sábado, novembro 11, 2006

APRESENTAÇÃO – TEXTUÁRIO

APRESENTAÇÃO – TEXTUÁRIO

É com prazer que apresento meu TEXTUÁRIO a imprensa, a sociedade mossoroense e aos internautas de todo Brasil.
TEXTUÁRIO é Livro que contém apenas texto, sem comentários ou anotações. O título foi motivado pelo meu projeto de lançar um livro apenas com meus textos sem comentário ou anotações, um textuário no sentido fiel da palavra.
Este TEXTUÁRIO é uma seleção dos textos que escrevi contando neste primeiro lançamento com quarenta e cinco trabalhos de diversos temas como saúde, política, trânsito, educação, xadrez, educação física, religião, filosofia, humor, escola, conselhos escolares, corrupção, cartilhas, enfim uma infinidade de assuntos para diversos tipos de leitores. O Objetivo principal é expor minhas idéias, como penso em relação à vida, a sociedade Mossoroense, críticas a educação, sátiras ao transito e as “certas peculiaridades de Mossoró”. Assuntos também de abrangência universal sobre a vida e as religiões.
Muitos dos textos apresentados foram publicados em Jornais de Mossoró-RN como SUPLEMENTO ESCOLA DA GAZETA DO OESTE, JORNAL CORREIO DA TARDE na coluna artigos, JORNAL DE FATO coluna Prosa & Verso de Crispiniano Neto e no Suplemento DOMINGO e JORNAL O MOSSOROENSE suplemento ESCOLA.
Em anexo ao textuário incluí também dois trabalhos meus, A COLHEITA DAS VERDADES uma coletânea de textos, parágrafos, poesia, poemas, citações e frases de diversos temas colhidos durantes minhas leituras no decorrer da minha vida. Tem citações de CERVANTES, ROUSSEAU, KARL MARX, MAQUIAVEL, FIDEL CASTRO, CECÍLIA MEIRELES, AUGUSTO DOS ANJOS autores desconhecidos. Apresento ainda A CARTILHA DE COMBATE A CORRUPÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS uma cartilha elaborada para incentivar a luta contra a corrupção nas escolas de Mossoró e do Rio Grande do Norte, distribuída por mim nas escolas de Mossoró. a Cartilha teve apoio do mandado do Deputado Estadual FERNANDO MINEIRO estando publicada no site do referido deputado. Concluindo convido a visitar meu BLOG DE VARIEDADES PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA no qual existem uma variedades de assuntos, fotos, charges, piadas, notícias e muita cultura, informação e lazer.

quarta-feira, novembro 08, 2006

OS DONOS DA CRISE NA EDUCAÇÃO

OS DONOS DA CRISE NA EDUCAÇÃO
Por William Pereira da Silva

Há um consenso geral onde todos vêem e sentem a crise instalada na educação. Não é de hoje as sucessivas crises que vivemos, umas mais acentuadas que as outras, mas nestes últimos dez anos ou mais talvez tenha sido a maior de todas na história da educação no Rio Grande do Norte e em vários outros estados brasileiros. Uma pergunta paira no ar, QUEM OU O QUE GEROU E ESTA MANTENDO ESTA CRISE? A única resposta sendo a mais lógica é O GOVERNO DO ESTADO que detém o poder das decisões, os recursos financeiros, política educacional, dirige os órgãos responsáveis pela educação em geral.
Podemos enumerar vários fatores geradores desta crise, entre eles o clientelismo político, a falta de fiscalização dos recursos aplicados e do funcionamento dos órgãos responsáveis pela educação e nas próprias escolas. Um fator que ninguém gosta de citar, mas é responsável diretamente por maior parte da crise É A CORRUPÇÃO desenfreada instalada no setor educacional, do primeiro escalão até a cozinha das escolas. Ela prevalece acarretando um desgaste nas relações pessoais e de extravio do material escolar, desvios verbas, roubo ou descaso total com o patrimônio público escolar.
Vamos tentar analisar cada fator como acontece e seus efeitos imediatos na crise;
O CLIENTELISMO POLÍTICO
O clientelismo político é uma característica do estado patrimonialista, é a troca de benefícios nas atividades públicas. Os grupos políticos que administram o executivo estadual norte-riograndense gerenciam os recursos públicos como se estes fossem seus ( ANDRADE, 2005,157) juntamente com os partidos políticos que tanto precisam dos recursos da educação para suas campanhas eleitoreiras. Há uma interferência enorme desses políticos no funcionamento das escolas. Eles não aparecem, mas colocam seus correligionários para utilizar o patrimônio publico ao seu dispor ditando normas no funcionamento interno da escola, inclusive “perseguições” a funcionários que se rebelam não obedecendo a seus esquemas. Existe uma enorme dificuldade de desenvolver atividades dentro das escolas caso não seja do grupo político vigente, até se manter com sua carga horária de origem para dar espaço aos “fieis e corruptos eleitores”.
Os Secretários de Educação utilizam o cargo simplesmente como meio de chegar a uma representatividade política para deputado ou senador, usando a educação como uma espécie de “curral eleitoral” para alcançar seus objetivos. Dirigentes de DIRED’S são fortes cabos eleitorais destes políticos. Diretores de escolas são induzidos a seguirem estes grupos ou obedecer a normas especificas que não contrariem estes interesses. Tudo isso acarreta uma crise estrutural e funcional sem precedentes porque as escolas não funcionam de acordo com suas necessidades e realidades intrínsecas, mas de acordo com os ditames das necessidades eleitoreira destes políticos. Portanto o clientelismo político trás a corrupção e o trafico de influencias que são duas situações nefastas para qualquer escola gerando crises e crises sucessivas.

FALTA DE FISCALIZAÇÃO

Qual o órgão responsável pela fiscalização das DIREDS e das escolas? Ele existe? Com toda certeza Não. QUEM FISCALIZA AS ESCOLAS? Ninguém. Será que os diretores de Direds conhecem a realidade de cada escola in loco, quantas escolas foram visitadas por eles?
Não se tem conhecimento dos órgãos fiscalizadores dos recursos advindo do governo nem tampouco do funcionamento das escolas em geral, se existem não funcionam, está só no papel. Não confundir as inspeções anuais de técnicos burocratas que não conhecem a realidade das escolas e quando aparecem aumenta o caos nas escolas com fiscalização do patrimônio público e funcionamento das escolas.
A falta de fiscalização séria acarreta roubos constantes do patrimônio escolar, desvio de verbas, favorecimentos políticos, funcionários fantasmas, desvios de funções, acumulo de cargos, falta de tombamento do patrimônio, inexistência de almoxarifados, contratação de empresas fraudulentas, transações ilegais entre comerciantes e diretores com favorecimento de notas frias, comissões vantajosas, peculatos e improbidades administrativas constantes, muitas vezes de conhecimento do publico em geral e das autoridades. Com uma fiscalização constante tudo isto poderia ser evitado ou minimizado. Onde não há fiscalização abre-se uma oportunidade enorme para os corruptos.

A CORRUPÇÃO
O clientelismo político junto com a falta de fiscalização é a mãe dos piores de todos os males sociais que destruiu até impérios gigantescos, imaginem um sistema educacional. A corrupção é caracterizada quando não se cumpre às normas e leis que regem a educação juntamente com os desvios dos recursos do Estado. Onde quer que seja se as leis não são cumpridas nada permanecera em ordem por muito tempo. As leis são as bases fundamentais da organização e disciplina em qualquer instituição e se elas não são obedecidas o resultado é imediato, a desordem prevalecerá. Os corruptos vivem exclusivamente para deturpar toda a ordem para tirar proveito próprio dos bens publico mesmo que isso cause a desgraça de muitos os levando a uma educação de baixíssima qualidade interferindo diretamente nas vidas de muitas pessoas. O GRANDE PROBLEMA É QUE ELA ESTA SENDO ACEITA COMO UM FATOR NATURAL DENTRO DO NOSSO CONVIVIO, todo mundo adaptou-se a corrupção como elemento normal que não causa nenhum transtorno dentro das escolas sendo ela a dona da crise institucional, moral e social da educação. Talvez por ser tão abrangente, gigantesca, ninguém quer ser um Davi para combater essa gigante instalada entre nós, porém juntos podemos combater esse mal.
É hora dos sindicatos vestir esta camisa deixando de desenvolver campanhas somente voltadas para questões salariais utilizando de sucessivas greves e voltar-se para uma grande campanha de conscientização, organização, mobilização, manifestações e lutar contra as causas reais que destroem as escolas juntamente com a educação que são o clientelismo político a falta de fiscalização e a famigerada corrupção que assola nossas vidas. É triste ver sindicalistas dentro das escolas sabendo de todo tipo de falcatruas e não mover um dedo sequer. É triste e suspeito.
Querer mudar sem atacar as causas principais é pura demagogia, oportunismo, peleguismo, conivência, submissão, serviência, medo, descaso e por que não dizer clientelismo político sindical visando sempre eleger-se na próxima eleição não atacando a corrupção perdendo os votos dos corruptos.
Os funcionários públicos sozinhos jamais poderão levantar essa bandeira de luta sem ajuda de uma instituição organizada, experiente e voltadas para os reais problemas que afligem a educação.
“ HÁ UMA TENDÊNCIA GENERALIZADA SOLICITANDO QUE OS SUBALTERNOS MUDEM DE ATITUDES. É MAIS FÁCIL O EXEMPLO VIR DO ALTO. QUEM PRIMEIRO DEVE MUDAR É O GESTOR. O PRIMEIRO PASSO PARA SE INICIAR UM PROCESSO DE MUDANÇA É O COMPROMETIMENTO DO DIRIGENTE. É NECESSÁRIO QUE ELE ASSUMA A RESPONSABILIDADE DE MUDAR IMPLANTANDO UMA NOVA FILOSOFIA DE TRABALHO DEMONSTRANDO SEU COMPROMISSO ATRAVÉS DE AÇÕES EFETIVAS. IRÁ ENCONTRAR RESISTÊNCIA. NÃO IMPORTA. NÃO PRECISA APENAS RESOLVER A MUDAR: É PRECISO AGIR!”. ( Parágrafo retirado da Gazeta do Oeste na Coluna Dèjá Vu de Milton Marques em 28/12/2003)

AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER

AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER

Por William Pereira da Silva
wilpersil@hotmail.comwilpersil2003@yahoo.com.br – 3314-4538
Estava no Orkut quando me deparei com um scrap do professor de Educação Física Sandro Caetano Correia do estado do Rio de Janeiro com um texto falando sobre AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER e indignado com a criação desta nova função dentro das atividades da Educação Física. Revoltado o professor fala que esses agentes sociais de esporte e lazer não passam de cabos eleitorais criados somente com fins eleitoreiros para ocupar os espaços destinados aos professores de educação física. Mais uma bomba para os profissionais da área que tanto são injustiçados na sua profissão como professor.
Primeiro sofremos com as imposições dos Conselhos Federal e Regional de Educação Física intrometendo-se inconstitucionalmente obrigando professores de escolas a filiar-se aos conselhos sabendo que somos regidos pelos CONSELHOS ESTADUAIS E FEDERAL DE EDUCAÇÃO, não temos a mínima obrigação com os CREFS, o movimento nacional contra os CREFS já provaram a inconstitucionalidade deles, agem ilegalmente amedrontando a classe de professores de educação física na sua área de atuação impondo a filiação coagindo vergonhosamente a todos. Depois nas escolas sempre somos colocados num cantinho, educação física em muitas escolas já faliu, não existe mais, somente funcionam precariamente as modalidades esportivas mantidas para satisfazer a CODESP preparando equipes para os jogos escolares. Toda verba que aparece na escola compra-se somente bolas, nada de material para educação física.
Este ano no Ginásio Pedro Ciarlini aconteceu o FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ESCOLAR promovido pela Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto e infelizmente não foi debatido nada de relevância sobre as crises e dificuldades da Educação Física de Mossoró e do Estado, foi mais uma lavagem cerebral para esquecermos nossos problemas profissionais.
Há anos venho propondo a realização de um FÓRUM INDEPENDENTE organizados pelos próprios professores de educação física para levantar o debate dos diversos temas que afligem a nossa classe e creio que chegou o momento para agirmos e defender nosso espaço, não pode permitir mais essa intromissão na nossa profissão. Os Conselho de Educação Física já apóiam os leigos dando autorizações e cursos para eles, agora vemos o governo do RJ criando OS AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER e com certeza se a moda pegar vai chegar ligeirinho em nosso estado, tudo que é ruim se espalha logo. Ou nós juntos lutamos organizados ou num futuro bem próximo professor de Educação Física será uma classe extinta.
Fica o alerta e a disposição deste velho de guerra para encampar mais esta luta. VAMOS AO FÓRUM INDEPENDENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Lutar é preciso.

DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

William Pereira da Silva

Lendo o livro Desafios da Pratica Pedagógica de Isabela Freitas de Oliveira e Sabrinna Cunha de Oliveira que é um resultado de uma experiência de ensino vivenciada em escolas públicas e particulares do RN, pelas alunas graduandas do Curso de Pedagogia do ano de 2002 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na disciplina “Prática de Ensino” encontrei este relato do estagio da universitária Lênia Maria onde ela vivenciou uma pratica pedagógico do jogo de xadrez para alunos do alfabetização e das primeiras séries iniciais do fundamental. Rico em detalhes nos chama atenção como é desenvolvido nesta escola e os investimentos dado ao jogo do xadrez e sua importância no contexto escolar.

O XADREZ COMO SUPORTE PEDAGÓGICO
Lênia Maria Lima Damasceno
O estagio da disciplina de prática de ensino da escola de 1º grau, orientado pela professora Joana D’arc de Sousa Dantas, ocorreu no colégio Salesiano São José, instituição particular, localizado no Largo do Dom Bosco, 335 – Ribeira – Natal/RN CEP: 59012-530 CNPJ: 08320.384/001-31 fone (084) 3211-4220/3221-4331 fax: (084) 3222-3560.
As observações foram feitas em minha própria sala de aula que é utilizada para as aulas de xadrez e artes. Ela é bastante ampla, com dois aparelhos de ar condicionados, quatro ventiladores, doze mesas e trinta e duas cadeiras, um quadro para escrever e um quadro mural especifico para a pratica do xadrez, apresentando assim, um ambiente bastante sugestivo com figuras e fotos na parede.
Durante uma vez por semana é oferecido aos alunos à disciplina xadrez, dentro da grade curricular nas turmas desde a alfabetização até as terceiras séries, tendo ainda, aulas de xadrez, como esporte, esta sendo opcional, para as demais turmas do colégio, onde leciono a cinco anos, porém as observações que foram feitas no estagio são das duas turmas de primeiras séries do turno vespertino, cada uma contendo vinte e um alunos, sendo o nível social das turmas bastante heterogêneo, mas o nível de aprendizagem é bastante razoável com relação a capacidade cognitiva nesta fase. Em ambas as turmas a grande maioria dos alunos demonstra bastante interesse pelo xadrez, tornando-se evidente o prazer que eles têm pelo jogo, uma vez que “a infância, como se sabe, é, por excelência, o momento das brincadeiras e do jogo” (AMARILHA, 1977: 27). Assim, os alunos, sem perceberem que estão “brincando”, o xadrez desenvolve suas capacidades cognitivas estimulando o raciocínio lógico, contribuindo para a educação voltada a interação social, na busca pela formação de um cidadão critico e autônomo, este sendo o principal motivo pelo qual a escola fez questão de introduzir o xadrez não apenas como esporte, como nas outras escolas, mas também como uma matéria obrigatória uma vez por semana.
As duas turmas, de modo geral, têm um comportamento bastante disciplinado, entrando na sala sempre em filas, sentando-se nos lugares de livre escolha. É demonstrado que ao se querer tirar uma duvida a aluna levanta a mão aguardando-me.
Há na grande maioria uma grande interação durante as partidas de xadrez, onde ao contrario do que as pessoas leigas pensam que para se jogar xadrez deve-se ficar “mudo e imóvel”, as crianças se ajudam mutuamente discutindo e debatendo lances das partidas, em que sempre que estão conversando é a respeito do jogo, tendo em vista que ainda estando na primeira serie, eles já sabem todos os movimentos das peças, dando jogadas erradas raramente (lance irregular), chegando ate mesmo a dar o xeque-mate. A cada lance, as variações das posições aumentam, fazendo com que a criança tenha que definir o que é mais importante para ser feito, avaliando as possibilidades dos lances, tanto os dele como os do seu adversário, ficando muito comum ouvir uma das outras, o comentário: “jogue logo!” e o outro responde: “calma eu estou pensando”.
Durante o período do estagio constatei o que já vinha observando com relação a alguns alunos que não se conformam ainda com,a derrota nas partidas de xadrez, pois quando se davam conta de que tinham menos peças que o adversário, eles se desanimavam chegando as vezes a não querer mais jogar. Para Elkonin (1998, p, 421):
O jogo também se reveste de importância para formar uma coletividade infantil bem ajustado para inculcar independência para educar no amor ao trabalho para corrigir alguns desvios comportamentais em certas crianças e para muitas coisas mais. Todos esses efeitos educativos se baseiam na influencia que o jogo exerce sobre o desenvolvimento psíquico da criança e sobre a formação da personalidade”.
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Seria bom que este relato servisse de exemplo às escolas públicas e particulares da cidade de Mossoró que não valorizam o jogo de xadrez, implantando-o como suporte pedagógico, deixando de oferecer aos seus alunos mais uma poderosa ferramenta pedagógica no seu desenvolvimento, percebesse seu valor e colocassem nos seus currículos a disciplina xadrez.

