segunda-feira, julho 27, 2009

SONHOS MEUS

SONHOS MEUS

 

 

William Pereira da Silva

 

Uma das funções mais magníficas do corpo humano creio ser os sonhos, adoro sonhar, relembrá-los, analisar cada um deles.

O sonho para mim é uma das melhores terapias existente para acalmar nossas ansiedades, medos, frustrações, neuroses. Faz muito tempo que não tenho os famosos pesadelos depois que comecei aprender a direcionar meus sonhos. Aprendi que se desejamos com muita intensidade aquilo que se quer sonhar realmente ele acontecerá, fiz diversas experiências conseguindo com exito ter sonhos a meu bel prazer, inclusive teve um que desejei com tanta intensidade ter sexo com uma mulher chegando a ter relações sexuais com ela no sonho como se fosse algo extremamente real, o orgasmo aconteceu com a ejaculação fazendo-me acordar em pleno gozo. Não só na esfera sexual, também consegui realizar outros sonhos onde eu precisava de uma arma e toda vida que era atacado por alguém no sonho não tinha uma arma, desejei profundamente antes de dormir várias vezes, imaginava a arma que  queria e em pouco espaço de tempo nos sonhos apareceu às armas.

O mais fantástico dos sonhos são aqueles que nos levam aos  locais nunca visto antes, pessoas estranhas, paisagens absurdas, é realmente fascinante. Tem uns que são como estivéssemos numa máquina do tempo, consegui várias vezes ver locais antigos, passeava nas ruas de minha cidade, via pessoas de épocas diferentes, mudava de ano, teve um que vivi várias épocas num só sonho, ficava extasiado.

Muitos dos sonhos são incontroláveis, sonhamos sem querê-los, houve deles que sempre me levavam aos mesmos  lugares em sonhos diferentes, dias diferentes, mas voltava ao mesmo lugar para continuar o sonho anterior, queria mudar, porém não podia, tinha que estar ali.

Tive uns sonhos de premonição que me deu medo, vi meu irmão e minha irmã serem soterrados num barranco de areia, com pouco tempo meu irmão teve uma convulsão e hoje é deficiente físico e mental, minha irmã depois de uns tempos veio a falecer. Esses sonhos são aterradores, não controlamos nada neles, são raríssimos.

Tenho a impressão que a maioria dos sonhos é relacionada com a nossa realidade. Certa vez caia um pingo de água na minha cabeça e comecei sonhar com muita água, ao acordar o rosto todo estava molhado, noutra vez tinha que acordar cedo para trabalhar e sonhava que tinha levantado e realizava as tarefas que fazia no mundo real como se eu estivesse ido trabalhar, então acordava imediatamente na hora certa.

O mais extraordinário é quando sonhamos que saímos do nosso corpo e vamos a vários lugares, é uma sensação ímpar, sentimos um sentimento de liberdade muito prazeroso, nunca me vi dormindo, entretanto me relacionava com várias outras pessoas indo a lugares diversos.

Não sei interpretar a maioria deles, apenas medito no outro dia tentando lembrar dos fatos ocorridos nos sonhos.

Li certa vez que alguns cientistas acreditam que sonhamos os sonhos de nossos pais ou talvez de nossos antepassados, não há uma prova cientifica, mas os indícios são grandes, na nossa mente temos pensamentos iguais de nossos pais, então crê que acontece também com os sonhos, impressionante isso.

Num certo período da minha vida, vivi o alcoolismo com muita intensidade, com a minha mente fraca tive sonhos surpreendentes, uma vez acordei e vi meu sonho passando na minha frente como num cinema, via as pessoas como se fosse fantasma, todas andando, falando entre si e toda a paisagem local. Ao abrir os olhos o sonho continuou, via os objetos do quarto e ao mesmo tempo às nuances do sonho.

Sonhar é preciso, treinar os sonhos mais ainda.

Seriam os sonhos os criadores dos Deuses, a fonte poderosa da imaginação humana? Um meio de comunicação dos espíritos? Ou somente um meio de escape da realidade? Aprendemos com os sonhos? Dizem que certos gênios tiram suas idéias e inventos diretamente dos sonhos, seria possível?

Vivamos os sonhos!

