quarta-feira, setembro 24, 2008

O ENCONTRO DE RECANTISTAS E A VIAGEM COM AS DESTRAMBELHADAS

O ENCONTRO DE RECANTISTAS E A VIAGEM COM AS DESTRAMBELHADAS

William Pereira da Silva

O bom da vida são as surpresas agradáveis que ela nos favorece de vez em quando. Estava num encontro no Praia Mar Hotel na cidade de Natal, na sala de cedro, quando me deparo com uma loira, branca, mui extrovertida, mui falante, mui chique, cara de dondoca, numa outra mesa com seu grupo de trabalho. Olhei para ela e senti que a conhecia de algum lugar, pouco depois  alguém citou o nome dela, Fátima Feitosa, minha memória começou a trabalhar, foi quando percebi que a conhecia, tinha certeza, então veio à lembrança da internet, era ela, a   bellavid_1. Fiquei na minha, não procurei contato imediatamente com receio dela não se lembrar de mim ou ser antipática comigo (ledo engano) a mulher era uma poeta,  mui inteligente e eu tenho um medo danado de mulheres inteligentes, depois explico. Lembrei também que minha sobrinha, filha de Marta tinha estudado na escola de propriedade dela, preferi ficar na retaguarda.

Um belo dia, qual foi minha surpresa, bellavid veio até mim, não me lembro bem o teor da conversa inicial, mas foi relacionado aos meus textos, foi quando percebi que ela não era nada do que tinha pensado, não tinha nada de dondoca, era simpática, pessoa simples e amigável. Na nossa conversa ela descobriu que eu tinha publicado textos no site Recanto das Letras, um site da internet onde escritores profissionais e amadores publicam sues textos e trocam idéias através de contatos tendo um relacionamento cordial, aberto e franco com todos. Bellavid então comentou que ela tinha programado um encontro com algumas Recantistas no Midway Mall, ao saber que eu tinha alguns textos publicados no Recanto prontamente me convidou para o encontro, ela citou  que estaria lá Evelyne Furtado, já conhecia pela internet através de blogs, Zélia Maria, uma senhora fantástica, Verônica Aquino e Fátima Carvalho boas figuras humanas.

Logo após o jantar começamos a nos preparar para a ida ao Midway Mall, fomos eu, Vanda e Fátima Feitosa. Fiquei logo cabrocha na saída na garagem, Bellavid disse que não sabia dar a  ré no carro e sair da garagem, pensei: "essa danada será que dirige bem", um rapaz que estava lá a ajudou a fazer a manobra, quase que ela não sai. Meu Deus! Onde estou metido – refleti. Sei que ela conseguiu e fomos embora, mas curioso perguntei logo; - Fátima você já dirigiu em Natal, ela afirmou que sim, respirei aliviado, mas logo em seguida ela errou na descida do Viaduto e tivemos de fazer um retorno enorme. Eita! Eita. Fiquei um pouco nervoso, mas chegamos lá inteiros, a mulher até que dirigia bem, era só um pouco indecisa. Fomos diretamente à praça de alimentação e lá encontramos as referidas Recantistas, todas simpáticas, extrovertidas. Conheci pessoalmente Evelyne Furtado, já tinha lido vários artigos e crônicas dela e sabia da suas potencialidades, a mulher é super-inteligente, Zélia e as outras foi meu primeiro contato com elas. Foi tudo bem, uma maravilha o encontro. Fiquei um pouco receoso em falar e de comentar algo sobre poesias, pouco entendo disso, estava mais para observador, até de fotografo servi.

Voltamos em paz, Fátima já com dois chopes na cabeça parece que resolveu dirigir melhor, até me perguntou se eu queria dirigir um pouco, bem que gostaria mas nunca dirigi dentro de Natal e não queria dar uma de herói, preferi deixa-la dirigir. No retorno recebi o convite de carona de volta para Mossoró que aceitei prontamente sem saber das intenções da maquiavélica Bellavid, ela queria uma companhia masculina caso houvesse algum contratempo durante a viagem, por exemplo, trocar pneus. Mas isso ao invés de ficar ofendido fiquei foi lisonjeado em saber que elas ainda precisam da presença forte do homem em situações de risco. Eita cabra macho bom.