CARTA A CARLOS DUARTE

CARTA A CARLOS DUARTE

Meu nome é William Pereira da Silva sou professor da rede pública estadual de ensino, leitor assíduo deste Jornal, venho por meio deste veiculo de comunicação demonstrar minha revolta e indignação com tudo o que acontece na educação. É angustiante como tudo acontece. Só quem convive o dia-a-dia nas escolas sente no espírito, na carne a canalhice existente no funcionamento da maioria das escolas de Mossoró. O clientelismo político que eu determino de politicagem sebosa prevalece nas relações internas do convívio diário e no trato dos recursos destinado ao funcionamento da escola.
Ainda quando adolescente (meados de 1972), já convivia com a corrupção solta no meio escolar, já sabia das tramóias dos motoristas das Kombi da escola que junto com os bombeiros (frentistas) dos postos de gasolina adulteravam a nota fiscal colocando um preço acima do abastecimento, dividindo a diferença com os dois e uma parte para o diretor. Muitos diretores de escolas aparentemente respeitados por todos também faziam suas “virações” ( na época roubar era esse nome), cobravam taxas diversas aos alunos arrecadando bastante dinheiro embolsando tudo para gastar em beneficio próprio com farras homéricas. Diretores distribuíam a merenda escolar na época das eleições levando da escola uma carga cheia num carro com carroceria, na calada da noite para distribuir com os eleitores. Resmas de ofício eram melhor que dinheiro achado, a secretária mandava para a escola em quantidades suficientes para suprir um semestre e menos de um mês eram todas vendidas às escolas particulares. Absurdos também aconteciam sem o menor escrúpulo, no Governo de José Agripino uma diretora tinha recebido bolsas plásticos para distribuir na campanha eleitoral. Tendo perdido a campanha e não havendo tempo de distribuir todas as bolsas simplesmente ela, nas escondidas, junto com o motorista, carregaram as bolsa para um local a esmo e tocaram fogo em tudo e não deu mais uma bolsa a ninguém com ódio por ter perdido a campanha, dinheiro da educação que foi queimado (fui testemunhar ocular destes fatos). São tantos os fatos de corrupção e descaso com o dinheiro da educação que no decorrer da década de setenta até os dias de hoje se aplicado de forma correta teríamos a melhor educação do planeta. Essa pratica está enraizadas na alma destas pessoas que não querem mudanças. Tudo acontecia com o conhecimento de todos, mas doido era que ia denunciar não existiam órgãos competentes e os governantes sempre eram coniventes porque tudo isso ajudava nas suas eleições, a corrupção era e é moeda eleitoral forte.
A ÚNICA RAZÃO PARA A CRISE QUE ASSOLA A EDUCAÇÃO CHAMA-SE CORRUPÇÃO e das grandes, daquelas que podemos determinar como ‘MÁFIA EDUCACIONAL”. Existe uma máfia agindo em todo estado para desviar os recursos destinados a educação e quando não são desviados são utilizados de forma incompetente e irresponsável.
Uma síntese do que acontece na educação hoje; Cada escola tem um deputado ou um político influente da cidade determinando o funcionamento das mesmas, começando pela 12ª DIRED, esses políticos indicam funcionários, desviam recursos de uma escola que não é seu curral eleitoral, apóiam funcionários fantasmas, relapsos, cedem às escolas as instituições diversas com fins eleitoreiros, diretores apoiados por políticos importantes ligadas diretamente ao governo desviam verbas descaradamente na frente de todos sem medo de ser punidos, diretores são escolhidos com o único critério de ter sido um fiel cabo eleitoral nas campanhas ( As eleições para diretor mudou um pouco o quadro, mas alguns ainda estão sendo eleitos pelos mesmos esquemas das campanhas eleitorais, na marra comprando votos e “arrumadinhos” conhecidos). Os conchaves com comerciantes na troca de notas fiscais frias é uma constante. Micro empresas são criadas para prestar serviços nas escolas numa troca de favores nunca visto, emprestam dinheiro aos diretores que tem dificuldades na demora da chegada dos recursos (Eles criaram um sistema onde há um empecilho da verba chegar logo na escola no seu tempo normal e com o atraso este empresário torna-se um verdadeiro agiota sendo o salvador da pátria).
No ano de 2004 passei uma experiência terrível. Cansado de ver tudo isso acontecendo e a escola que trabalho a Escola estadual Jerônimo Rosado entrando numa crise sem precedentes com departamentos fechando, aulas começando meia hora depois e terminando uma hora antes do horário normal, fechamento de turmas, nenhum projeto ou trabalho de qualquer professor dava certo, o dinheiro sumiu da escola, assaltantes arrombavam a escola com freqüência assustadora, tudo se acabando, um verdadeiro caos. Resolvi agir e investigar o que estava acontecendo e descobri o que já suspeitava.
Alertado por um funcionário que a diretora havia comprado pneus para o carro dela com o dinheiro do caixa escolar fui à sala da direção sorrateiramente, encontrei uma intimação do cartório solicitando a cobertura de um cheque sem fundo que depois descobrimos ser mais de quatro. O Banco do Brasil tinha bloqueado a conta do caixa escolar e estava prestes para entrar no SERASA. Ela estava desviando os recursos da escola em beneficio próprio caracterizando o peculato e improbidade administrativa. Denunciei anonimamente (Foi minha sorte) começando um processo de conflito na escola jamais visto. O pior aconteceu, o feitiço virou contra o feiticeiro, a maioria dentro da escola mesmo sabendo da denuncia feita nos jornais (Jornal de fato) apoiou as ações da irresponsável, A DIRED deu total apoio a ela, o Sindicato dos trabalhadores em Educação - SINTE fez igual à PILATOS, lavou as mãos, a policia queria provas, a promotoria evidências, denúncia formal por alguém e provas mais consistentes. O menor adjetivo que chamaram o denunciante foi de covarde, os que sabiam ter sido eu o denunciante afastaram-se de mim como fosse um leproso. Depois que as suspeitam realmente recaíram sobre minha pessoa juntaram-se uma cambada de corruptos burlaram um abaixo assinado e foi ao DIRED pedir minha remoção. Não conseguiram pela interferência do SINTE por muita insistência minha pedindo apoio. Fiquei isolado de tudo e de todos.
Foi somente com ajuda dos alunos em reuniões secretas aos domingo à tarde planejando uma ação em busca de divulgação na imprensa que conseguimos lograr êxito (Na época não sabia se existia o página certa), acertamos na mosca. Em grupos uns foram a TV Cabugi, outros nos jornais, alguns nas emissoras de rádio, culminando com a exoneração ao vivo na TV CABUGI da diretora pelo secretário de educação que já sabia de tudo, mas só resolveu agir quando a imprensa “bateu em cima”.

Depois da tempestade vem a bonança. Veio para escola, pra mim foi o inferno de Dante. Começaram as perseguições, escondiam as chaves dos departamentos que eu utilizava no meu projeto xadrez escolar, não me davam acesso à escola aos finais de semana, fizeram o abaixo assinado para minha remoção, muitos que se faziam de amigos deixaram de falar comigo e todo tipo de baixaria tentaram contra a minha pessoa, mas venci. Provei os roubos e desmandos dentro da escola, ergui a cabeça e hoje todos sabem quem tinha razão e muitos pedem perdão ou por ter sido enganado pela incompetente diretora ou pelas injustiças que cometeram contra mim.
Este foi o pior governo para a educação que vi desde a década de setenta, sou testemunha disso e confirmo tudo que foi escrito na reportagem deste jornal. A sujeira rola dentro dos bastidores. Enquanto os deputados ou políticos não deixar as escolas em paz viveremos este caos, esta humilhação pela qual passam todos que trabalham honestamente dentro do setor educacional.
Relatos informais do que acontece no meio escolar faz qualquer cristão tremer na sua fé. Diretores que entra sem nada e saem de carro zerinho todo mundo comenta. Certa vez certo diretor cheio de orgulho disse: Eu só aceitaria ser diretor do colégio estadual se me dessem mais cinco escolas para colocar meus amigos como diretores, não me deram fiquei nesta escola pequena mesmo, aquilo é dor de cabeça (Pura barganha como se a educação fosse uma coisa qualquer). Dizem que alguns têm apartamentos em Natal somente adquiridos com o dinheiro de escolas. Há funcionários de cargos simples com chácaras, casa na praia, carros do ano pra si e um para filha, casa primeiro andar na cerâmica. Ser diretor de escola neste governo virou ser mercenário, escapam poucos. O pior de tudo é que todos sabem e ninguém, ninguém mesmo toma uma atitude para mudar este quadro e eles, os corruptos, sabem disso aproveitam até UM DIA A CASA CAIR.
Lancei nessa imensidão podre dentro da educação uma cartilha com o título EDUCAR A AÇÃO - CARTILHA DE COMBATE A CORRUPÇÃO NAS ESCOLAS PUBLICAS – que tenta fazer um chamamento às pessoas de bem que resta na educação para travar uma luta desigual contra essa corrupção desenfreada que toma de conta das escolas do Estado do Rio Grande do Norte, em especial Mossoró. Nela proponho a conscientização de todos para formar uma ONG exclusivamente para agir dentro deste contexto de combater a corrupção nas escolas e conscientizar pais, alunos, professores, funcionários, diretores honestos numa campanha na qual com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, as cartilhas do governo Federal estimulando a pratica e ação dos conselhos escolares sejam aplicadas e agirmos numa ação direta nas escolas com palestras, cursos, denúncias, interferência direta dentro das escolas incentivando a denuncia anônima ( criaríamos um e-mail, telefone para tal finalidade), seminários, simpósios, distribuição das cartilhas, panfletos, tudo que for preciso para começar uma luta contra essa poderosa engrenagem de corruptela inserida no meio educacional.
O objetivo desta carta é parabenizar o jornal pelas reportagens de denúncias que afligem a educação como também mostrar minha indignação e luta neste contexto.
Atenciosamente:
William Pereira da Silva
Professor de Educação física, Xadrez e Pesquisador
Lotado na Escola Estadual Jerônimo Rosado (Gozando licença prêmio)
Rua Ferreira Itajubá, s/n, bairro Santo Antonio – MRO
Endereço residencial: Rua Afonso Pena 305 – Bairro Paredões – MRO
Telefones; 3314-4538 e 8828-7382
E-mail’s; wilpersil@hotmail.com
wilpersil@oi.com.br e ainda wilpersil2003@yahoo.com.br
CASO QUEIRA PUBLICAR TEM A MINHA AUTORIZAÇÃO.

