sábado, agosto 25, 2007

SUDOKU, XADREZ, MATEMÁTICA E RPG

SUDOKU, XADREZ, MATEMÁTICA E RPG
 
William Pereira da Silva
wilpersil@hotmail.com
 
 
 A questão de nº. 69 do CONCURSO DO BANCO DO BRASIL –SELEÇÃO EXTERNA -2007 – PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE NÍVEL DA CARREIRA ADMINISTRATIVA NO CARGO DE ESCRITURÁRIO, pede para julgar certo ou errado a seguinte indagação: "  O quadro abaixo pode ser completamente preenchido com os algarismos de 1 a 6, de modo que cada linha e cada coluna tenham sempre algarismos diferente":
1
 
 
 
3
2
 
 
5
6
 
1
 
1
6
 
5
 
5
4
 
 
2
 
 
3
2
4
 
 
4
 
 
2
 
3
 
Essa questão é simplesmente tirada de um jogo de raciocínio denominado de SUDOKU, que é um jogo já com uns aninhos, foi  inventado por Euler.  No Japão foi denominado de Sudoku ("número único"); atualmente virou obsessão em vários países...
O suíço Leonhard Euler (1707-1783) foi um dos matemáticos mais profícuos de todos os tempos. Dotado de uma mente prodigiosa, falava diversas línguas. Era paciente e afável com seus 13 filhos. Aos 28 anos ficou cego da vista esquerda e viveu totalmente cego seus últimos 18 anos, período em que produziu de memória, ditando suas descobertas a um secretário, e não se revoltando contra seu triste infortúnio.
O nome Sudoku é a abreviação japonesa para a longa frase,suuji wa dokushin ni kagiru (数字は独身に限る) que significa os dígitos devem permanecer únicos; e é uma marca registrada da Nikoli Co. Ltd no Japão. Em japonês palavra é pronunciada [sɯːdokɯ] , em português pronuncia-se sudóku. Outras editoras japonesas referem-se ao jogo como colocando os números, ou como "Nanpure". Algumas editoras não japonesas soletram o título como "Su Doku".
Os numerais nos jogo Sudoku são usados por comodidade; as relações aritméticas entre numerais são absolutamente irrelevantes (não requer lógica para cálculos matemáticos). Qualquer combinação de símbolos distintos como letras, formas, ou cores podem ser usadas no jogo sem alterar as regras (Penny Press Scramblets e Knight Features Syndicate's Sudoku Words usam letras). Dell Magazines , o criador do jogo, tem utilizado números para Number Place em suas revistas desde a sua primeira publicação em 1979. Numerais são utilizados através deste artigo.
A atração do jogo é que as regras são simples, contudo, a linha de raciocínio requerida para alcançar a solução pode ser complexa. O Sudoku é recomendado por alguns educadores como um exercício para o pensamento lógico. O nível de dificuldade pode ser selecionado para combinar com o público. Existem diversas fontes na internet não ligadas a editoras que disponibilizam os jogos gratuitamente.
O jogo é mais frequentemente uma grade de 9×9 (No concurso do Banco do Brasil foi uma grade de 6x6) constituída de sub-grades de 3×3 chamadas de regiões (outros termos incluem caixas, blocos, algumas vezes porém o termo quadrante é utilizado, apesar de ser um termo impreciso para uma grade de 3×3). Algumas células já contém números, chamadas como números dados (ou algumas vezes pistas). O objetivo é preencher as células vazias, com um número em cada célula, de maneira que cada coluna, linha e região contenham os números 1–9 apenas uma vez. Portanto, na solução do jogo, cada número aparece apenas uma vez em qualquer um dos sentido ou regiões, daí portanto "únicos números" originaram o nome do jogo ou enigma. (fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre).
No ano de 2005 apresentei o Jogo de SUDOKU no CLUBE DE XADREZ PENSART  da Escola Estadual jerônimo Rosado para juntar aos jogos de raciocinios como dama, dominó, RPG e evidentemente o jogo de Xadrez que domina as atividades de nosso clube. Apresentei a muitos alunos, uns se interessaram, outros não, convidei os professores de matematica para conhecer o jogo e realizarmos um torneio de SUDOKU na escola, já que tinha lido na imprensa escrita que em Natal, capital do nosso Estado uma escola realiza constatemente esse tipo de torneios. Não consegui êxito.
Este ano apresentei novamente o jogo aos  professores de matemática enfatizando a importância deste jogo, juntamente com o xadrez, para o desenvolvimento do racíconio dos alunos, onde eles se comprometeram ainda este ano realizarmos atividades de SUDOKO e xadrez  nas aulas de matematica para em seguida promovermos um torneio desses jogos com toda sendo conividando toda  escola a participar, esse campeonato será realizado no CLUBE DE XADREZ PENSART.
 Marcos Tanaka, professor, relata que, um dos assuntos mais discutidos em Educação, atualmente, é como aumentar a motivação dos alunos, tanto para evitar a evasão escolar quanto para melhorar os índices de aprendizagem de conteúdo, mensuráveis em avaliações. Segundo autores como Lino de Macedo, o uso de jogos como estratégia de ensino é extremamente eficaz para o aumento da motivação dos alunos ( Suplemento Escola/Gazeta do Oeste).
Para quem convive com essas atividades como XADREZ, DAMA, DOMINÓ, SUDOKU, RPG, POKEMON e outras atividades de jogos de salão, ver a alegria dos alunos em participar e sabe o valor imensurável que elas trazem para o desenvolvimento social e cognitivo dos participantes destas atividades.
Fica o incentivo e a sugestão para toda semana publicar um puzzle de SUDOKU no Suplemento Escola do jornal Gazeta do Oeste divulgando esta excelente ferramenta pedagogica para incrementar dndo mais alegrias nas aulas de matemática.
Para os mais interessados existem diversos site na internet relacionados ao jogo do SUDOKU eis alguns:www.sudoku.hex.com.br,/www.sudoku.name/play/pt,www.sudoku.mundopt.com/ www.websudoku.com/, www.sudoku.com/.
 