Chegou o dia de voltarmos para Mossoró, viemos eu, Iara, Vanda, Lucinete e Fátima Feitosa dirigindo carro, um automóvel novo, potente, confortável. Começamos a viagem tranqüilos, uma  delas não vou dizer o nome, pode o maridão ser ciumento, quebrou o gelo contando uma piada bem cabeluda, estava então começando a sessão de piadas e brincadeiras para descontrair todos durante a viagem. Contei a minha piada, porém rimos mesmo quando uma delas falou de uma amiga que estava no apartamento recebeu o telefonema do marido aflito, clamando para sua amigar ir embora de volta para casa pois lá estava tudo bagunçado e ele tava com o bicho duro direto (risos). Seguimos viagem, paramos em Lajes, lanchamos e voltamos a estrada, aí começou a sessão de músicas, deu vontade de pular do carro, ô pôvim pra cantar ruim, ainda mais musica de Roberto Carlos e outras  bregas. A viagem tornou-se demorada devido ter um comboio a nossa frente de mais de cinco Caminhões e a ultrapassagem era muito arriscado, então viajamos mais de  duzentos quilômetros atrás dele.. E aja essas mulheres tagarelarem, cantarem, falar da vida alheia e tudo mais, bem quietinho fiquei quando o ar começou a ficar gelado demais pela demora da viagem, fiquei só com o couro do bicho, o resto tinha sumido com o frio, não pedi para baixar o ar porque sou um cara educado e não queria contrariar as senhoras que estavam em maioria, sendo elas mulheres inteligentes tive medo de uma votação e evidentemente eu perderia feio, essas mulheres inteligentes são muito atrevidas, dona do mundo e um pobre coitado como eu deveria mesmo é obedecer e pronto.

 Chegamos em paz e felizes.

Em mim o que ficou de tudo isso, foi o prazer de ter como companheiras de curso,de encontro, de viagem, pessoas valorosas, mulheres fantásticas, donas de casa, mães, esposas, escritoras, poetas, professoras, diretoras, mulheres alegres e cordiais, respeitadoras, deixando em mim uma marca de carinho e respeito por todas elas e principalmente a Fátima Feitosa pelos momentos agradáveis que passei em sua companhia como colega e amigo de carona, desejo que tudo isso perpetue em nós uma amizade duradoura.

 FELICIDADES DESTRAMBELHADAS!! (risos)



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

domingo, setembro 21, 2008

DIA NACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

DIA NACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

William Pereira da Silva

 

Domingo passado, dia 21 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Não tenho conhecimento de ter  havido manifestações em prol dos deficientes na cidade de Mossoró e região, mesmo sabendo que temos várias instituições que defendem os direitos das pessoas com deficiência. Este dia foi instituído pela lei 11.133, de 14 de julho de 2005.

Existem muitas reclamações por parte dos deficientes em relação ao desrespeito as leis que os protegem. Exemplo disso são as dificuldades de acessibilidade e inclusão no mercado de trabalho, a garantia da gratuidade em transportes públicos, a falta de respeito em várias situações no cotidiano, as empresas não obedecem a Lei de cotas, preenchendo as vagas destinadas para empregos aos deficientes, torna-se necessário à intervenção da Delegacia Regional do Trabalho. Também o preconceito ainda é muito acentuado apesar das campanhas sucessivas existente em todo Brasil, inclusive nas escolas.