CONHEÇA O BLOG - http://professorwilliampereira.blogspot.com


EM ANEXO A CARTILHA EM PDF.

O PRECONCEITO

O PRECONCEITO

William Pereira da Silva

Podemos caracterizar o preconceito como sendo uma opinião formada sobre algo ou alguma pessoa sem uma ponderação ou conhecimento dos fatos, isto é, uma idéia concebida antecipadamente. É um julgamento que fazemos das pessoas sem se levar em conta o que realmente a pessoa é. O preconceito mais comum entre nós é o da intolerância, o ódio irracional ou aversão a outras pessoas diferentes da gente com seus credos, religiões e muitas vezes o preconceito é em relação à raça ou costumes de outros povos.
No nosso meio os preconceitos mais comuns podem dizer que é em relação aos pobres e aos negros e das outras religiões. Sentimos quando estamos no nosso meio social e quando chega um pobre ou negro temos logo a concepção que é um pedinte ou bandido que se aproxima da gente. Criamos logo aquele receio de aproximação e a tendência é procurar se afastar ou negar ser ouvido pela pessoa.
Uns dos fatores que nos leva ao preconceito podemos afirmar que é a questão cultural, a maneira como somos educados por nossa família e o meio social em que vivemos. Somos levados a crer num tipo de sociedade que cria seus padrões e devemos todos seguir sem contestar levando todos nós a pensar e agir criando na gente sentimentos de vergonha ou repulsa pelas pessoas pobres, negras, feias, etc. O preconceito se estende também a picuinhas como a pessoa ser baixinho, não ser do jeito da turma, da moda, gorda, não se entrosar da forma como outros grupos querem que agente se comporte, não ter o carro do ano, enfim o preconceito se apresenta de diversas formas.
Hoje em dia a educação da família e da escola tanto podem levar ao preconceito como também podem ajudar a tirá-los. A leitura que trás o conhecimento como se comporta cada povo em cada região e dar o entender que no mundo as pessoas agem de forma diferentes com seus costumes e assim tiramos lições boas que devemos entender e respeitar a maneira como as pessoas vivem. A religião como falei é fator de preconceito, mas quando usada corretamente ajuda muito a mudar nossa opinião preconceituosa por que através dela aprenderemos a serem humildes, fraternos, compreensíveis e principalmente amorosos. Somente o Amor destrói qualquer barreira, qualquer diferença que podemos ter em relação aos outros, ensina a complacência e ao entendimento mútuo.

EDUCAÇÃO E PROPAGANDA ENGANOSA

EDUCAÇÃO E PROPAGANDA ENGANOSA

POR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
A rede privada de ensino sempre lança suas campanhas publicitárias exaltando suas qualidades para atrair os clientes, isto é, pais de alunos, e neste chamamento chegam aos absurdos.
Tudo perfeito, cada uma melhor que a outra não existe escola ruim, cada uma tem a oferecer aquilo que o cliente realmente deseja em qualidade, eficiência, estrutura física, modernidade, tecnologia, quadro docente e discente qualificado e aí vai. Temos verdadeiras escolas de primeiro mundo.
Com mais de dez anos de experiência ensinando na rede privada de ensino posso afirmar que tudo é propaganda enganosa, onde na realidade não existe nada do que é anunciado, pouquíssima são as escolas em Mossoró que tem autoridade e competência para anunciar e oferecer qualidade de ensino aos Mossoroenses, não mais de cinco a seis escolas são exceções, se não for muito.
Vamos começar analisando pela situação de muitos professores, que sem exagero, ganham menos que um gari da prefeitura, isso mesmo, menos que um gari da prefeitura, que somente precisa de qualificação de primeiro grau, isto em escolas que alardeiam terem em seus quadros excelentes professores. Quem quiser provar peça um contracheque de um gari e compare-o com o dos professores da maioria das escolas particulares de Mossoró. Muitos deles no ensino médio. Os do ensino fundamental a maioria trabalham em regime de quase escravidão, forçadamente chegam a um salário mínimo principalmente os que lecionam do pré-escolar a 4ª série e tem de trabalhar dois expedientes inclusive aos sábados e saibam que só aceitam professores com curso superior. Um gari do quadro da prefeitura recebe em média seiscentos reais mensal, muitos com direito a salubridade, adicional noturno, horas extras, periculosidade, diga-se de passagem merecidamente e talvez ainda seja pouco pelo que fazem.
Agora deduza; estes professores estão satisfeitos com sua condição salarial? Eles trabalham com dedicação e zelo? Tem como ser respeitado pelos alunos e comunidade em geral? Tem tranqüilidade e cuidam bem das crianças e dedicam-se de corpo e alma na educação destas crianças? A escola pode dizer que tem qualidade com professores e funcionários mal remunerados? Só quem viveu esta realidade pode afirmar que não. Em conversas informais com esses educadores mal remunerados sentimos nos seus depoimentos a revolta interna e o descontentamento com a sua realidade profissional. Aceitam iludidos pela necessidade de ter alguma remuneração para ajudar em casa e não depender do esposo ou esposa ou ainda de seus familiares. Calam-se diante das injustiças com medo de perder a ninharia que pouco lhe trás benefícios materiais necessários a sua dignidade neste sistema capitalista desumano. O resultado de tudo isso e uma educação de baixa qualidade disfarçada pelas fachadas bonitas das escolas e as propagandas enganosas. Ainda podemos dizer que a maioria destes profissionais não tem carteira assinada e quando tentam reivindicar alguma melhoria são tachados de rebeldes, perturbadores, não querem trabalhar e os Diretores ou PATRÕES logo resolvem demiti-los para não influenciar os demais, “fica quem quiser ninguém esta obrigando a nada, existem outras escolas” despacham logo OS PATRÕES. E suas escolas sempre crescem e prosperam em patrimônio.
Os diretores ou PATRÕES geralmente são os DONOS da escola que não tem um minimo preparo administrativo pedagógico e muitos dirigem as escola por ser parente, cônjuge, ou correligionário político. Aqueles que têm algum curso superior ou cursos de administração ou pedagogia reza nas cartilhas dos mais poderosos que tem em mente a escola mercenária que só visa o lucro em detrimento da qualidade de ensino e respeito aos profissionais da educação.

