangência que lancei na educação foi o Clube de Xadrez Pensart na Escola Estadual Jerônimo Rosado no ano de 2004. Este ano completamos seis anos de funcionamento do clube, entretanto o xadrez foi implantado na escola no ano de 1995 e somente em 2004 conseguimos fundar o clube, são quinze anos promovendo torneios, campeonatos, aulas básicas, oficinas em várias escolas, criação de blogs, palestras, entrevistas em jornais, televisão, rádios. O projeto xadrez escolar continua em andamento com perspectiva de ampliação com outras atividades e criar o Projeto em sala para desenvolver o Raciocínio Lógico e Fluidez de Pensamentos  o RLFP, através de outros elementos que não só conteúdos em sala de aula, mas também com jogos de gamão, xadrez chinês, palitos, dama, banco imobiliário, baralhos, dominó, sudoku, palavras cruzadas e similares, evidentemente o xadrez será a principal atividade, desenvolver também a Neuróbica que é um complemento do projeto RLFP.
Esperamos que outras pessoas, autoridades, sociedade, comunidade em geral aprendam a homenagear professores que fazem a diferença na educação e que procuram sempre algo novo para educaras futuras gerações. Inovar é preciso.