Relembro em um dos meus textos sobre  INCLUSÃO, DISCRIMINAÇÃO E EXCLUSÃO onde cito que " A inclusão é um pequeno avanço que a educação esta conseguindo realizar para que possamos respeitar as diferenças reconhecendo que podemos conviver em comunhão aprendendo junto com pessoas deficientes ou com outras carências humanas. Uma grande lição aprendi com os deficientes, é da força da superação e a conscientização de que um dia poderemos ser um deles e devamos agir com cautela antes de virar as costas as pessoas portadores de deficiência ou aquela menos favorecidas de recursos para viver. Tenho dito ao longo da minha vida que " O mundo da muitas volta em torno de si, dá uma volta ao redor do sol e volta sempre ao mesmo lugar". Sempre estamos voltando ao lugar de origem. Nascemos carentes e precisando de todos até tornarmos-nos independente para viver, mas devemos lembrar que um dia voltaremos a ser carentes e dependentes de novo ou pela velhice ou por um acidente qualquer que pode nos deixar inválidos ou deficientes físicos, visuais, auditivo, e ainda com problemas mentais", relato ainda; " Em conversas informais, os deficientes relatam além da discriminação o sentido de exclusão a que são submetidos e sempre relato a eles que a exclusão no Brasil não é só para com os deficientes, mas também nas mais diversas situações em que se encontra o pobre, o negro, as mulheres, milhares de crianças, trabalhadores. Enfim uma grande parcela da sociedade é excluída dos seus mais elementares direitos como ser humano pelo sistema econômico criado com o advento do capitalismo nos séculos passados. Essa cultura capitalista valoriza somente os capazes, inteligentes, vencedores criando na nossa mente a imagem que todos que conseguem dinheiro, riquezas e poder são realmente os detentores da felicidade e da perfeição humano na terra.

Creio na inteligência humana e na racionalidade das pessoas para que num futuro bem próximo as leis a favor dos deficientes em geral sejam respeitadas, aplicadas adequadamente com uma rigorosa fiscalização por parte dos órgãos competentes.

Mostrarei algumas datas que também definem as lutas de algumas deficiências.  11 de outubro dia do Deficiente Físico, dia 03 de dezembro Dia Internacional do Deficiente Físico,  13 de dezembro dia do Deficiente Visual, último domingo de cada mês de setembro, neste ano 28 de setembro dia Nacional do Deficiente Auditivo e do Surdo e  21 de março Dia Internacional da Síndrome de Down.

"É somente através da ajuda mútua e das concessões recíprocas que um organismo agrupando indivíduos em número grande ou pequeno pode encontrar sua harmonia plena e realizar verdadeiros progressos."
Prof. Jigoro Kano.



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

sábado, setembro 20, 2008

CARTA CONVITE PARA FUNDAÇÃO DA LIGA MOSSOROENSE DE XADREZ

CARTA CONVITE PARA FUNDAÇÃO

DA LIGA MOSSOROENSE DE XADREZ

 
 
Sr. Enxadrista

Vimos através desta convidá-lo, à participar de uma reunião de difusão e esclarecimentos a respeito da criação da primeira Liga Mossoroense de Xadrez.
           A reunião será realizada na seguinte data; trinta de Setembro do ano de dois mil e oito (30/09/2008), com início às 8h00min  e término às 11h00min horas. Será realizado no Clube de Xadrez Pensart da Escola Estadual Jerônimo Rosado, sito a Rua Ferreira Itajubá S/N. Bairro Santo Antonio, Mossoró/RN. Caso haja interesse na participação, este deverá ser comunicado, pelos telefones 8828-7382, 3321-2055, 8834-3959, 88821749 e também pelo e-mail wilpersil2003@yahoo.com.br.

 Como já foi colocado, o assunto em pauta será a criação da Liga Mossoroense de Xadrez; suas finalidades, seus objetivos, suas metas, e outros assuntos relevantes ao tema. Após a reunião supracitada, será agendada data de realização da Assembléia de fundação da Liga; onde deverão estar presentes todos os representantes das Associações que compactuam com os ideais da mesma e dela pretendem participar como  membros fundadores
          Vale ressaltar que este grupo que forma a Comissão Organizadora para Criação da Liga Mossoroense de Xadrez não está fechado. Longe disso, tem real necessidade de sua participação e mais, de sua fusão a ele, para que assim possamos lutar com ainda mais força pelo resgate do Xadrez em Mossoró como filosofia e meio de educação, bem como também pelos ideais e éticas  do Jogo de Xadrez.

 

Contamos com sua valiosa presença.