Algumas escolas particulares, principalmente na periferia, não atende aos requisitos básicos que a lei determina no que se refere ao espaço físico, iluminação, material didático, qualificação dos profissionais, sendo verdadeiros cubículos onde pobres crianças são colocadas para permanecer meio dia e muitas vezes o dia todo. Verdadeiras gaiolas adaptadas de casas desestruturadas para tal fim.
Concluindo a realidade destas escolas podemos ainda citar que em muitas delas reina a indisciplina dos alunos mais perspicazes onde estes percebem por seus pais pagarem, muitos são aprovados, sendo apadrinhadas da direção e passam a achincalhar e desrespeitar os professores dizendo na frente dos mesmos que não ligam por que sabem que vão passar e não precisam dos professores. Realmente triste, mas verdade. Certa vez uma professora contou a história de um aluno que dizia não querer estudar porque o pai dele e ele mesmo nunca precisaram estudar para ter carros luxuosos, mansão, casas na praia, roupas de grife e ela sendo professora não ia conseguir isso nunca e ficava na sala acanalhando a aula. A professora respondeu: - Posso não ter o que vocês tem, mas tenho saber, cultura e educação que são valores maiores do que o dinheiro e seu pai e você não tem. Bela resposta. Muitos donos de escolas deviam saber disto também.
Muito ainda poderia ser esclarecido como a questão dos livros didáticos, mensalidades, descumprimento das leis de defesa do consumidor, etc.etc., mas fica para outra oportunidade.
Seria bom que os poderes constituídos como o Ministério do trabalho, Conselhos de Educação, Ministério Público com a promotoria de Defesa da Educação, Sindicatos, tivessem mais interesse em fiscalizar e autuar estas escolas que existem somente para “mercantilizar” a educação não respeitando normas, leis, critérios, pedagogias, metodologias, sendo organização de mercenários que só visam o lucro e nada mais.
Sugiro aos profissionais da educação e pais de alunos para num futuro bem próximo criarmos uma ONG para atuar no contexto educacional para combater a corrupção, a humilhação, a escravidão, o descaso, que existe nas escolas, tanto na esfera municipal, estadual e privada de ensino.
Lanço o desafio para todos aqueles que comungam com os fatos narrados e estão cansados de tantas injustiças para através de reuniões começarmos a planejar e criar uma ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL – ONG, para juntos combatermos as injustiças, exploração e maus tratos que acontecem nos bastidores da educação e combater frente a frente às verdadeiras máfias que utilizam a educação para enriquecimento ilícito, desvio dos recursos públicos e apadrinhamento político e desprezam a cultura, a arte e o saber. Os interessados entrem em contato pelo e-mail: wilpersil@hotmail.com.

CARTA A UM EVANGÉLICO

CARTA A UM EVANGÉLICO

CARO JOVEM NÓS MORREMOS DE TODAS AS MANEIRAS CRENDO OU NÃO EM DEUS. Das formas mais horríveis, todos sem exceção estão sujeitos a uma morte horrível, felizes os que morrem em paz.
PERGUNTO: Quantos fiéis morrem de desastres, enchentes, terremotos, maremotos, doenças infinitas, acidentes? Mesmo crendo em Deus. Rapaz estás no mesmo mundo, as leis são para todos, não haveria justiça de um Deus condenar a um e salvar o outro, a vida é a vida com todas as conseqüências boas e más, para todos. Esses que morreram logo após uma citação só servem para satisfazer o instinto ruim das religiões que encontram todo motivo para alienar cada vez mais os seres humanos. o mundo tem milhões de anos e nós seres humanos estamos nele sofrendo desde os primórdios onde servíamos de comida para os animais maiores. Nenhum crente ou católico, mulçumano, hindu, ou qualquer outra religião estão salvo das mazelas do nosso mundo. Deus se existir jamais se ocuparia a castigar um simples ser humano que já tem todas as mazelas da vida para superar simplesmente porque não acreditou nele ou falou mal do seu nome. quando amamos perdoamos as faltas graves de nossos irmãos imaginem um Deus misericordioso se ocuparia em matar de forma vingativa. sabe o que é hipocrisia? É isto, querer o mal de pobres seres humanos que não crêem em Deus, satisfazendo que seus irmãos não crentes ardam no fogo do inferno. hipócritas é o que são:
»MATEUS [23]
1 Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo:
2 Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus.
3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.
4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
5 Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos;
6 gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas,
7 das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi.
8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos.
9 E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus.
10 Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo.
11 Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo.
12 Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.
13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar.
14 (Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações; por isso recebereis maior condenação.)
15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós.
16 Ai de vós, guias cegos! que dizeis: Quem jurar pelo ouro do santuário, esse fica obrigado ao que jurou.
17 Insensatos e cegos! Pois qual é o maior; o ouro, ou o santuário que santifica o ouro?
18 E: Quem jurar pelo altar, isso nada é; mas quem jurar pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado ao que jurou.
19 Cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta?
20 Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo quanto sobre ele está;
21 e quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita;
22 e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está assentado.
23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
24 Guias cegos! que coais um mosquito, e engulis um camelo.
25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança.
26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo.
27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia.
28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.
29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,
30 e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido cúmplices no derramar o sangue dos profetas.
31 Assim, vós testemunhais contra vós mesmos que sois filhos daqueles que mataram os profetas.
32 Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas: e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros os perseguireis de cidade em cidade;
35 para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que mataste entre o santuário e o altar.
36 Em verdade vos digo que todas essas coisas hão de vir sobre esta geração.
37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!
38 Eis aí abandonada vos é a vossa casa.
39 Pois eu vos declaro que desde agora de modo nenhum me vereis, até que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.

Tem uma citação bíblica que diz: “Tem olhos e não vêem, tem ouvidos e não ouvem”. Querem mais clareza do que estes textos, é muito fácil perceber onde estão e como são estas pessoas que Jesus determinou como hipócritas e fariseus, eles são de fácil identificação. A palavra padre significa Pai, Jesus disse só há um pai, aquele que esta no céu. Todos apenas são irmãos. Ninguém deve ser superior ou ter direito mais que o outro. Há pastores de Igrejas que tem casa na praia, carros luxuosos, mansões, vestem-se com os melhores paletós, são servidos e obedecidos como autoridades máximas. São puros nababos, ricos e poderosos, andam junto com os governantes, tem tudo àquilo que não deveriam ter como cristãos. São exatamente como Jesus disse hipócrita e fariseus.
São por estas e outras razões que fica difícil acreditar em religião e que eles acreditam em Deus. Deus na forma como apresentada pela Bíblia não convence a milhões de pessoas no mundo, ele passa a ser mais um Deus que divide a opinião e maneiras de viver dos seres humanos.
Tudo na bíblia suscita mais dúvidas do que certeza, não se tem provas ou dados concretos sobre quase nada, tudo não passa de teoria. É admirável como pessoas têm neste livro a única verdade ou razão de viver, pessoas mesmo que estudaram, pesquisaram e ainda teimam em ter a narrações deste livro como verdades absolutas. Versões e mais versões de livros, revistas são encontradas sobre a vida de Jesus Cristo. Duvidas é lançada sobre sua vida, seus milagres, a ressurreição... Sempre haverá como discordar e criar novos mitos sobre ele.
»MATEUS [7]
Não julgueis, para que não sejais julgados.
2 Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.
3 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?
4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
5 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão

15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
Especialmente para os Evangelicos
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci...

»MATEUS [6] Nestes versículos mostra-se como agem os crentes de várias religiões:

1 Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.
2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;
4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
5 - E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.

Reflita: PODERIA ATÉ ACREDITAR EM Jesus, MAS JAMAIS NOS CRISTÃOS.
Indico a leitura do artigo VOCÊ SABE QUEM ESCREVEU A BÍBLIA EM: http://deusdeuseseateus2.blogspot.com/2010/08/voce-sabe-quem-escreveu-biblia.html

COMO É FÁCIL APRENDER XADREZ

COMO É FÁCIL APRENDER XADREZ
Geralmente ensino as pessoas que procuram aprender o jogo de xadrez através de conversas informais tentando repassar as noções básicas de forma simples e objetiva.
Costumo dizer que para aprender a jogar xadrez é fácil, qualquer pessoa pode aprender, o difícil é conseguir que ela fique disponível e mostre interesse pela aprendizagem.
Então se você quer aprender a jogar xadrez leia atentamente este texto e de preferência tenha um tabuleiro e peças na sua frente.
O primeiro passo é conhecer o tabuleiro e as peças.
O tabuleiro pode ser de vários tamanhos e tipos de materiais (Napa, madeira, vidro, papelão, nighttoday, plástico...) ele tem 64 casas de cores alternadas (Distribuídas em vertical e horizontal) sejam pretas e brancas ou claras e escuras (A cor é escolha pessoal). Cada quadrado representa uma casa que está disponibilizada em fileiras (lado a lado), colunas (Uma atrás ou à frente da outra) e em diagonais (Um pouco enviesado, isto é, não é de lado, de frente nem atrás). São nestes três sentidos e direções que as peças serão movimentadas. No tabuleiro geralmente vem escrito ao lado e embaixo número e letras, isto significa uma orientação para dar endereço a cada casinha. Na intercessão (No encontro, na junção) entre o numero e a letra significa o endereço das casas, a numeração vai de 1 a 8 (Vertical) e as letras de A até H (horizontal), então se ao lado tem 1 e embaixo A, a casa é A1 e assim sucessivamente com todas as casas. O tabuleiro deve ser colocado na sua frente com a casa Branca no lado direito, explicando melhor; a primeira coluna da direita deverá a casa ser branca ou clara.
Vamos agora conhecer as peças do jogo? Vamos começar pela mais importante:
O REI, (UM) colocando todas as peças enfileiradas ela é a maior e tem uma cruz na cabeça, é a mais importante e deve se movimentar pouco e precisa sempre andar protegida pelas outras.
A DAMA (UMA) um pouco menor que o rei e tem uma coroa em cima, uma das peças mais valiosas pelo seu poder de movimentação e abrangência dentro do tabuleiro no inicio fica ao lado do rei, antigamente chamada de Rainha.