 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

SINAIS

SINAIS

WILLIAM PEREIRA DA SILVA

O ceticismo faz parte da minha vida, ultimamente ando afastado de religião, minha crença no Deus descrito na Bíblia dos católicos e protestantes não corresponde a minha concepção sobre um Deus. A fantasia da criação do mundo, Adão e Eva, a trajetória do povo Hebreu, a vida de Cristo, a junção do paganismo com o Cristianismo pelo Imperador Constantino. As cruzadas que levou milhares de crianças à guerra em defesa das religiões onde foram trucidadas, a inquisição, a proliferação desordenada de várias religiões e segmentos dela, o não cumprimento das palavras de Cristo, o marxismo. Tudo me leva a uma descrença nas religiões e nos Deuses apresentados a humanidade. Mesmo assim alguns fatos e situações acontecidas recentemente com alguns de meus familiares me deixaram intrigados levando a reflexão sobre coisas que aconteceram deixando-nos perplexos a procura de explicações mais apuradas que muitas vezes só encontramos respostas nas citações bíblicas ou nos ensinamentos de algumas religiões, a ciência pouco tem para provar.
No dia quinze de novembro de dois mil e seis às 17h30min faleceu minha irmã Lúcia, 51 anos. Alguns fatos que antecederam sua morte juntamente com outros no dia de seu falecimento merecem um pouco de atenção e reflexão mesmo por parte de pessoas céticas.
Minha filha Mariane, 16 anos, uma noite antes de a minha irmã ter uma convulsão fortíssima que cinco dias depois a levou a morte, passou a madruga toda com uma angustia enorme não conseguindo dormir sentindo sensações estranhas e inexplicáveis para ela.
Na mesma hora no dia da sua convulsão, uma sobrinha de apenas cinco anos muito querida da minha irmã estava na escola. Sem explicações e motivos aparente foi levado a um choro compulsivo juntamente com sensações de mal estar, infelizmente a diretora não chamou seus pais não oportunizando a criança explicar suas emoções a seus familiares.
Exatamente na hora em que ela falecia na UTI em Mossoró, meu irmão que padece enfermo em Natal, a quatrocentos quilômetros de distância, está sem coordenação motora e fora da realidade começou a chorar copiosamente tendo sua esposa estranhando esta atitude já que o mesmo nunca tinha mostrado tal ação descontrolada.

Após um dia da sua morte inexplicavelmente apareceu no meu celular, sem ninguém ter digitado nada, apareceu o número 77*5147, olhei, analisei e fiquei assustado quando relacionei esses números, nascí aos sete meses, setenta e sete é o número que se deve perdoar, o túmulo de Lúcia ficou sendo o sétimo da fila sete, cinquenta e um era a idade dela e quarenta e sete a minha idade e seu dia de falecimento 15/11/2006, noves fora, dá sete.
Para um ateu fica a interrogação diante dos fatos apresentados. São quatro situações distintas relatadas sem um mínimo de dúvida em ter acontecido. Teria a mente humana à capacidade de se comunicar a distância enviando mensagens funcionando como uma central telefônica recebendo e enviando mensagens através de ondas ou seria propriamente um espírito que sai do corpo e viaja conseguindo chegar ao destino desejado?
A doutrina espírita tentar explicar a existência do mundo espiritual relatando que muito antes do mundo e os seres humanos existirem, os espíritos habitavam o universo. Seremos nós receptáculos desses seres espirituais numa evolução constante reencarnando por milhões de anos em busca do aperfeiçoamento motivado em serem espíritos inferiores com leis definidas das entidades superiores orientadas por um DEUS? Esta doutrina incita aos humanos estudar e pesquisar sobre o assunto inclusive utilizando da tecnologia de comunicação existente atualmente, a transcomunicação. Estariam eles certos ou a Bíblia seria a verdade sobre o assunto? E a ciência o que tem a explicar sobre estes e outros fenômenos sobrenaturais?
A física quântica fala em elementos como o Bóson que consegue atravessar o mais sólido dos materiais. Existe no Universo uma gosma invisível que dá sustentação aos corpos celestes. Sabemos das ondas eletromagnéticas atravessando os ares levando informações a todos os lugares com sons e imagens passando por nós despercebidos. Nossos órgãos sensitivos não conseguem captar esses sons nem imagens que todo dia estão para lá e para cá de antena para antena, dos satélites á terra. O raio do sol ultravioleta não consegue enxergar, o ar, o vento, tudo a nossa frente e não conseguimos ver, alguns apenas sentir. Seriam os espíritos feitos de matérias invisíveis com consciência retiradas da nossa mente através de elementos com energias suficientes para se manter eternamente ou não é do nosso conhecimento os poderes da mente humana em projetar pensamentos e imagens a distanciam?
De uma forma ou de outra, céticos ou não, devemos parar, pensar, pesquisar sobre este assunto muito delicado, esclarecendo através da ciência, a luz dos fatos, com provas suficientes para sabermos se somos enganados ou não pelas religiões com suas doutrinas e dogmas.
Particularmente não acredito nos deuses apresentados nem tampouco nas religiões, mas que existe algo além da nossa compreensão existe. E temos o dever e a obrigação de estudar revelando para todos também ajudar nas soluções do mistério da vida e da morte com também da pós-vida.

