segunda-feira, abril 28, 2008

O ENSINO RELIGIOSO OU DAS RELIGIÕES

O ENSINO RELIGIOSO OU DAS RELIGIÕES
William Pereira da Silva

Nunca lecionei a disciplina de ensino religioso, porém sempre tive interesse neste assunto Na adolescência quando estudei sobre religião minha curiosidade ficou aguçada, fazendo com que minha reflexão fosse mais aprofundada sobre os assuntos que eram ministrados nas aulas de ensino religioso. Minha percepção nunca combinou com as explicações da professora em relação à Bíblia, sempre houve dúvidas quanto às explanações, vale salientar que nossa educação religiosa sempre foi voltada para a religião católico-cristã e cristão-protestante.
Lara Sayão Lobato de A. Ferraz mestranda em Filosofia da Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, licenciada em Filosofia. Professora de Ensino Religioso e Filosofia das redes pública e particular na cidade de Petrópolis/RJ, no seu trabalho Religião se Aprende na Escola, onde neste texto ela procura desenvolver uma reflexão acerca das concepções de ensino religioso presentes no imaginário da escola, apontando para um dever ser desta disciplina, tendo como fundamentação teórica a filosofia do encontro de Martin Buber. Ela indaga; Seria a escola o espaço para um ensino religioso? A educação deve considerar o homem enquanto ser em relação com o transcendente? O que é o ensino religioso escolar? O que ele promove na sociedade? Como é percebido pelos alunos? O que esperam dele a família, a sociedade e a própria escola?
No meu ponto de vista concordo que haja a educação religiosa nas escolas, desde que ela seja tratada dentro de uma fundamentação muita ampla em relação as religiões e não somente a visão cristã ou muçulmana de Deus e suas praticas religiosas.”Esta disciplina não deve ser usada para ensinar boa maneiras, aula de história, catequizar, ser qualquer coisa, campanha beneficente, guerra religiosa, ser um freio”, como relata Lara Sayão.
O Ensino Religioso deve versar sobre todas as religiões e deuses (existem mais de dois mil deuses catalogados) existentes em todas as épocas, culturas e costumes, respeitando a faixa etária do aluno, dar uma compreensão abrangente como surgem os deuses, Deus e as religiões. Pesquisar, refletir, estudar oferecendo uma visão geral do assunto e não se ater somente nas religiões e deuses da cultura ocidental.
Levar o aluno ao conhecimento de somente uma religião não é educação, passa a ser alienação, dominação, pura hipocrisia para quem vê na religião somente adeptos para aumentar seu “rebanho”. Haverá, de uma forma ou de outra, o questionamento por parte do aluno quando ele se deparar com o estudo da Evolução das Especies de Charles Darwin ou o de Oparin com seus principais trabalhos; “Os Fatores Externos nas Interações das Enzimas no Interior de uma Célula Vegetal", "A Origem da Vida na Terra", "Vida, Sua Natureza, Origem e Evolução" "A História da Teoria da Gênese e Evolução da Vida" que contradizem completamente com qualquer ensino religioso existente no mundo.
A origem da vida retratada nas diversas religiões diante dos estudos da ciência passam a ser simples mitos, fábulas, parábolas, invencionices de mentes não conhecedora da real natureza das coisas do mundo e do universo. Ninguém se apercebe, mas na concepção da criação do mundo na versão bíblicas existem absurdos incríveis que ninguém quer questionar, alguns acreditam ainda fielmente que foi exatamente daquela forma que o mundo e o homem surgiu no mundo. Vejamos alguns disparates; Deus fez primeiro o céu e a terra para depois criar o Universo, o céu não era o universo pois ainda não existiam estrelas nem o sol., QUEM ERA A MULHER QUE CAIM ENCONTROU NA REGIÃO DE NOD, AO LESTE DO ORIENTE SE SOMENTE EXISTIAM NO MUNDO ADÃO, EVA E CAIM? Deus quem provocou a ira de Caim que era agricultor e Abel pastor de ovelhas, preferiu a oblação, o sacrifício da ovelha dando privilégio a Abel E assim vai toda a Bíblia nas suas contradições.
Esta na hora de juntar ciência e religião para uma compreensão melhor do mundo e dos fatos que nele ocorrem, os Deuses apresentados até hoje a humanidade não condiz mais com a percepção humana sobre o Universo e o que nele há, Deus não pode ser mais aquele que esta no Céu para julgar, matar e condenar os pecadores e sim uma força criadora não compreensiva a mente humana.