OS BISPOS (DOIS) representam à igreja, sua parte superior tem o formado de um ----------Na seqüência ele é menor que a dama e o Rei, sempre colocada no inicio da partida um bispo na casa branca e outro na casa preta (clara ou escura) ao lado da dama e outro ao lado do rei entre os cavalos.

OS CAVALOS (DOIS) de fácil identificação tem movimentos diferenciado das outras peças, tendo valor igual ao bispo sendo colocada ao lado do bispo e da torre.

AS TORRES (DUAS) representam aquelas torres que eram usadas para entrar em muralhas altas, colocada nos cantos do tabuleiro é menor em tamanho do que o cavalo, peça poderosa no final da partida, parece um cinzeirinho.

OS PEÕES (OITO) a menor em tamanho, mas maior em números, no inicio vale pouco e mostra todo seu poder no final da partida, podendo ser promovido e chegar a ser uma DAMA, UMA TORRE UM BISPO ou UM CAVALO podendo decidir uma partida.
OS MOVIMENTOS DAS PEÇAS NO TABULEIRO
Os movimentos das peças como foi citado anteriormente são nos três sentidos, nas três direções; vertical (para frente e para trás), horizontal (de um lado para o outro) e nas diagonais (Nem para frente nem para trás e sim em direção oblíqua, na transversal, cortando as verticais e horizontais). Tente memorizar rapidamente, se não conseguir anote num papel cada movimentação e vá treinando.
O REI se movimenta de casa em casa (uma de cada vez) em todos os sentidos(Vertical,horizontal e diagonal),REI nunca se encosta em REI, sempre terá de existir uma casa entre eles.
A DAMA anda em todos os sentidos semelhantes ao rei, porem com mais amplitude de movimentos, anda as casa que quiser as casas que alcançar tanto na vertical, horizontal e diagonal, ela pode ir o mais longe possível dentro do tabuleiro.
OS BISPOS sempre se movimentam nas diagonais, somente nas diagonais, as casas que puder alcançar, um bispo começa e termina um na casa clara e outro na casa escura.
AS TORRES podem movimentar-se nas verticais e horizontais, para frente e para trás de um lado para o outro as casas que quiser e estiver no seu alcance.
O CAVALO tem uma movimentação especial, ele se movimenta (ou como quiser, é movimentada) em forma de L, duas casas à frente e uma de lado ou uma de lado e duas para frente, tem que fazer uma curva a cada movimentação. É a única peça que pode pular sobre as outras.
OS PEÕES colocados em fileiras na segunda casa de cada coluna desloca-se sempre para frente,nunca volta, na saída pode pular uma casa e elimina a peça adversária na diagonal, em seguida segue em frente tentando chegar na última casa para ser promovido (torna-se uma dama, uma torre, um cavalo ou um bispo). A formação das peças no tabuleiro segue a seguinte ordem: começando pela primeira coluna e fileira à esquerda coloque primeiro a TORRE, depois o CAVALO, BISPO, DAMA, REI, BISPO,CAVALO E TORRE e na frente na segunda fileira à frente de cada uma OS PEÔES. No xadrez as peças capturam ou eliminam a outra ocupando o lugar da peça adversária, cada peça só poderá capturar a outra se estiver no alcance dentro da sua movimentação. Cada jogador tem direito a um lance da cada vez. Seguindo as orientações descritas anteriormente e colocando-as em pratica você poderá dizer que esta jogando xadrez que tem por OBJETIVO PRINCIPAL DAR O XEQUE-MATE, isto é, eliminar, aprisionar o REI, quando ele não puder ir mais para lugar nenhum e nem ser protegido a partida acaba. O jogo pode ser iniciado sempre pelos peões ou cavalos e a regra determina que AS BRANCAS sempre dará inicio ao jogo e convenciona que cada jogador deve jogar uma partida de brancas e outra de Negras. Agora que você aprendeu a jogar o xadrez vai precisar de parceiros e conhecer mais a fundo o xadrez como as jogadas especiais, aberturas, meio jogo e finais. Dicas para quem se interessar pelo mundo do xadrez:
Acesse o site www.clubedexadrez.com.br (Você terá o mundo do xadrez em suas mãos, principalmente o xadrez escolar)
Mossoró hoje conta com vários locais para os interessados em aprender e praticar o xadrez.
CLUBE DE XADREZ PENSART na E.E. Jerônimo Rosado, Rua Ferreira Itajubá, s/n, Bairro Santo Antonio – Mossoró Rn.
CLUBE MOSSOROENSE DE XADREZ – Maiores informações procure Marcio Oliveira – 3312-1203. Leôncio Rodrigues -3321-2205. Luiz Oliveira – 9972-9949.
CEFET – CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RN/MOSSORÓ – Entrar em contato com Werden Nunes – 8821-0645 ou 3321-4329
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ABEL FREIRE COELHO – Rua Dr. João Marcelino Bairro Nova Betânia. Procurar Vera Vale (Turno Matutino) ou Pedro Paulo(Vespertino).
CLUBE DE XADREZ DO COLEGIO DIOCESANO SANTA LUZIA – Responsável pelo clube, Professor Rawlinson de Melo Bezerra celular – 0419-8512.
GEO GARCIA E BRITO - Professor Raimundo Nonato.
MILLENNIUM COLÉGIO E CURSO – Entre em contato com o técnico Mário Roberto M. Barbosa pelo fone 8803-2604.
ESCOLA ESTADUAL AIDA RAMALHO CORTEZ PEREIRA - Falar com Mário Francisco da Silva fone 3317-2352 e George Rider Souto do Monte fone 3314-7238.
AGUARDEM O XADREZ NA PRAÇA. EM SETEMBRO.


DEIXEM-NOS EM PAZ, NÓS MERECEMOS.

DEIXEM-NOS EM PAZ, NÓS MERECEMOS.

William Pereira da Silva

No programa de Serginho Groisman, Altas Horas, da rede globo de televisão, na madrugada de Domingo dia 13/11/2005 o tema do debate com Lulu Santos, Zeca Baleiro, Roger (Jogador do Corinthias), Débora Secco era a corrupção, tema tão em voga nos meios de comunicação.
Lulu Santos enfatizava como o povo brasileiro é incoerente com seus julgamentos e opiniões. Enquanto condenamos a corrupção no Governo, no cenário político, não dá conta o quanto a população está corrompida deixando esta mal enraizar em nossa alma, no nosso cotidiano, nas nossas vidas como se fosse à coisa mais natural do mundo, e não é, a corrupção é um grande mal que precisa ser combatido porque ela destrói sistemas, culturas, povos, leis, escolas e impérios. Lulu Santos explicou que a corrupção esta tanto na justiça, quando libera dois irmãos que mataram um cidadão, ou em nós mesmo quando tentamos livramo-nos de uma multa e oferecemos dinheiro ao guarda. Ela esta em todos os setores da nossa sociedade e sempre espreita a nossa volta.
Assistindo outro debate na REDE VIDA de televisão um palestrante fez um comentário quando disse que a corrupção é um mal que não se pode eliminar, mas pode-se combater e diminuir sua influencia na sociedade e que infelizmente muita das vezes vem inserida na própria genética do individuo é quase como uma doença, um mal que assola a sociedade em todos os lugares e em todos os tempos.
Muitos corruptos não gostam de ser tachados por este adjetivo e muitas vezes confundem-se e pensam que corrupção é só roubar, furtar, assaltar, desviar verbas, passar cheques sem fundos, não pagar dívidas, enganar os outros. Corrupção vem a ser o Ato ou efeito de corromper; decomposição, putrefação. Devassidão, depravação, perversão. Suborno, peita. Tudo aquilo que fere as leis, destroem o funcionamento normal da sociedade e diversos setores essenciais para a população tanto na educação, na saúde, no trânsito, na habitação, enfim em todos os setores que beneficiam diretamente a população em geral e geram desordem, injustiças, insatisfação, intrigas, decadência podemos dizer que é corrupção.
A corrupção pode ser em nível de menor ou maior intensidade, mesmo assim não deixa de ser corrupção e trás conseqüências nefastas onde ela esta sendo praticada.
Quando um funcionário não vai trabalhar e coloca sua esposa em seu lugar e não há nenhuma lei que o proteja, apenas o favorecimento político, esta substituição é ilegal, podemos dizer que é corrupção. Quando na escola tem seis bibliotecárias e a biblioteca não funciona a contento e em alguns turnos esta fechada e os livros não são bem cuidados e estas bibliotecárias estão em outros setores praticamente sem fazer nada e os alunos prejudicados sem acesso aos livros isto é corrupção. Quando professores que estão cansados de salas de aulas e por favorecimento políticos são deslocados para setores como tv escola, laboratórios de informática, setor pessoal desfalcando o quadro de professores e os alunos ficam sem aulas isto é corrupção. Quando um diretor ou vice-diretora é uma universitária, sem experiência profissional, sem um mínimo preparo técnico e comanda profissionais experientes, muitos com pós-graduação é uma tremenda quebra de hierarquia, isto é corrupção. Quando nega o direito do voto para eleger o diretor aos alunos, professores, servidores e pais de alunos e bate a porta de um político para a permanência de um diretor indicado por políticos, isto é corrupção. Quando se contrata uma empresa sem licitação, sem consultar os diversos setores da escola e não se presta conta de nada, isto é corrupção. Quando professores capazes, experientes, com projetos riquíssimo, que dão a vida pela educação com pesquisas, estudos, dedicação exclusiva e competência, simplesmente são trocados por professores inexperientes, jovens sem um mínimo preparo profissional, além de ser sacanagem, isto é corrupção. Enfim tudo que numa escola deturpa e fere as leis básicas de funcionamento normal gerando estúpidas injustiças e não respeitando o coletivo ISTO É CORRUPÇÃO.
Perdoem-me os corruptos, mas é isto que vocês são CORRUPTOS, porém isto não é motivo para querer expulsar, denegrir, caluniar, ferir e muitas vezes aos extremos matar seus opositores a CORRUPÇÃO tem solução. Para o corrupto existem remédios como mudanças de atitudes, de métodos, aprendam o respeito ao próximo, um pouco de humildade, sentido de coletividade, uma pequena dose de ética e moral e acima de tudo PROFISSIONALISMO, palavra tão esquecida no meio educacional.
Numa escola o objetivo maior é o saber, a arte, a cultura, a pesquisa, o desenvolvimento da inteligência, o esporte, o lazer, o bem estar físico e mental de alunos professores e funcionários. Aos honestos meu apelo maior, NÃO TENHA MEDO DE SER HONESTO LUTE POR ISSO, É DIREITO SEU. Aos corruptos; DEIXEM-NOS EM PAZ QUEREMOS TODOS TRABALHAR E DAR UMA EDUCAÇÃO DIGNA AOS NOSSOS ALUNOS QUE TANTO MERECEM E PRECISAM DE RESPEITO E DEDICAÇÃO DOS PROFESSORES E DA ESCOLA EM GERAL.