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.

domingo, agosto 19, 2007

REAGE EDUCAÇÃO

REAGE EDUCAÇÃO
 
Willism Pereira da Silva
 
Pessoalmente sempre acreditei em mudanças, mesmo no passado há uns dez ou quinze anos atrás, achava que um dia as mudanças, mesmo que lentas, aconteceriam no Brasil, e hoje para os mais atentos e ligados na imprensa, noticias e mais noticias não param de divulgar a luta contra a corrupção no país, com punições para os culpados. Prefeitos, juízes, deputados, senadores, partidos, imprensa, várias instituições  investigadas e sendo posta em xeque pelo ministério público e pela própria população.
Na Capital do Estado e na cidade de Mossoró, as câmaras municipais passam a ser alvo de investigações e manifestações de movimentos sociais e do povo em geral. A campanha Reage Mossoró é um bom exemplo disso. Iniciada  no dia 17 deste mês, sexta-feira, nas dependências do SECOM, o movimento anticorrupção teve a presença de vários segmentos da sociedade Mossoroense e a participação do promotor de justiça Eduardo Medeiros que agradeceu a presença da  OAB, SINTE, INSTITUTO AMA, JORNALISTA CARLOS SANTOS, PARTIDOS POLÍTICOS, foram mais de vinte entidades representativas presentes.
Bem perto de nós, na cidade de Areia Branca o Prefeito perdeu seu mandato por compra de votos, O senador Renan Calheiros é alvo de sérias denuncias e investigações, a Policia Federal não para de agir em todo Brasil onde vemos nos noticiários pessoas, empresas e instituições na mira do combate a corrupção.
E as escolas públicas, tanto municipais e estaduais, já estão participando destas mudanças e buscando expulsar do seu meio os corruptos que há anos usurpam do erário publico e que silenciosamente estão à espreita para agir mesmo com todos esses movimentos sociais e a policia federal agindo em todo Brasil? Respondo seguramente que NÃO.
Não conheço nenhum movimento dentro do setor educacional para combater a corrupção inserida no seu contexto.
Seguramente a corrupção existe o meio educacional e como prova são as noticias nos jornais da cidade. Tivemos recentemente  a Escola Estadual Maria Estela que esta no SERASA com uma dívida de dezessete mil reais, e num passado bem recente a Escola Estadual Jerônimo Rosado a diretora (sic), é suspeita de haver desviado mais ou menos  setenta mil reais (R$ 70.000,00), isso mesmo, setenta mil reais. Outras escolas também são alvos de denúncias informais pelos seus funcionários e professores, onde nas escolas, nos corredores são constantes os comentários dos diretores de gestõess anteriores que desviaram dinheiro das escolas. Valores como, trinta mil, quinze mil, vinte mil reais é a constante nos assuntos, fora o desaparecimento de material didático, merenda escolar, livros e o que é possível levar. O pior de tudo isso são a conivência e cumplicidade da maioria dos funcionários públicos que sabem e se omitem de denunciar, criando uma cumplicidade sem fim prejudicando sensivelmente o setor.