17 Novembro 2006

 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

sábado, julho 11, 2009

CONSCIÊNCIA POLITICA E SOCIAL

CONSCIÊNCIA POLITICA E SOCIAL

William Pereira da Silva

 

Existem atividades que merecem aplausos pela iniciativa e desempenho dos envolvidos, entretanto muitas ações têm dispêndio e finalidades pífias e que poderiam servir para algo mais relevante em termo de mudanças políticas, sociais e educacionais.

As situações que afligem a sociedade em geral merecem mais atenção e ações enérgicas que contraponham as políticas mantenedoras de tudo de ruim que existe no contexto social. Muito dos movimentos sociais gastam tempo e dinheiro não atingindo os objetivos para que mudem o quadro do caos e da violência na sociedade brasileira. Vemos campanha contra o fumo, consciência ambiental, consciência negra, movimentos dos sem-tetos, sem-terras, contra a corrupção... Todos merecem respeito e atenção, porém não são eles que modificarão a realidade nefasta que ora se apresenta.  O governo juntamente com o grande capital financia e apóiam muitos destes movimentos que na maioria das vezes não resultam em nada, apenas temos a impressão que algo vai acontecer de diferente dando a sensação do dever cumprido. Temos de criar mecanismos sociais que atuem para insuflar a massa a combater o que realmente causa os transtornos. Lembremos dos movimentos para As Diretas Já, o povo nas ruas em todo Brasil vibrando, aclamando, reivindicando, lutando, mostrando sua força para manter a transição do regime militar para a democracia, que hoje deixa muita a desejar.

A casca do ovo tem de ser rompida, conseguimos apenas vencer uma etapa para a transição democrática que por enquanto somente serviu para oficializar a corrupção e a ética da sujeira moral. Nossas instituições estão corrompidas acarretando um enorme prejuízo para a população em geral e as instituições governamentais. A quebra da casca do ovo tem de  começar pelas escolas, pela educação, devemos abandonar, em parte, a pratica do repasse de conteúdos programáticos e passar a ensinar nossos alunos conteúdos relacionados à consciência política e social revolucionária no sentido de mudar a realidade em que nos encontramos. Devemos ensinar quem são as pessoas responsáveis pelo caos e incitar aos estudantes ir para as ruas com atos idênticos aos movimentos das Diretas Já, caso seja necessário inclusive o uso da força, da revolta.

Muita gente que se diz honrada, ética e tudo o mais, querem mudanças, desejam e apóiam certas ações, incentivam através da imprensa, divulgam que é preciso mudar, denunciam o caos social, a guerra civil disfarçada, no entanto não indica o caminho correto para transpor os obstáculos que nos é imposto pela corrupção profunda. Não se pode mudar uma realidade se não mudamos os componentes que criam esta realidade. Temos de lutar para combater o mal pela raiz. Mudar sem haver conflito, confronto, intrigas é pura utopia de sonhadores que pensam esta ocasionando grandes mudanças com os movimentos sociais que aí estão. Muitos se acomodam em instituições representativas e similares, pensando que isto mudará algo, puro engano, a cada dia a sociedade entra em crise profunda e elas nada resolvem.

Nada muda se eu não mudar, nada muda se você não mudar, querer mudar e permanecer fazendo a mesma coisa todo dia é uma inconseqüência sem limites.

Albert Einstein disse: "É insanidade continuar fazendo à mesma coisa e esperar resultados diferentes." Se tudo  deve mudar, então muita coisa deve mudar. Se todos continuam fazendo à mesma coisa, como é que a nossa realidade se modificará por si mesma?