 

"É somente através da ajuda mútua e das concessões recíprocas que um organismo agrupando indivíduos em número grande ou pequeno pode encontrar sua harmonia plena e realizar verdadeiros progressos."
Prof. Jigoro Kano

 

A COMISSÃO ORGANIZADORA PARA CRIAÇÃO DA LIGA E FORMADA PELOS ENXADRISTAS: William Pereira da Silva, Leôncio Rodrigues, Carlan Amorim, Alan Fernando, Rogério Lins Ferreira, Edílson Gonzaga.



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

domingo, setembro 14, 2008

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA – PDE

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA – PDE

William Pereira da Silva

Estive participando em Natal da Qualificação na Metodologia do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE/ESCOLA. Promovido pela UFRN e SEEC/COEP/GGE/RN com a participação dos representantes das DIRED'S e das escolas Estaduais prioritários integrantes do Programa "COMPROMISSO DE TODOS PELA EDUCAÇÃO" em  parceria com o MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO – MEC e  O FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE perfazendo uma carga horária de 40 horas. Fui representando a Escola Estadual Jerônimo Rosado

Foram cinco dias de estudos intensivos nas salas de Cedro no Praia Mar Hotel, no bairro Ponta Negra. Participaram cento e vinte e uma pessoas entre professores, supervisores, diretores e servidores das DIRED de quarenta cidades do Estado do Rio Grande do Norte (Natal, Mossoró, Extremos, Parnamirim, Baia Formosa, Monte Alegre, Nísia Floresta, São José do Mipibú, Vila flor, Canguaretama, Brejinho, Lagoa Salgada, Riachuelo, Serra Caiada, Ceará Mirim, Pureza, Rio do Fogo, Touros, Taipu, Maxaranguape, João Câmara, Caiçara dos Ventos, Poço Branco, São Bento do Norte, Areia Branca, Governador Dix-Sept Rosado, Upanema, Baraúnas, Grossos, Tibau, Apodi, Caraúbas, Pau dos Ferros, Água Nova, Alexandria, Coronel João Pessoa, Marcelino Vieira, São Miguel, Tenente Ananias e Umarizal).numa maratona realmente intensiva.

Na nossa sala tivemos o prazer de ter como Promotora e coordenadora a Professora escritora da UFRN, Alda Araújo Castro que ministrou com competência todas as oficinas, perfazendo um total de seis.

Estudamos tudo referente ao PDE relacionados às  suas etapas de aplicação na escola. Foram estudados a Análise Situacional, Definição da Visão Estratégica e do Plano de Suporte Estratégico, Execução, Monitoramento e Avaliação, Identificação e Caracterização da escola e dos responsáveis pela Elaboração do PDE. A dinâmica consistia em trabalhos de grupo de cinco componentes com muito debates de discussões sobre cada assunto apresentado pela Professora Alda Araújo. Tivemos uma participação efetiva com cem por cento de freqüência e aproveitamento.

O PDE é um Plano de Desenvolvimento da Escola que através de pesquisas detecta o nível de atuação da escola referente à média dos alunos e toda sua situação. Completado é enviado ao DIRED para correções e avaliações para depois enviar ao MEC para adquirir os recursos para melhoras às deficiências existente na escola, relacionado também aos índices IDEB.

Durante as discussões um ponto foi discutido e que chamou a atenção de todos, era a relação existente entre o funcionamento da escola e a interferência de políticos. Além das deficiências existentes este fator  torna-se crucial para o desmantelamento da rede pública e o péssimo funcionamento de muitas escolas, os políticos mais atrapalham que ajudam. O Governo Federal envia os recursos que muitas das vezes são desviados para outros setores ou mudam seu destino em detrimento de outras escolas, por isso fica evidente que umas escolas funcionam bem e outras não.

Pelo investimento do Governo Federal nesta qualificação fica evidente que existem recursos de monta para a educação, para se ter uma idéia veja alguns números; destinado R$120,00 para passagens particpantes, diária de hotel de R$ 100,00 por cabeça, café, almoço e janta em Buffet de qualidade, honorários dos Palestrantes, material multimídia com Computadores, data-show, telões, material didático e camisetas, hotel quatro estrelas de apartamentos com ar-condicionado dando conforto aos participantes. Cada escola receberá um montante de acordo com as suas dificuldades, somente a Escola Estadual Jerônimo Rosado em Mossoró recebeu este ano R$ 16.000,00 ( dezesseis mil reais ) para aplicar nas disciplinas de Português e Matemática que tiveram índice baixo no ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - IDEB do ano passado.

 



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

quinta-feira, setembro 04, 2008

1001 RAZÕES PARA VOTAR EM GILBERTO DIOGENES – 13 613

1001 RAZÕES PARA VOTAR EM GILBERTO DIOGENES – 13 613

POR WILLIAM PEREIRA DA SILVA

A decisão de um voto requer muita reflexão, não devemos votar somente pensando nas vantagens que teremos se nosso candidato ganhar, temos de pensar na  capacidade e no compromisso que ele terá no seu mandato ciente que ele será o vereador da cidade tendo não mãos a responsabilidade de representar uma cidade com quase 250.000 habitantes. Por isso adoto critério para escolher meu candidato e escolhi GILBERTO DIÓGENES por mil e uma razões:

 

v     - Professor da rede publica municipal

v     - Presidente do SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAL-SINDISERPUM - por vários mandatos tendo uma atuação ativa sendo respeitados por todos os servidores desde o gari ao Professores Municipais como também aceito pelos Professores da Rede estadual de Ensino tendo influência direta na atuação do SINTE

v     - Presidente da FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES  MUNICIPAIS – FETAM entidade representativa a nível Municipal, Estadual, Federal e Internacional.

v     - Participou ativamente no movimento REAGE MOSSORÓ contra os desmandos na câmara municipal.

v     - Presente em todas as manifestações a favor dos excluídos realizados em Mossoró nos dias 7 e 30 de setembro e em outros eventos.

v     - Pessoa simples e honesta

v     - Pai e Marido querido por sua família

v     - Filho de família tradicional na cidade de Mossoró e região, OS DIÓGENES.

v     - Luta incansavelmente mesmo em época fora de eleição defendendo seus princípios a favor das classes sociais menos favorecidas

v     - Um dos Fundadores do Partido dos Trabalhadores  - PT – em Mossoró

v     - Eleitor incondicional de LULA

v     - Defende a distribuição de Renda na economia do país

v     - Apóia o Presidente LULA no desenvolvimento da economia do Brasil.

v     - Amigo nas horas incertas

v     - Apóia as teses Marxista sobre o socialismo científico

v     - Participou de vários encontros e congressos pela Europa e América Latina relacionados as lutas pelas classes mais oprimidas da sociedade brasileira

v     - É apoiado pela maioria dos Sindicatos atuantes na cidade de Mossoró.

v     - Tem um perfil de líder carismático

v     - Eleito vereador irá lutar por um serviço público de qualidade, atividade que demonstrou ao longo dos anos como sindicalista.

v     - Combaterá a corrupção inserida no setor público municipal em suas varias instancias.

v     - Lutará intransigentemente contra a violência  da mulher, nos idosos e os deficientes.

v     - Apóia os movimentos a favor da mulheres e dos homossexual.

v     - Fiscalizará qualquer assalto aos cofres públicos

v     - Denunciará casos de Nepotismo na prefeitura municipal.

v     - Defenderá permanentemente uma sociedade sem exploradores e nem explorados.

v     - Apresentará projetos viáveis para toda comunidade mossoroense relacionados as necessidades e aos serviços básicos que toda comunidade precisa para uma vida melhor

v     - Tem o apoio de Médicos, professores, intelectuais, poetas, repentistas, garis enfim de vários segmentos dos profissionais da cidade.

v     - É honesto e transparente nas suas ações, tem demonstrado ao longo dos anos  em todos os seus mandatos como líder sindical.

v     - E TANTAS, E TANTAS OUTRAS RAZÕES QUE O DIFERENCIAM DOS DEMAIS CANDIDATOS.

 

AGORA REFLITA CARO ELEITOR! E SEU CANDIDATO QUE QUALIDADES TEM? PENSE BEM ANTES DE VOTAR SEU VOTO TEM MUITO PODER.

 

 

 


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.