Portanto torna-se necessário a ação das pessoas honestas, encarando, sem medos, sem amarras, contra todos que de uma forma ou de outra estão corrompendo na área da educação. Basta ver muitas escolas nos seus aspectos físicos, falta de recursos matérias para perceber que ali existe algo de errado, ou os gestores são incompetentes ou simplesmente são corruptos de carteirinhas.
Os recursos advindos do governo do estado e do governo federal muitas vezes são suficientes para manter a escola em pleno funcionamento, isto não acontece normalmente por que existe um grande esquema de desvio dos recursos que estão assegurados por lei e distribuídos diretamente via banco para as escolas depositadas no CAIXA ESCOLAR. Existem outros programas que enviam dinheiro e recursos sem precisar da intervenção de nenhum outro setor ou político interessado em usar de artimanhas para intervir e dizer que os recursos foram adquiridos em conseqüência do interesse deles. Múltiplas são as formas que os corruptos acham de burlar e intrometer-se para desviar verbas e tirar lucros eleitoreiros dentro das escolas
Após anos de abusos e impunidade, muitas comunidades escolares se tornaram indiferentes e alheias ao processo de funcionamento das escolas como também ao uso dos recursos destinados à educação e todos os funcionários públicos foram tomados de um grande ceticismo em relação à possibilidade de punição de servidores desonestos. Por isso, para que a comunidade escolar se mobilize contra a corrupção, é preciso que as pessoas sejam estimuladas e provocadas. O começo pode ser muito difícil, pois as primeiras reações são de incredulidade. Depois, surgem sentimentos de resignação e medo, e só mais à frente os servidores e comunidade em geral se indignam e reagem à situação.
CORRUPTOS E FRAUDADORES do erário público são pessoas sem qualquer escrúpulo, capazes de qualquer coisa, como forjar e destruir documentos e provas, subornar ou ameaçar testemunhas, intimidar os oponentes, atacar a integridade dos acusadores e até mesmo atear fogo na escola, se julgarem necessário.
Deles pode esperar-se todo tipo de ações de contravenção e bandidagem. Não se deve baixar a guarda e nem recuar, pois é isso o que eles esperam.
Educadores, lutar contra corrupção e ensinar o exercício da cidadania e pressupõe incentivar indivíduos que participem da vida comunitária. Organizados para alcançar o desenvolvimento da comunidade escolar onde vivem, devem exigir comportamento ético dos poderes constituídos e eficiência nos serviços públicos. Um dos direitos mais importantes do cidadão é o de não ser vítima da corrupção.

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.

domingo, agosto 05, 2007

HASTA CUÁNDO LOS COMPAÑEROS?

HASTA CUÁNDO LOS COMPAÑEROS?

William Pereira da silva

Wilpersil@hotmail.com

 

Certo dia estava numa lanchonete, aproximou-se de mim uma mulher, era uma cigana. Falando em espanhol ela disse: Señor le gustaría que él leyera el mão, dé para conocer algo el futuro? Mesmo sem saber interpretar deu para entender que ela queria ler a minha mão. Estava sem fazer nada, tinha tempo de sobra, então deixei que ela lesse .

A cigana olhou, olhou bem minha mão, fitava cada linha e começou a prever sobre minha vida.