 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

sexta-feira, julho 03, 2009

OS BENEFÍCIOS DO JOGO DE XADREZ PARA A SAÚDE

OS BENEFÍCIOS DO JOGO DE XADREZ PARA A SAÚDE

William Pereira da Silva

Um dos homens mais velhos do mundo ganhou uma aposta na Inglaterra. Alec Holden vivia na inglaterra e tinha 90 anos e dizia que "iria viver eternamente". Com essa brincadeira, Alec apostou em uma casa de aposta que viveria ate os 100 anos e voltaria para pegar o prêmio. O "centro de avaliação de chances" (como um amigo meu caracteriza tais lugares) "William Hill" (nome da tal casa) aceitou a proposta e acolheu as 100 libras do jogador, prometendo pagar-lhe, caso ele sobrevivesse mais 10 anos, a importância de 25 mil libras, algo em torno de 100 mil reais. Isso porque a casa avaliou que tal aposta permitia a chance de somente uma vez ser bem sucedida entre 250 tentativas semelhantes. Agora que ela sabe que o "velhinho soprou suas 100 velinhas" e amarga um tremendo prejuízo, acaba de subir a idade mínima em casos similares para 110 anos. Não foi informado se Alec quererá renovar sua aposta e concorrer nesse novo, digamos, "patamar etário". Vocês devem estar se perguntando: onde está o xadrez nesta história? É simples! Quando perguntaram sobre o que ele havia feito ao longo de sua vida inteira para não somente atingir o centenário de idade, mas ainda estar com muita saúde, lucidez, disposição e, mesmo que pareça exagero, uma boa dose de jovialidade, ele respondeu: "eu sempre como mingau no café-da-manhã e jogo Xadrez todos os dias! Aha!". O perfeito equilíbrio na vida: mingau para o corpo e Xadrez para a mente! Tudo a ver! (

Extraído do artigo Xadrez: uma terapia para saúde dos autores:  Profº Adriano Pena Ribeiro Lemos
Enxadrista Daiane Geralda da Silva (Bacharel em Direito)

extraído do artigo XADREZ: UMA TERAPIA PARA A SAÚDE dos autores Professor Adriano Pena Ribeiro Lemos e a enxadrista Daine Geralda da Silva, Bacharel Direito.http://www.clubedexadrez.com.br/download/xadrez_terapia_saude.pdf).

Tenho lido diversos artigos sobre a terapia através  do jogo de xadrez. Em 1981, psicólogo Joan Christiaen em sua tese de doutorado intitulada "Chess & Cognitive Development" comprovou a influência do xadrez no desenvolvimento cognitivo. No Brasil o  psicólogo Estevan Matheus trouxe o xadrez para dentro do seu consultório, em São Paulo. Ele explica que o xadrez é um adendo à Ludoterapia ( tratamento por meio de brinquedos, divertimentos e jogos) e que há quatro anos vem utilizando no atendimento às crianças e pré-adolescentes. O xadrez também vem sendo usado como ferramenta para a Terapia Ocupacional com adultos.

Quando estamos jogando o xadrez estamos primeiro desenvolvendo a coordenação motora estática, onde colocamos o corpo numa situação de repouso em relação aos movimentos globais, isso nos proporciona o sentido da concentração, tão essencial para a leitura e o estudo em geral, neste estágio conseguimos sair da realidade ao nosso redor trazendo nossos pensamentos para um estado de simbiose mental produzindo o afastamento dos problemas do nosso cotidiano, isto ocasiona o relaxamento das outras estruturas cerebrais. Enquanto jogamos estimulamos as áreas mentais que desenvolvem a memória,  paciência e o autocontrole, a imaginação,  criatividade, inteligência, além do raciocino lógico o espírito de decisão e a coragem elementos tão essenciais a nossa vida.

A saúde física deve ser cuidada sempre, mas nunca esquecer da saúde mental fazendo prevalecer à máxima dos filósofos "Mente sã, corpo são". Uma mente saudável proporciona estímulos benéficos para todo corpo e o jogo de xadrez trás incontáveis benefícios para o cérebro.

Da mesma forma que o fígado, o coração, o baço, os pulmões, os intestinos adoecem a mente também esta susceptível as enfermidades diversas, daí o cuidado da saúde mental se faz necessária para uma melhor qualidade de vida e nada melhor que exercitá-la com atividades relacionadas ao desenvolvimento da capacidade para o pensamento e execução lógicos, auto-consistência e fluidez de raciocínio. Jogos como Dama, Gamão, Dominó e especialmente o Xadrez  dá-nos estas capacidades essenciais a nossa saúde cerebral.

 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes