segunda-feira, outubro 27, 2008

ACRÓSTICO PARA ÉVORA

ACRÓSTICO PARA ÉVORA

 William Pereira da Silva

 

 

É s a  beleza em forma de mulher

V ênus do amor de outros jardins,

O lhar encantador que enfeitiçam

R  elampejam fascínios sem fim,

A bela Évora, um lindo querubim!

 

 

P ara o sempre apaixonarás

A todos que a olharem,

I  rradiando sua formosura de mulher

V iverá  afligir com seu esplendor

A os homens que almejam seu amor.

 


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

quinta-feira, outubro 23, 2008

O SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO – O SINTE

O SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO – O SINTE

William Pereira da Silva


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação está vivendo um novo momento com as ações da diretoria atual, a reforma na sede com a retirada do Bar O Picanha esta sendo transformado o local em um lugar aprazível para assembléias e outros eventos. Um mini-auditório com ante-sala, vários apartamentos para acomodar professores visitantes, novos banheiros. É sugestão também criar um espaço cultural para apresentação de repentistas, poetas, cantadores de viola, enfim trazer o mundo artístico e cultural de Mossoró para dentro da nossa sede. Deverá ser fundado um Clube de Xadrez e de jogos de salão, biblioteca, bar, e área para exposições e reuniões, ampla e ventilada.


Muito ainda tem de ser feito e alerto a classe dos professores e sócios do SINTE para ficarem atento sobre a nossa sede que ficará localizada numa das regiões mais valorizada por metro quadrado de terreno. O setor imobiliário da cidade esta de olho no nosso rico patrimônio com a construção da avenida da integração. Sugestões já existem em transformar parte do terreno em um condômino residencial, outra é vender e comprar uma sede no centro da cidade, isso são somente sugestões, não há nada de concreto, apenas alerto para que os sócios fiquem atento o que vão fazer com nosso patrimônio. Lembre-se que o sindicato é nosso, da classe dos professores e funcionários públicos, muita atenção mesmo, vamos participar mais das assembléias, reuniões, de todos os eventos para ficarmos atualizados, ficar de "olho em pé".


Como sócio e membro da diretoria como suplente, estou sentindo que deverá haver muitas mudanças no que se refere a nossa política social, salarial, financeira e a forma como atuar nas escolas. Devemos urgentemente realizar simpósios, seminários, congressos, assembléias, tudo voltado para estudarmos novas política de ação para valorizar e efetivar nosso sindicato para dar mais credibilidade a nossa instituição. Esta sendo sugerido a criação de um Blog ou site da regional de Mossoró para dar mais transparência, já temos um programa de rádio e o jornal extra-classe, pretende-se criar programas para os canais de televisão local. Tudo isso levará os sócio a ter informações diárias como também os fatos serem publicados no momento da sua realização, é muito importante à prestação de contas de tudo que está sendo aplicado em recursos e como devemos ampliar estes recursos para torna um sindicato mais forte e atuante.


Nossa imagem pode e deve ser mudada, teremos de realizar uma campanha para associar mais servidores públicos, trazer de volta os que pediram desligamento. Outro fator importante é reunir forças e acabar com as diferenças políticas internas para fortalecer a política sindical, deixar de utilizar nosso sindicato para promoção pessoal e política partidária, levar o sindicato para dentro das escolas para acabar com os desmando existente no setor educacional. Sabemos tudo o que acontece de ilegal dentro das escolas e fechamos os olhos. Sou da opinião que o sindicato deve fazer uma parceria com o ministério público através das promotorias da educação e da defesa do patrimônio público para fiscalizar e acompanhar as ações de muitos políticos, diretores, professores e funcionários que vivem da sinecura, do peculato, da improbidade administrativa e sem medo de errar de muitos ladrões que roubam o patrimônio público pertencente as escolas. Isso é fundamental para a moralização e preservação da gestão democrática no setor educacional. O SINTE pode e deve atuar para revolucionar o funcionamento da Educação do Rio Grande do Norte, só assim sairemos deste marasmo em que vive nossa educação. É PRECISO MUDAR!








Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

terça-feira, outubro 21, 2008

CATARSE

CATARSE
William Pereira da Silva

A vida é de uma incompreensão infinita, sempre estamos buscando respostas  para as mais diversas perguntas que aparecem durante nossa existência.  Sou de questionar tudo, nunca aceito uma afirmativa sem uma meditação, uma investigação, uma pesquisa, um  debate.
Certa vez num comentário sobre o texto que escrevi, " DE ONDE VEIO DEUS", alguém falou que estou em processo de catarse. Irei expor meus pensamentos sobre minha condição de não crente em DEUS citado na Bíblia dos católicos e dos crentes evangélicos para expor esta catarse.
Em todo o  mundo, em todas as épocas, culturas e costumes, todas as crianças que nascem estão em condições iguais, todas elas passam pelas mesmas fases de desenvolvimento, todas são carentes de ajuda, alimentação, carinho, tudo que uma criança realmente necessita. O que ela pensa? Evidentemente não sabemos, mas sabe-se que o que ela vai pensar depende do local que ela vive, das pessoas ao seu redor, tudo nela vai aparecendo como numa revelação de fotografia, tudo vai surgindo aos poucos, a cada fase da sua infância  vão surgindo a fala, ampliando os movimentos, logicamente as idéias, os pensamentos vão se formando passo a passo, aquilo que ela assimila vem das suas percepções captadas das pessoas que a criam,  evidente que ela pensará no DEUS que lhe ensinam, que afirmam existir. Eu acreditei no Deus bíblico porque nasci de uma família católico-cristã, pergunto que defesa tinha diante das afirmativas dos outros relativas ao Deus bíblico, não sabia ler, não tinha senso crítico, não podia me defender em hipótese alguma, era aceitar e pronto, caso não cresse seria sempre castigado, até chegar a ser surrado fui para respeitar Deus, ameaças de ir para o inferno nunca faltou, tinha de crer em Deus mais por medo, horror, imposição, não havia amor daqueles que queriam que eu cresse em Deus e sim a pressão psicológica. Isso acontece a todas as crianças do mundo, seja um Deus Cristão, mulçumano, hindu ou outro qualquer, será imposto a elas de forma abrupta sem chance de defesa por parte dela, não há como se defender. É uma pressão psicológica das religiões. E você foi uma destas crianças.
Vamos supor que coloquem uma criança assim que nasceu dentro de um quarto e apenas a  alimentem durante anos não deixando conhecer o mundo e tudo ao seu redor. Têm-se certeza que ela não saberá de nada, ficará cega, não aprenderá a falar, a fazer  nada, simplesmente vegetará e se tiram o alimento morre, não terá Deus para lhe ajudar. Quando nascemos todos somos ateus, não cremos em nenhum Deus, aprendemos sobre Deus que nos falam e nunca o veremos, temos de crer sem ver. Mesmo que não nos ensinem sobre um Deus pensaremos um dia na criação de tudo. O Deus que você acredita e que eu acreditei veio da palavra dos outros, de um livro, você não crer num Deus seu e sim no Deus que lhe disseram. Acreditarei em Deus quando o vir, quando for sem mistérios, sem guerras e injustiças, num Deus que não goste de tanto sangue humano e aqueles que não o querem não forem para o inferno.
Vamos ao nosso caso do Deus cristão, de onde ele veio? Da Bíblia. Quem a escreveu? Quais os interesses dos poderosos da época? Fora as narrações bíblicas da aparição de Deus quem mais o Viu? Você viu Deus? Quem não viu diz sentir? Sentir? Eu posso sentir qualquer coisa, posso inventar Deus ou mais Deuses. Existe mais de dois mil  deuses catalogados, deus para todos os gostos, épocas, culturas e costumes. O homem sempre inventará um Deus, ele precisa de um pelas suas fraquezas e incompreensões. Mas se lermos a bíblia sem medo, sem ter ela como sagrada, vendo-a como um simples livro escrito por homens que inventam, imaginam, criam lendas, mentem, tem interesses de domínio sobre os outros, querem riquezas e poder, fazem guerras e mais guerras, veremos nela uma história de perseguições e guerras, muitas guerras que perduram até nossa atualidade.
Alguns versículos e capítulos da Bíblia mostram absurdos tão inacreditáveis que o mais ignorante dos homens lesse com atenção, jamais  acreditaria em certas afirmativas contida nela. Citarei algumas, não na forma bíblica de apresentá-la, mas a minha maneira através de perguntas e sugiro que os crentes a façam aos seus padres ou pastores ou  seus irmãos de crença, vejamos: de onde veio a mulher de Nod, a mulher de Caim? Essa eu quero ver a resposta. Porque Deus preferiu a oblação de Abel causando a inveja de Caim? Porque não agradou aos dois? A seqüência da criação do céu, da terra das estrelas, do universo, dos seres, de tudo, é totalmente contraria a razão da ciência, da observação, nada corresponde ao estudo humano, a gênese é ou não uma lenda? Moises desceu do monte com uma tábua com dez mandamentos, um deles era NÃO MATARÁS, no entanto quando tomou conhecimento da situação de desordem, mandou matar mais de duas mil pessoas, foi  Moises o primeiro a desrespeitar o mandamento de Deus? A arca de Noé caberia todos os animais da terra? Sabem quantas espécies de animais tem no mundo? Já mediu o tamanho da arca, esta na Bíblia a medida dela, imagine e raciocine, caberia mesmo? A torre de Babel criada para chegar ao céu, teria conseguido se terminassem de construí-la? Quantas terras, povos e tribos Moises invadiu matando mulheres, crianças, escravizando homens, Deus permitia a escravidão você defende também as invasões, as mortes, as escravidões que o Patriarca impôs a diversos povos? São centenas de indagações que encheriam diversas páginas.
Toda a Bíblia suscita dúvidas, mesmo sabendo que existiu este povo com sua História, ter existido um Cristo, um ser histórico ou não, tudo termina em mistérios sem provas concretas. Fulano disse que cicrano falou a beltrano, a Bíblia é escrita segundo outras pessoas, sempre há a suspeita de quem escreveu, como escreveu, pra quem escreveu. Têm-se provas que o vaticano modificou, burlou, inventou, omitiu documentos e fatos importantes das escrituras. Constantino modificou por completo o Cristianismo, juntou a religião pagã de Mitra com a fé cristã, unificou as duas que desembocou no Catolicismo que criou o protestantismo na revolta de Lutero. Fala-se que tudo é questão de fé, uma fé cega que não se questiona. Dogmas.
Convido a todos a passarem por este processo de Cartase, leiam a Bíblia com mais atenção, vejam como se comportam as religiões, analisem a situação do universo hoje, estamos na cauda de uma galáxia que tem bilhões de estrelas e mundos e o universo visto tem bilhões destas galáxias, imaginem, sintam a dimensão incomensurável disto tudo, somos imperceptível ao universo, ele não precisa de nós, existiriam sem precisar do sistema solar, da via Láctea.
Onde fica o céu? Como ele é? Somos a imagem e semelhança de Deus? Vejam como somos frágeis, necessitados, dependentes, insignificantes, nascemos e morremos há milhões de anos. Que finalidade tem tudo isso? Gerar espíritos para Deus? Reencarnarmos? Morremos e pronto, acabou tudo? Por que tudo é mistério? Nascemos para viver ou morrer? Vivemos da morte? Que sentido tem  a vida, ou somos nós que damos sentidos a ela? Por que não nascemos como espíritos sem precisar da carne, do sofrimento? Dotados apenas de energia etérea para flutuar e viajar pelo universo sem se prender a gravidade nenhuma. Flutuar eternamente neste cosmo sem fim, interagindo com a energia cósmica, conhecendo cada estrela, cada planeta, toda a matéria universal, uma simples forma de energia pura, livre para fazer o que quiser, podendo ter as sensações que lhe aprouver, isso sim seriam os filhos de um DEUS compreensível.