O USO INDEVIDO DOS CONSELHOS ESCOLARES

O USO INDEVIDO DOS CONSELHOS ESCOLARES

William Pereira da Silva

As escolas públicas estaduais estão vivendo um momento histórico com a implantação da gestão democrática com as eleições para diretores e o fortalecimento dos conselhos escolares.
Segundo os Cadernos de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Conselhos Escolares são órgãos colegiados compostos por representantes das comunidades escolar e local, que têm como atribuição deliberar sobre questões político pedagógicas, administrativas, financeiras, no âmbito da escola. Cabe aos conselhos, também, analisar as ações a empreender e os meios a utilizar para o cumprimento das finalidades da escola. Eles representam as comunidades escolar e local, atuando em conjunto e definindo caminhos para tomar as deliberações que são de sua responsabilidade. Representa, assim, um lugar de participação e decisão, um espaço de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participação social e promovendo a gestão democrática. São, enfim, uma instância de discussão, acompanhamento e deliberação, na qual se busca incentivar uma cultura democrática, substituindo a cultura patrimonialista pela cultura participativa e cidadã.
Toda a comunidade escolar tem direito a participar deste conselho, seus representantes são escolhidos em todos os segmentos da escola: professores, alunos, servidores, pais alunos também podendo participar ativamente pessoas da comunidade local.
O termo colegiado, que deriva de colégio, vem sempre associado ao funcionamento dos conselhos, uma vez que esses só assumem poder, só podem deliberar, no coletivo dos colegas, dotados da mesma dignidade, com o mesmo poder, independentemente das categorias que representam.
Talvez por falta de conhecimento ou um pouco de má fé, algumas escolas estão desvirtuando as funções do conselho.
O conselho escolar só existe reunido em assembléia e nenhum membro seja ele presidente, secretário ou tesoureiro podem determinar deliberar, propor, agir em nome do Conselho. O CONSELHO SÓ EXISTE REUNIDO, todas as decisões têm de ser exposta, debatida, discutida, avaliada, tudo isso de forma aberta e democrática. O conselho escolar é um meio de expressão e liberdade dos vários segmentos da escola ninguém pode representá-lo ou determinar nada sem ele estar reunido e haver votação das liberações. Quem assim estiver fazendo esta agindo de forma antidemocrática e abusiva.
Há noticias de conselhos em que o Presidente junto com a direção, supervisão e coordenação estão tomando decisões juntas sem o conselho estar reunido e pior ainda dizendo perante órgãos do governo que as decisões foram tomadas com o conselho formado, sendo que o conselho foi reunido depois, sem quorum suficiente, ata inventada antes da reunião caracterizando total desrespeito as normas que regem os conselhos escolares.
Tanto as assembléias quanto as reuniões do Conselho Escolar devem ser realizadas com a presença da maioria dos representantes, sendo todas as discussões, votações e decisões registradas em atas, que serão lidas, aprovadas e assinadas e colocadas à disposição da comunidade escolar.
A comunidade escolar precisa estar atenta a este tipo de expediente participando efetivamente e exigindo transparência e participação de todos nas decisões na escola.
O momento histórico precisa ser entendido como um momento de mudanças reais na educação no qual devemos nos empenhar bastante para democratização e liberdade nas escolas públicas estadual do Brasil.

EDUCAÇÃO ONTEM E HOJE

EDUCAÇÃO ONTEM E HOJE

William Pereira da Silva

Há pessoas que não gostam quando falamos do passado comparando-o com os fatos do presente, mas sabemos da importância da história como base para tirarmos exemplos que são benéficos a nossa contemporaneidade.
Lembro que na época de estudante do ensino primário e secundarista, dos anos setenta aos anos oitenta, a educação era uma atividade dinâmica dentro da sociedade e a escola uma instituição respeitadíssima. A escola e os professores eram respeitados em qualquer debate ou assuntos referentes aos dois e o governo investia consideravelmente no setor educacional.
Creio que os alunos da escola atual ficariam com inveja se soubessem que nas décadas passadas nós tínhamos quatro meses de férias, isso mesmo, quatro meses; julho, dezembro janeiro e fevereiro tanto nas escolas particulares como nas públicas e o ensino tinha qualidade. A escola publica era eficiente igualmente às escolas particulares. O nível de ensino poderia ser igual ou superior às escolas particulares. As filas eram enormes para se conseguir uma matrícula nas escolas públicas, as particulares não eram procuradas por ser paga, mas porque as públicas tinham a mesma qualidade de ensino ou sem medo de errar uma qualidade bem superior. As escolas particulares tinham como clientes somente os ricaços, a elite abastada.
Os programas que hoje mantém as escolas públicas são muito parecidos com os de antigamente, inclusive sempre existiu merenda escolar, só que de outras formas, com outro nome. Ontem como hoje os recursos existem são suficientes para manter as escolas publicas.
Podem acreditar estudei numa escola pública que tinha ônibus do governo do estado para transporte de alunos, duas Kombi’s Perua, uma para a direção e outra transportavam professores e funcionários de suas casa para a escola, recursos materiais em abundancia, sobravam resmas de oficio. As avaliações todas mimeografadas, o dinheiro corria frouxo nas escolas. Podiam cobrar uma taxa simbólica dos alunos, tanto para o bolso da farda como das provas e ainda uma contribuição para o caixa escola. Nas competições estudantis competíamos com as mesmas condições de material esportivo como bolas oficiais e em quantidade satisfatória para treinar as modalidades existentes, ternos esportivos completos e pasmem a escola publica era a única que tinha ginásio coberto e polivalente, uma das quadras mais procuradas de nossa cidade.
Nossos professores tinham status de autoridades. Ai de quem desrespeitasse um professor. Expulsão na certa da escola e a transferência constava a infração do aluno exemplificando o ato para quando chegar na outra escola sabe qual o motivo, caso fosse agressão ao professor geralmente esse aluno não era aceito. Geralmente só aceitavam esse tipo de alunos as escolas particulares. Os inversos de hoje, tudo que é aluno indisciplinado jogam para a rede publica de ensino.
Não vou fazer mais inveja aos que lêem esse texto, porem é tudo verdade, vivíamos no céu e não sabíamos.
Hoje é um Deus nos acuda, a escola publica é de fazer vergonha aos que precisam dela. Quem viveu no passado a educação e vive a realidade de hoje fica realmente horrorizado com o que vê. Escolas sucateadas, professores desvalorizados, submissos, despreparados, o clientelismo político determina o funcionamento da escola e comanda direção e professores, corrupção profunda sendo aceita pela comunidade escolar, viram o rosto esquivando-se da responsabilidade social para combater esse mal. Violência, impunidade, trafico de drogas, assaltos constante ao patrimônio escolar fazem parte do nosso cotidiano. Ninguém fiscaliza ou toma providencias sérias com fiscalização, investigação e punição dos culpados.
Quem perde e quem ganha com isso? Perdem todos que precisam de uma educação de qualidade para se preparar para a vida e ganham os Corruptos, políticos irresponsáveis, caloteiros, traficantes, ladrões e tudo que é cafajeste tirando o direito a uma educação digna para os menos favorecidos financeiramente. Tudo é de propósito e orquestrado pelos corruptos e aceito por todos, uma lastima.
Talvez sejam estes que não querem saber de como funcionava a escola antigamente, para a juventude atual não saber e se revoltem com a porqueira que estão recebendo como educação.
Um aluno na década de sessenta quando terminava o colegial que hoje corresponde ao ensino médio tinha conhecimentos suficientes para se torna um professor e hoje chegam vergonhosamente a concluir o ensino médio como semi-analfabetos. São poucos os que superam dando exemplos de perseverança.
TEM OLHOS E NÃO VÊEM, TEM OUVIDOS E NÃO OUVEM.