domingo, abril 27, 2008

O PT E A ELEIÇÃO MUNICIPAL MOSSORÓ 2008


O PT E A ELEIÇÃO MUNICIPAL MOSSORÓ 2008

WILLIAM PEREIRA DA SILVA

Fundado em 1980 o Partido dos trabalhadores sempre teve a minha simpatia por apresentar-se como um partido de Esquerda que defende o socialismo como forma de organização social. Comecei como eleitor nos anos oitenta, na decada de noventa filiei-me ao partido sendo candidato a vereador no intuito de contribuir para a legenda, mesmo sendo abondonado pelos que me incetivaram a candidatura, sentindo que não iria a frente com meus objetivos eleitorais, o facrassso foi inevitavel, assim mesmo continuei na luta ajudando candidaturas de colegas dentro do partido, armando palanques, discursando, planfetando, pedindo votos. Terminei a campanha satisfeito em ter concluido toda trajetória, foi uma experiência excelente para meu amadureciento politico. Diante do que vivenciei dentro do partido tive minhas decepções, talvez pela minha inexperiência em nunca ter participado de ações dentro de um partido politico, presenciei fatos desagradaveis entre seus membros, havia uma luta interna denominada tendências, na qual não entendia o sentido de tantas divisões internas, observava que essas tendências prejudicavam sensivelmente acordos internos e a própria eleição num todo, enquanto tinhamos uma campanha dificil pela frente, lutavamos para derrubar uma oligarquia poderosa, os Rosados, lamentavelmente a luta interna com as discórdias era um inimigo maior. Afastei-me do Partido ainda nos anos noventa, porém continuei como simpatizante/militante nas campanhas posteriores, votando, ajudando diversas candidaturas até as últimas eleições, nunca votei em candidato que não fosse do PT, sou fiel a defesa do Socialismo e enquanto o PT mesmo errando, seguidos de alguns absurdo, serei eleitor de muitos de seus quadros de candidatos enquanto sentir que há algo relacionado ao meus ideais socialistas.
Durante esta minha trajetória política sempre fui incentivado, orientado, treinado, conduzido a acreditar que nossa luta era para derrubar as oligarquias locais, melhorar a economia do país para uma distribuição de renda mais humana, combater a corrupção, lutar pela moralidade dos serviços públicos, fortalecer o sindicalismo de classe, ao reformismo dos partidos políticos social-democratas.
O PT, em sua própria definição, sempre se pautou pela liberdade de opinião e pela disciplina partidária, hoje pautado por essa liberdade de opinião venho externar as minhas em relação a campanha municipal na cidade de Mossoró 2008, na qual o PT pretende realizar uma coligação, aliança, acordo, sei lá o que, em que devemos apoiar um nome que reprensenta a oligarquia local, a qual passei longos anos da minha vida combatendo, denunciando, discursando em palanques, nas ruas , nas praças, incentivando ao povo, meus familiares, colegas, amigos, a lutar incondicionalmente para mudar a realidade de uma cidade dominada por esta oligarquia, os Rosados, que domina a cidade de Mossoró durante mais de cinquenta anos. Talvez entenda a ansiedade pela chegada ao poder do PT de Mossoró, contudo não posso esquecer um passado de luta, as pessoas que me viram lutando com um discurso eloquente, inflamado contra os Rosados no poder Municipal, foram vinte e seis anos de oposição ferrenha a eles, agora simplesmente para suprimir os erros passados do PT e sua ânsia de chegar ao poder teria de votar num membro da família Rosado, ato que com certeza não farei. Pessoalmente não tenho nada contra a pessoa candidata dos Rosados, até tenho uma certa simpatia por ela, porém ideologicamente, politicamente, não tenho nenhuma afinidade com a mesma, respeito-a como ser humano, como mulher, jamais como companheira de luta defendendo os interesses da classe trabalhadora ou dos ideais socialista.
Esperarei mais quatro, oito, dez, vinte anos para votar numa chapa majoritaria em que não seja composta por nenhum Rosado sem história na luta de classe, enquanto forem oligarquicos estarei contra. Continuarei a votar em candidatos do PT, inlcusive estarei apoaindo e lutando junto a uma candidatura da Tendência Marxista.
Apesar das pequenas rupturas o PT ainda consegue ser referência para os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, isso me motiva a continuar na luta apoiando candidaturas petistas, entretanto peço desculpas aos candidatos da majoritária, mas nesta ainda não votarei na chapa, motivado não concordar temendo futuras traições dos Rosados que são conhecidos pelo oportunismo politico momentaneo, comportamento da Lider politica dos Rosados em Mossoró, conhecida pela sua matreirice. Não acredito em nenhum momento que eles , os Rosados darão o espaço pretendido pelo PT, algo como aconteceu com Capistrano como vice de Rosalba.
Estarei na luta, portanto na retarguarda observando, esperando um futuro melhor para nosso partido, esse caminho ainda é duvidoso.