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

quarta-feira, outubro 08, 2008

2009 O ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA

2009 O ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA


William Pereira da Silva



Proclamado pela ONU o ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA, o IYA2009, foi na sexagésima terceira assembléia da organização tendo o total apoio do Segundo Comitê da Assembléia Geral, aprovando a resolução submetida pela Itália, pátria de Galileu Galilei, sendo uma iniciativa da IAU e da UNESCO.


Para ter um entendimento maior da importância do evento e sua abrangência, foi criado um site que tem todas as informações e esclarecimentos para o público em geral. Segundo trechos do site o IYA2009 é uma colaboração global para fins pacíficos – a procura de nossas origens cósmicas, uma herança compartilhada por todos os cidadãos do planeta Terra. A ciência da Astronomia representa milênios de colaborações através das fronteiras: geográficas, idades e gêneros, raças e culturas, fornecendo uma base completa para a Carta de Princípios da ONU. Neste sentido, a Astronomia é um exemplo clássico de como a ciência pode contribuir para o aprofundamento da colaboração internacional.


O assim chamado Ponto de Contato Brasileiro, Augusto Damineli, explica: "A rede Brasileira do IYA 2009 oferecerá uma ampla lista de atividades já a partir de 2008, que pode ser vista em http://www.astronomia2009.org.br/. Entre nossos objetivos, ofereceremos a pelo menos 1 milhão de pessoas a oportunidade de ver o céu através de telescópios. Outro objetivo é o de difundir na sociedade uma mentalidade científica. Isto é essencial para os cidadãos agirem num mundo permeado pela tecnologia e carente de planejamento global de recursos".


A Astronomia é a mais antiga das ciências. O homem primitivo se interessou em observar os fenômenos que ocorriam à sua volta, bem como, tentar compreendê-los. Não só o deslocamento do Sol em relação ao horizonte, e sua relação com claridade e escuridão, e as fases da Lua, foram fenômenos notados pelos homens pré-históricos. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Para um aprofundamento melhor sobre a história da astronomia indico o site http://www.astromador.xpg.com.br/historia.htm onde veremos a Astronomia na Pré-história, A astronomia na Mesopotâmia, Astronomia Chinesa, Astronomia entre os Egípcios, Astronomia Grega, Os Astrônomos da antiga Grécia, A Astronomia na Idade Média, A Nova Astronomia e a Astronomia Moderna.


Não podemos deixar de citar grandes nomes que contribuíram para a evolução da Astronomia, Tales de Mileto (624-546 a.C.), Pitágoras (572-497 a.C) Aristóteles (384-322 a.C.), Heraclides de Pontus (388-315 a.C.), Aristarcos de Samus (310-230 a.C.), Eratóstenes de Cirere (276-194 a.C.),, Hiparco de Nicéia (160-125 a.C.),, Ptolomeu (87-150 d.C.), John Hollywood (1200 - 1256), Nicolau Cusano (1401 - 1464),, Nicolau Copérnico (1473 - 1543), Tycho Brahe (1546 - 1601), Johannes Kepler (1571 - 1630) Galileu Galilei (1564 - 1642), Sir Isaac Newton (1643 - 1727).


No início do século XX, a publicação da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein (1879-1955), produziu profundas modificações na Física e possibilitou novas descobertas sobre as leis fundamentais do Universo. Com a construção de potentes telescópios, foi possível verificar a existência de milhares de outras galáxias, e com a ajuda da Radioastronomia, os conhecimentos astronômicos aumentaram de forma muito rápida. Atualmente, inúmeras observações são realizadas não só nos muitos observatórios espalhados pelo mundo, mas também através das cento e doze sondas lançadas ao espaço.


"O céu é um espetáculo sem concorrência. É possível contemplar todas as maravilhas do nosso planeta, palmilhar os desertos, atravessar os oceanos e visitar todas as suas cidades; mas o Cosmo permanecerá sempre para ser descoberto. Nosso olhar pode alcançar distâncias inatingíveis pelos meios atuais de transportes. Através da nossa vista, mesmo sem nenhum auxílio, poderemos atingir distâncias incríveis, bem como comtemplar paisagens cada vez mais grandiosas. Por outro lado, à medida que nosso olhar se torna mais penetrante, por meio de sensores que aumentam o poder de alcançe de nossos sentidos, maior será a diversidade que irá nos surpreender. Por esses e outros motivos, além da mística que envolve o Cosmo, como algo infinito que escapa à percepção e ultrapassa o entendimento humano, a Astronomia conseguiu permanecer, ao longo dos tempos, como uma das mais estimulantes atividades humanas". Ronaldo Rogério de Freitas Mourão








Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.