sábado, abril 18, 2009

PROPÓSITOS DE PROPOSTAS

PROPÓSITOS DE  PROPOSTAS

William Pereira da Silva

Alguém deve ter pensado do porque  eu escrever na maioria das vezes sobre educação e sempre batendo na mesma tecla dos problemas no seu meio,  envolvendo principalmente fatos de corrupção  e outras inconseqüências existentes como peculato, sinecura, improbidades administrativa e outras. Na educação pública não tem nada de bom? TEM! Mas acontece em pequena escala, numa avaliação maior ela vive mais de problemas do que de virtudes, daí eu sentir mais o lado negativo em detrimento do positivo, levando-me a escrever e relatar sua realidade mais funesta, que creio ser o ponto chave de partida para uma mudança radical no setor, temos de combater de baixo para cima, dos pequenos detalhes para depois o grande, exemplo; caso tivéssemos bons salários, escolas limpas bem estruturadas, material suficiente, bons profissionais e deixarmos os corruptos e salafrários comandar, tudo isso em pouco tempo voltaria a estaca zero, eles acabariam com tudo. Ou combatemos o mal pela raiz ou ele sempre florescerá. Não adianta somente greves, denuncias evasivas, comentários de corredores, fofocas, insinuações, boas intenções para mudar o quadro caótico existente, tem de haver outras formas de organização, comprometimento, compromisso, responsabilidades, abnegação. Quem pretende modificar a atual realidade educacional da rede pública vai ter de enfrentar uma verdadeira maratona de "suor e sangue", vai ter de suar a camisa, confrontar com pessoas e situações bastante conflitantes. O interesse de muitos em manter o quadro atual é grande, há muito interesse político e pessoal de  pessoas mesquinhas, medíocres e insensatas que só querem sustentar tudo isso de negativo somente por que favorece a elas, são egoístas, insanas.

As formas de lutas estão ultrapassadas, vivenciamos um circulo vicioso que ocasiona a volta de sucessivas crises, É primordial a criação de novos meios, maneiras, novas instituições, pessoas abnegadas, sem medos, sem compromissos com partidos, sindicatos ou outra qualquer instituição que comprometa a luta, precisaremos de parcerias, apoios, mas nunca de desvirtuar  o foco da luta em detrimento do interesse destas outras instituições.  Deveremos estar sempre voltados única e exclusivamente para combater o mal pela raiz, de baixo para cima, esquecendo a temeridade, abjurar as benesses, assumir por um período de nossas vida o sacrifício da luta, dedicando de corpo e alma a causa de uma escola e educação de qualidade sem tantos indivíduos inescrupulosos comandando as ações primordiais que regem as instituições educacionais.

Mas professor o que fazer? Como fazer? Vai dar certo? Quem vai para luta?

Na minha visão teríamos de criar novas instituições em defesa da educação, particularmente penso numa  Organização Não Governamental – ONG- e até sugiro a denominação: 'EDUCAR A AÇÃO". Ora, o que é uma ONG? Um grupo de pessoas defendendo um interesse comum com sede, reuniões, planejamentos, ações. É fácil criar? NÂO! Impossível? NÂO! Mas bastam dez pessoas para dar um início. Pessoas esta com um perfil de firmeza, coragem, decisão, que tem por metas de  agir com rigor, determinação. Ter em mente internalizado o pensamento positivo do vai dar certo, os obstáculos existem, mas para ser vencidos, com a idéia de que quem quer acha os meios encontra, os que não querem vêem somente as dificuldades. Situações muito comum no meio educacional onde frases de desestímulos são repetidos como verdades imutáveis existem aos montes; " deixa como esta, doido quem vai se meter", "isso é assim mesmo muda não", "bom é não fazer nada", a lei do menor esforço prevalece e quem ganha o poder de decisões sempre são os incompetentes e corruptos no qual estabelece uma realidade catastrófica para todos.

Acredito que na classe dos professores existem centenas de pessoas com um perfil de luta descrito anteriormente, entretanto desacreditado por não ver pessoas ou instituições que estabeleçam este tipo de ações enérgica, precisando um incentivo maior, porem não podemos esperar por mais ninguém, temos de agir como autodidatas, independentemente de tudo e de todos para implantar uma nova forma de luta, basta um escrever uma carta convite, marcar uma reunião e daí tudo pode começar. Aqueles que querem conhecer como funciona um Ong pesquisem no site http://www.filantropia.org/comocriar_ong.htm  e http://www.amarribo.org.br/.