- Usted es educado, usted es un hombre inteligente. – afirmou.

Comecei a gostar dela, dizer que eu sou educado e inteligente fiquei em alto astral.

- Vai! Vai! Continue, continue! – exclamei entusiasmado!

- A  le gustan leer y escribir. – continuou ela

Respondi que sim, gosto de ler e escrever, ações que muitos educadores esquecem-se de fazer.

Ela continuou falando sem parar

- Esta línea me dice que usted es un maestro

-Sim sou professor  

- Vive una vida modesta con un sueldo ridículo

- Certeza ganho pouco, é um salário ridículo mesmo, pelos anos que estudei.   

- Esto en el conflicto eterno con el patrón del  para la mejora de sueldos

- Grande verdade mulher!.Desde que entrei no estado para ser professor nunca parei de fazer greve   e  ter problemas no trabalho

 - Pero el  no preocupa, yo veo algo aquí que el va... el  va...  el va... 

- Oba! Oba! Vai melhorar algo, vai? – demonstrei uma grande alegria.

- ¡Algo usted se acostumbrarán maestros al  del restos de la vida para vivir así, los  compañeros pobres!!!

- É o que???? Quer dizer que vamos nos acostumar com isso e viver nessa vida de pobre? Valha-me Deus!

Paguei a ela meio constrangido, mas paguei. Ela acertou tudo e vaticinou a nossa eterna miséria como professor da rede pública de ensino.

Estou com vinte e sete anos de magistério, quarenta e oito anos de idade e estou convicto que a cigana acertou em cheio ao prever nosso futuro.

Este último embate que vivemos com o Governo do Estado do RN, demonstra de forma clara, os objetivos e planos dos governantes para conosco. Todos sabem que temos o dever e o direito de manifestarmos-nos em forma de greve, pleiteando nossos mais fundamentais direitos por uma vida melhor financeiramente, ambiente de trabalho saudável e pela melhoria da qualidade de ensino nas escolas publicas. Sabemos que a marginalidade cresce, as drogas dominam nossos jovens, a população carcerária na sua maiorias são pessoas analfabetas ou que deixaram de estudar e todos sabem o por que. Escolas sucateadas, professores mal remunerados, politicagem dentro das escolas, desvios de verbas, corrupção, roubos, assaltos, furtos, desinteresse dos profissionais desestimulado pelos anos de descaso. Preferem construir mais presídios, gastar em armamentos, melhorar os salários da policia, transformar companhias em Batalhões em detrimento de investir na educação de nossos jovens.

Qualquer pessoa leiga que lê, sabe que nos países como China, Japão, Alemanha, e tantos outros reergueram suas nações pós-guerra ou revoluções e desastres naturais investindo pesado em educação.

Pobre governantes do Brasil que precisam da marginalidade, da ignorância e submissão de seu povo para governar, numa demonstração clara de sua incompetência de lidar com pessoas cultas, inteligentes, que não temem em enfrentar esses perniciosos políticos de nossa nação Pobres governantes que , com o auxilio do setor privado a quem serve de bom agrado, numa troca de favores e corrupção nunca vista em outras nações,  lança seu povo num conflito eterno, causando a insegurança e insatisfação popular, desacreditando na educação de seus filhos.

O preço é alto para a nação que não investe na educação do seu povo. Acidentes de trânsito matam mais que guerras, acidentes de aviões constantes ceifando vidas inocentes, marginais e grupos armadas surgem todos os dias aumentando a violência consideravelmente, lançando nosso jovens na vida pregressa, a corrupção campeia nossas instituições, povo ignorante e submisso, pobreza, favelas, atraso social, economia deficitária, taxas de juros abusivas, assassinatos e pistolagem que fazem parte de nosso cotidiano e as inúmeras mazelas que um povo mal educados produz. Pobres Governantes!

Eu não teria o menor orgulho ou soberba em saber que sou um Governante a custa da miséria e submissão de um povo.

"O que eles têm medo de uma educação realmente libertadora é o medo da liberdade de seu povo"


Flickr agora em português. Você cria, todo mundo vê. Saiba mais.