Povo Trabalhador
Para Ter
Pão Terrra
Paz Tranquilidade
Portanto Tente
Partido dso Trabalhadores

sexta-feira, abril 18, 2008

A OSTEOPOROSE, O MAL DE ALZHEIMER E SUA PREVENÇÃO COM ATIVIDADES FÍSICAS

A OSTEOPOROSE, O MAL DE ALZHEIMER E SUA PREVENÇÃO COM ATIVIDADES FÍSICAS
Professor William Pereira da Silva
 
A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.
A doença de Alzheimer ou mal de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro caracterizada por uma perda das faculdades cognitivas superiores, manifestando-se inicialmente por alterações da memória episódica. Estes défices amnésicos agravam-se com a progressão da doença, e são posteriormente acompanhados por défices visuo-espaciais e de linguagem. O início da doença pode muitas vezes dar-se com simples alterações de personalidade, com ideação paranóide. Atualmente, em todo o mundo existem entre 17 e 25 milhões de portadores de Alzheimer, o que representa 70% do conjunto de doenças que afetam a população geriátrica. O Mal de Alzheimer deteriora algumas regiões do cérebro, que alteram o comportamento físico, mental, a linguagem, entre outros, levando a demência. Ele atinge pessoas a partir dos 50 anos de idade, porém é mais comum depois dos 60. Ainda não se descobriu a cura e também não há um exame específico para detectar o problema. Essa doença prejudica a relação de sociabilização da pessoa, tanto da sociedade com a pessoa e vice-versa, pois o Alzheimer leva ao esquecimento de familiares, hábitos, lugares, entre outros. Com o avanço da doença a pessoa torna-se dependente como um bebê.
Na Osteoporose a prevenção indica a pratica de atividades físicas, aconselha-se a fazer exercícios físicos regularmente: os exercícios resistidos são os mais recomendados; Dieta com alimentos ricos em cálcio (como leite e derivados), verduras (como brócolis e repolho), camarão, salmão e ostras. A reposição hormonal de estrógeno em mulheres durante e após o climatério consegue evitar a osteoporose. Tratamento reposição hormonal - Importante tanto durante a prevenção quanto durante o tratamento. O estrógeno reduz o risco de fraturas em mulheres com osteoporose.
Administração de cálcio - Para quem já tem a doença, o cálcio pode ser dado em dosagens de 1 mil a 1,5 mil miligramas por dia, com recomendação médica. Calcitonina - É um hormônio que tem a função de evitar que o cálcio saia dos ossos. Evita-se assim o processo de corrosão. Atividade Física, corretamente orientada (por um educador físico), também é usada como parte importante no tratamento e controle da osteoporose, podendo reduzir ou até, estabilizar a perda de massa óssea do indivíduo.
Não há prevenção para o Mal de Alzheimer relatam alguns estudiosos, porém especialistas recomendam exercícios contínuos para o cérebro como leitura, palavras-cruzada, xadrez, dama, dominó, etc.
Segundo Cummings, os fatores de risco associados ao mal de Alzheimer são: idade, sexo feminino, presença do gen ApoE4, colesterol alto, hiperhomocisteína, diabete, lesões na cabeça, estresse psicológico, hipertensão e tabagismo. "As três primeiras características são inevitáveis, mas todas as outras têm solução. Estudos mostram que mulheres com mais de 75 anos apresentam um risco até 1.2% maior de desenvolver a doença. O sexo gera uma predisposição natural, mas se uma mulher, nesta faixa etária, é fumante, hipertensa e diabética, suas chances aumentam em até 30%", disse.
Para prevenir a doença é preciso, de acordo com o médico, primeiramente, analisar e tratar os possíveis agentes relacionados aos fatores de risco, como o controle do colesterol.
Também é preciso manter o cérebro ativo em atividades como leitura e trabalhos que exijam atenção e concentração, realizar atividades físicas e de lazer e manter uma dieta com alta concentração de antioxidantes, entre eles o ômega3 e vitaminas C, E, B6 e B12.
De acordo com alguns estudiosos no assunto, "pesquisas apontam que pessoas que fazem trinta minutos de exercícios físicos, três vezes por semana, podem diminuir em até 50% a sua probabilidade de desenvolver o mal de Alzheimer".