Ofereço meu endereço de e-mail para aqueles que tem a pretensão de debater sobre o assunto plantando uma pequena semente para quem sabe, num futuro bem próximo, ela germine para que outras pessoas possam regalas dando início a uma nova história de luta na educação do Rio Grande do Norte.

Wilpersil2003@yahoo.com.br

wilpersil@hotmail.com

 

 



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CENAS DO COTIDIANO ESCOLAR

CENAS DO COTIDIANO ESCOLAR

William Pereira da Silva

 

No nosso cotidiano, no meio escolar, vivenciamos fatos que merecem destaques, talvez pelo absurdo ou pelos simples acontecimento passado despercebido por muitos, mas que  na maioria da vezes são situações hilárias e  inacreditáveis. Todos são fatos verdadeiros com testemunhas oculares.

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 Duas diretoras conversam

- Muuuulheeeer! Levei o DVD da escola lá pra casa e roubaram, diz aí muuuulheeer qual o procedimento que devo fazer?

- Sei lá amiga, diz que perdeu, levaram da escola... Dá em nada não...

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Professor de Educação Física se apresenta na escola para preencher quadro de professores:

-Olá, Senhora Diretora, tudo bem? Estou aqui porque fui removido da minha escola para cá.

- Pois não caro professor seja bem-vindo!

- Éééé... Que trouxe este estagiário... Da Universidade que ensino para dar aulas no meu lugar que não posso vir dar aulas não, ele vai me substituir por um tempo e receberá parte da minha remuneração.

- Que isso professor pode não! Quem te encaminhou desta forma?

- Foi uma inspetora da DIRED que me encaminhou.

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Uma funcionária novata do livro de ponto:

- Menina vai levar este livro de ponto para onde?

- Ali fora para fulano assinar.

- E pode? Por que ele não vem assinar aqui dentro da escola

- É que a esposa dela o substitui, ele trabalha na Petrobrás do Ceará e só vem aqui assinar o ponto, estar apressado e não pode descer.

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No sindicato dois professores conversam sobre a corrupção nas escolas e como combater essa mal

- Hei rapaz! Temos de criar um movimento forte dentro das escolas para cara a cara lutar contra os corruptos denunciando as falcatruas deles para lascar tudim e mudar a realidade da educação.

- Cê é doido homi! Onde vamos arranjar votos para a próxima diretoria tirando os corruptos da escola, é suicido eleitoral lutar nesta linha cara!

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Funcionário mostra ao professor uns papeis no birô da Diretora

- Ta vendo aí, é uns papeis do cartório cobrando uns cheques sem fundo, dizendo que a escola esta no SPC, SERASA e a conta do Banco do caixa escolar esta totalmente bloqueada.

- Eita porra! Exclama o professor. – Quer dizer que todas as verbas da escola estão bloqueadas, vamos fechar, que Diretorinha sacana hein meu?

 

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Ladrão arromba quinze portas da escola. Professor ver e aciona a policia. Bandido é preso em flagrante delito. Policia entrega bandido na delegacia. Professor declara Boletim de Ocorrência e volta para escola. Pensa que deixa o meliante preso lá. Dez minutos depois vigia assustado vem relatar que o mesmo bandido voltou para levar fruto do roubo que deixou enrolado numa trouxa e consegue êxito.

 

 

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Na escola sala de ginástica da escola com espelhos adequados dentro dos padrões de academias, barras fixas nas paredes, estantes é transformada em refeitório, decisão única e exclusivamente da ASG responsável pela merenda escolar, ninguém foi consultado. Agora o alunado pode fazer sua refeição vendo-se em espelhos e segurando nas barras fixas. Existem mais de cinco salas desocupada na escola.

 

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Professor vai ajudar levar panelões de volta para o carro dele, emprestado de outra instituição para curso de merendeira. Aluno percebe um detalhe. As panelas estão cheias de alimentos ensacados e crus. Curioso pergunta à merendeira. – Sobrou muito alimento, não foi? Ela responde: - Que nada acabou tudo, sobrou nada não.

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Professores passam dois anos sem ir à escola, os nomes nunca saiu do rol da escola nem foram removidos, no censo escolar foi confirmado pela direção. Foi pedido explicações, nenhuma foi dada. Um trabalha no setor privado outro foi para Europa. A inspeção escolar nunca tomou conhecimento.

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Diretora relata ao ser  esclarecida  pelo professor que estão tramando contra ela.

- Meu filho! Eu tenho esse povo todo na minha mão, sei de tudo o que eles querem, a maioria são uma ruma de preguiçosos, outros querem ver o cão, mas não uma sala de aula, dão a vida para estar na sala de informática, na TV escola, biblioteca, só na maré mansa, esses que trabalham feito doido, que querem ser honesta, vão cansar tudim...Isso não me preocupa e garanto que vou ser reeleita, aposta?

As cenas continuam ao seu redor, escrevam sobre elas e envie para todos conhecerem sua realidade.

 



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sábado, abril 04, 2009

LUTAR É PRECISO!

LUTAR É PRECISO!


William Pereira da Silva



Viajando no túnel do tempo me reporto para novembro de 1983, vejo meu contracheque de pagamento onde recebia Cr$ 121.177,00 (cento e vinte e um mil cento e setenta e sete cruzeiros) equivalente na época a 3,5 salários mínimos como professor P2C, nível superior. Indo mais dez anos a frente vai para janeiro de 1993 onde recebia Cr$ 3.693.806,63 (Três milhões seiscentos e noventa e três oitocentos e seis cruzeiros e sessenta e três centavos ) tínhamos saído do Cruzado novo, equivalia a 2.9 salários mínimos. Mais dez anos, em 2003, meu salário estava em R$ 528,01 (quinhentos e vinte e oito reais) com todas as vantagens ganhava 2,6 salários mínimos. Chegando ao ano de 2009, vinte e seis anos depois, recebo R$ 1.460,07 (mil quatrocentos e sessenta reais e sete centavos) como professor nível III letra H, são 3,1 salários mínimos. Os professores que estão na letra "A" ganham bem menos, talvez 2,5 SM ou menos, com a implantação do piso nacional de R$ 950,00 quem ficar neste patamar equivale a 2,0 SM. Comparem do ano 1983 até o ano 2009 nunca saímos do patamar de 3,0 a 2,5 salários mínimos. Houve época que estivemos com apenas 1,5 salários mínimos, agora irrisórios 2.0 SM.


Conclusão; vinte e seis anos de luta e nunca tivemos aumentos significativos nos nossos salários. Valeu a pena lutar? Quem foi beneficiado com greves, manifestações? Fomos apenas usados para promoções de outrem? Estamos, em termos de conquistas salariais andando em círculos, sempre voltando ao mesmo lugar e pior, para patamares inferiores as outras profissões. Lutar é preciso, mas que tipo de ações deve desenvolver? As ações que usamos nestes últimos vinte e seis anos não deram em nada, absolutamente em nada, nem em termos salariais nem muito menos em qualidade de ensino. Tudo de mal a pior. E daí companheiros? Devemos mudar o foco da luta ou insistir na mesma tecla? A Greve tem resolvido algo ou o Governo já sabe que é uma luta de cartas marcadas? Tenho em mente que tem muitos fatores errado nesta história, a classe dos professores não tem a mínima noção como sair desta e nem o que fizeram conosco durante este longo período, há elementos não esclarecidos, o foco da luta não é voltada exclusivamente para reivindicar melhorias na educação ou dos nossos salários. Seria apenas as instituições representativas da nossa classe um pano de fundo para promoção política de componentes desta representatividade e dos partidos políticos? Alguém ganhou com a luta, quem? Tenho certeza que nós professores e a educação não, os números provam isso, como também o quadro geral da educação não teve melhoras. O Piso Nacional dos professores é mais um engodo do governo para acalmar os ânimos de luta, uma farsa a nível nacional que da o entender que alcançaremos melhorias com este misero piso nacional e que estamos reivindicando algo de valor, ledo engano, ficaremos mais anos e anos abaixo dos salários de muitas classes profissionais.


Caso queiram pesquisar os dados em relação aos seus salários ao longo dos anos, indico dois sites, um que tem todos os dados dos valores dos salários mínimos desde o ano de 1964 até o ano de 2009 e o outro os valores e nomes das moedas vigentes neste período, eis: http://www.debit.com.br/consulta30.php?indice=salario_minimo e http://www.aprendebrasil.com.br/reportagens/dinheiro/brasil.asp . Pesquisem e tirem suas próprias conclusões.













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