Fontes de pesquisa.
 


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

quinta-feira, abril 17, 2008

I.M.C e obesidade

I.M.C e obesidade

William Pereira da Silva
Professor
O Índice de Massa Corporal (I.M.C.) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é: IMC = peso / (altura)2, é um método fácil com o qual qualquer um pode obter informação ou uma indicação com bom grau de acuidade, se está abaixo do peso, no peso ideal, acima do peso ou obeso. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice normal é entre 18.5 e 25. Então, para sua altura o peso ideal é entre Kg mín / Kg máx. Antes de tudo, é preciso salientar que o Índice de Massa Corporal é apenar um indicador, e não determina de forma inequívoca se uma pessoa está acima do peso ou obesa. A Organização Mundial de Saúde usa um critério simples: em relação ao IMC em adultos podemos classificar abaixo do peso quem tem o índice abaixo de 18,5, no peso normal entre 18,5 e 25, acima do peso entre 25 e 30 e obeso acima de 30 de acordo com a tabela da OMC
A vantagem do sistema da Organização Mundial de Saúde é que ele é simples, com números redondos e fáceis de utilizar. Há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. Por exemplo, pessoas musculosas podem tem um Índice de Massa Corporal alto e não serem gordas. O IMC também não é aplicável para crianças. Outro problema é a influência, ainda não suficientemente estudada, que as diferenças raciais e étnicas têm sobre o Índice de Massa Corporal. Por exemplo, um grupo de assessoramento à Organização Mundial de Saúde concluiu que pessoas de origem asiática poderiam ser consideradas acima do peso com um IMC de apenas 23.
A Obesidade é a deposição excessiva de gordura no organismo, levando a um peso corporal que ultrapassa em 15%, ou mais, o peso ótimo. Os nutricionistas Cecília L. de Oliveira e Mauro Fisberg relatam que "vários fatores são importantes na gênese da obesidade, como os genéticos, os fisiológicos e os metabólicos; no entanto, os que poderiam explicar este crescente aumento do número de indivíduos obesos parecem estar mais relacionados às mudanças no estilo de vida e aos hábitos alimentares. O aumento no consumo de alimentos ricos em açúcares simples e gordura, com alta densidade energética, e a diminuição da prática de exercícios físicos, são os principais fatores relacionados ao meio ambiente.Os estudos verificaram que a obesidade infantil foi inversamente relacionada com a prática da atividade física sistemática, com a presença de TV, computador e videogame nas residências, além do baixo consumo de verduras, confirmando a influência do meio ambiente sobre o desenvolvimento do excesso de peso em nosso meio. Outro achado importante foi o fato da criança estudar em escola privada e ser unigênita, como os principais fatores preditivos na determinação do ganho excessivo de peso, demonstrando a influência do fator sócio-econômico e do micro-ambiente familiar. O acesso mais fácil aos alimentos ricos em gorduras e açúcares simples, assim como, aos avanços tecnológicos, como computadores e videogames, poderia explicar de certa forma a maior prevalência da obesidade encontrada nas escolas particulares.Contudo, esses dados não estão de acordo com os encontrados em países desenvolvidos, onde existe uma relação inversa entre o nível de educação ou sócio-econômico e a obesidade.
Muitos outros aspectos podem influenciar na obesidade, como os alimentos servidos em restaurantes, bares e supermercados, a variedade e o aumento nas porções dos alimentos sofreram um aumento significativo nos últimos anos, por exemplo, o tamanho da batata-frita oferecida aos consumidores em meados dos anos 50 representava 1/3 do maior tamanho oferecido em 2001, acontecendo também com a carne, chocolates e massas em geral.
A importância de apresentar medidas de intervenção na prevenção de distúrbios nutricionais em indivíduos propensos a obesidade merece destaque de todos os setores da sociedade, inclusive na educação, na indústria alimentícia e nos meios de comunicação, massificando a necessidade de uma ampla campanha de esclarecimento e conscientização na forma como devemos nos alimentar e praticar atividades físicas.
"Medidas de caráter educativo e informativo, através do currículo escolar e dos meios de comunicação de massa, assim como, o controle da propaganda de alimentos não saudáveis, dirigidos principalmente ao público em geral e, a inclusão de um percentual mínimo de alimentos in natura no programa nacional de alimentação escolar e redução de açúcares simples são ações que devem ser praticadas. Sobre a indústria alimentícia, devemos procurar o apoio à produção e comercialização de alimentos saudáveis", exaltam os nutricionistas Cecília L. de Oliveira e Mauro Fisberg.



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

sexta-feira, abril 04, 2008

I.M.C. E OBESIDADE

I.M.C. E OBESIDADE
William Pereira da Silva
 
O Índice de Massa Corporal (I.M.C.), é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é: IMC = peso / (altura)2, é um método fácil no qual qualquer um pode obter informação ou uma indicação com bom grau de acuidade, se está abaixo do peso, no peso ideal, acima do peso ou obeso. Segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S)., o índice normal é entre 18.5 e 25. Então, para sua altura o peso ideal é entre Kg mín / Kg máx. Antes de tudo, é preciso salientar que o Índice de Massa Corporal é apenar um indicador, e não determina de forma inequívoca se uma pessoa está acima do peso ou obesa.  A Organização Mundial de Saúde usa um critério simples: em relação ao IMC em adultos podemos classificar abaixo do peso quem tem o índice abaixo de 18,5, no peso normal entre  18,5 e 25, acima do peso entre 25 e 30 e obeso acima de 30 de acordo com a tabela da O.M.C
A vantagem do sistema da Organização Mundial de Saúde é que ele é simples, com números redondos e fáceis de utilizar. Há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. Por exemplo, pessoas musculosas podem tem um Índice de Massa Corporal alto e não serem gordas. O IMC também não é aplicável para crianças. Outro problema é a influência, ainda não suficientemente estudada, que as diferenças raciais e étnicas têm sobre o Índice de Massa Corporal. Por exemplo, um grupo de assessoramento à Organização Mundial de Saúde concluiu que pessoas de origem asiática poderiam ser consideradas acima do peso com um IMC de apenas 23.
 A Obesidade é a deposição excessiva de gordura no organismo, levando a um peso corporal que ultrapassa em 15%, ou mais, o peso ótimo.  Os nutricionistas  Cecília L. de Oliveira e Mauro Fisberg relatam que; "vários fatores são importantes na gênese da obesidade, como os genéticos, os fisiológicos e os metabólicos; no entanto, os que poderiam explicar este crescente aumento do número de indivíduos obesos parecem estar mais relacionados às mudanças no estilo de vida e aos hábitos alimentares. O aumento no consumo de alimentos ricos em açúcares simples e gordura, com alta densidade energética, e a diminuição da prática de exercícios físicos, são os principais fatores relacionados ao meio ambiente.Os estudos verificaram que a obesidade infantil foi inversamente relacionada com a prática da atividade física sistemática, com a presença de TV, computador e videogame nas residências, além do baixo consumo de verduras, confirmando a influência do meio ambiente sobre o desenvolvimento do excesso de peso em nosso meio. Outro achado importante foi o fato da criança estudar em escola privada e ser unigênita, como os principais fatores preditivos na determinação do ganho excessivo de peso, demonstrando a influência do fator sócio-econômico e do micro-ambiente familiar. O acesso mais fácil aos alimentos ricos em gorduras e açúcares simples, assim como, aos avanços tecnológicos, como computadores e videogames, poderia explicar de certa forma a maior prevalência da obesidade encontrada nas escolas particulares.Contudo, esses dados não estão de acordo com os encontrados em países desenvolvidos, onde existe uma relação inversa entre o nível de educação ou sócio-econômico e a obesidade.
Muitos outros aspectos podem influenciar na obesidade como os alimentos servidos em restaurantes, bares e supermercados, a variedade e o aumento nas porções dos alimentos sofreram um aumento significativo nos últimos anos, por exemplo, o tamanho da batata-frita oferecida aos consumidores em meados dos anos 50 representava 1/3 do maior tamanho oferecido em 2001, acontecendo também com a carne, chocolates e massas em geral.
A importância de apresentar medidas de intervenção na prevenção de distúrbios nutricional em indivíduos propensos a Obesidade merece destaque de todos os setores da sociedade, inclusive na educação, na indústria alimentícia e nos meios de comunicação massificando a  necessidade de uma ampla campanha de esclarecimento e conscientização na forma como devemos nos alimentar e praticar atividades físicas.
" Medidas de caráter educativo e informativo, através do currículo escolar e dos meios de comunicação de massa, assim como, o controle da propaganda de alimentos não saudáveis, dirigidos principalmente ao público em geral e, a inclusão de um percentual mínimo de alimentos in natura no programa nacional de alimentação escolar e redução de açúcares simples são ações que devem ser praticadas. Sobre a indústria alimentícia, devemos procurar o apoio à produção e comercialização de alimentos saudáveis", exaltam os nutricionistas Cecília L. de Oliveira e Mauro Fisberg.
FONTE DE PESQUISA:


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!