NEPOTISMO NAS ESCOLAS

NEPOTISMO NAS ESCOLAS

Por William Pereira da Silva

Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos. Originalmente a palavra aplicava-se exclusivamente ao âmbito das relações do papa com seus parentes, isto é, autoridade que os sobrinhos e outros parentes do Papa exerciam na administração eclesiástica ou ainda favoritismo, patronato, mas atualmente é utilizado como sinônimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público. Distingue-se do favoritismo simples, que não implica relações familiares com o favorecido. Nepotismo ocorre assim, quando, por exemplo, um funcionário é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção. Alguns biólogos sustentam que o nepotismo pode ser instintivo, uma maneira de seleção familiar. O nepotismo, em alguns casos, está relacionado à lealdade e à confiança existente entre o "benemérito" e o favorecido, sendo praticado com o fim precípuo de resguardar os interesses daqueles em detrimento dos outros.
A luta contra o Nepotismo não é somente porque esta prática é imoral, mas também porque é um anseio da população e se trata de um movimento mundial e também nacional de cidadania, a favor da transparência e da moralização dos serviços públicos. A comunidade quer se proteger de agentes sugadores de recursos públicos, que impedem a melhoria dos serviços públicos, que emperra o avanço da administração pública em benefício do povo. É evidente que a campanha anti-nepotismo tenta combater o empreguismo desenfreado que assola prefeituras, câmaras, assembléias, tribunais brasileiros e escolas. A pessoa acabou de ganhar um cargo público e já arruma emprego para toda a família. É evidente também que há casos onde o excesso é prova da má fé. O Nepotismo é mais um item da vasta lista de maus costumes que praticados por representantes das escolas acaba por resultar em contratações de servidores não qualificados. Outros "ismos", como o fisiologismo, o partidarismo e o compadrismo, freqüentemente conduzem à mesma situação.
Um dos motivos da luta contra o Nepotismo nas escolas é num primeiro momento manter a conduta da não nomeação de parentes para o provimento de cargos em comissão ou serviços diversos porque poderia ser considerada como dissonante ao princípio da moralidade administrativa, pois fere o senso comum imaginar que a administração pública possa ser transformada em um negócio de família, criando um descrédito para o administrador escolar.
Já vemos muitos movimentos nas escolas contra o Nepotismo Escolar, em várias cidades trabalhos de pesquisas estimulando os alunos para conhecerem a lei e os esforços da justiça para acabar com tal pratica estão sendo realizadas gerando manifestação de anti-nepotismo.
Administradores escolares sorrateiramente para confundir a comunidade escolar trazem parentes para dentro das escolas alegando trabalhos voluntários ou como amigos da escola e ainda sabiamente contratam empresas de prestação de serviços onde um dos critérios de contratá-las é essa empresa colocarem seus parentes disfarçadamente para prestar serviços na escola. A escola é um local da comunidade e da família, devemos incentivar a participação da família na escola, mas devemos ter cuidado e não confundir participação da família com a família comandar as escolas utilizando seu patrimônio em beneficio próprio.
É bom ficar todos atentos para impedir todos os administradores de escolas colocarem seus parentes sejam esposos, filhos, irmão, netos, primos ou qualquer outro parente para exercer funções caracterizando o Nepotismo.
“O brasileiro aprendeu que educação é importante. Já faz barulho e reclama. Mas precisa aprender a reclamar melhor, com mais conhecimento de causa, mais persistência e mais competência. Educação sempre foi, é e será um assunto político (exceto nas ditaduras). Se não há demanda, não há oferta. Se não se demanda qualidade, esta não se materializará”.

terça-feira, novembro 07, 2006

DE ONDE VEIO DEUS?

DE ONDE VEIO DEUS?

William Pereira da Silva


Somos seres pensantes com liberdade e livre arbítrio para pensarmos como quisermos analisando, deduzindo, questionando tudo a nossa volta. Somos seres dotados da filosofia, estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua totalidade, quer pela busca da realidade capaz de abranger todas as outras, o Ser (ora 'realidade suprema', ora 'causa primeira', ora 'fim último', ora 'absoluto', 'espírito', 'matéria', etc.), quer pela definição do instrumento capaz de apreender a realidade, o pensamento (as respostas às perguntas: que é a razão? o conhecimento? a consciência? a reflexão? que é explicar? provar? que é uma causa? um fundamento? uma lei? um princípio? etc.), tornando-se o homem tema inevitável de consideração. Podemos ainda dizer que somos dotados de razão, sabedoria, popularmente podemos citar a filosofia como UM MODO DE PENSAR
A liberdade de pensar leva-nos a um dilema entre a realidade vivida e os pensamentos internos conflitantes sobre a nossa existência neste mundo com as teorias e explicações sobre os fenômenos naturais e sobrenaturais apresentadas pelos seres humanos já existentes na terra antes da nossa chegada como ser vivo. Tudo que aprendemos vem de outras pessoas, das concepções já existentes.
DE ONDE VEIO DEUS? Vamos tentar responder esta pergunta.
A nossa mente a partir do momento do nosso nascimento é praticamente limpa, o que existe nela vem da carga genética herdada de nossos pais e antepassados, temos praticamente somente instalado no cérebro as informações básicas de sobrevivência, tudo realizado de forma instintiva agindo como qualquer outro animal, tudo que fazemos é buscar o alimento para desenvolvimento e manutenção do corpo. A dependência nos outros seres é total, não conseguiríamos viver sem ajuda, é praticamente impossível viver sem o outro.
A aprendizagem acontece no nosso cérebro como uma fotografia que vai sendo revelada, aos poucos vai surgindo às imagens. É preciso muito tempo para aprender o que nos ensinam sobre tudo, não sabemos praticamente de nada, aprendemos através dos sentidos existentes como visão, audição, tato, paladar e olfato, esses são os mecanismo de entrada de tudo que precisamos para aprender e desenvolver nosso cérebro. Por muito tempo não temos em nós o pensar DEUS, nascemos sem um DEUS em nós, obviamente até certo período de nossas vidas somos ATEUS o que há é a inexistência de Deus, somos alheios a isto, não precisamos de tais pensamentos somos dependentes somente dos outros que nos cercam.
Com o passar do tempo vamos sendo instruídos a pensar em DEUS, dependendo do tempo, do local, da cultura e dos costumes existentes onde nascemos. Aos poucos vão colocando na gente a concepção de um DEUS que também foram repassados para eles da mesma forma que acontece conosco, há uma continuidade insistente que dura milênios como os mesmos ensinamentos para gerações e gerações das concepções dos Milhares de Deuses que existiram, existem e existirão. Estamos criando Deuses a cada momento.
Na cultura vigente na nossa realidade aqui no Brasil somos predominantemente Católicos, ( consideremos os protestantes como católicos dissidentes da linhagem de LUTERO) existem várias outras religiões, mas predomina as que evangelizam através dos ensinamentos de Cristo retirados de um Livro, a Bíblia. Essencialmente analisaremos por este ponto de vista como foi colocado DEUS na doutrinação católica baseada na realidade de nosso povo, a forma não difere muito em outros paises e culturas diferentes com suas religiões, as formulas são semelhantes.
Tudo veio da Bíblia. Nossos pais levados pela pressão social que disfarçadamente rejeita aqueles que não aderem a uma religião existente na comunidade, quanto menor a cidade maior a pressão para a conversão a uma religião, são induzidos a levarem seus filhos as igrejas desde cedo, ainda quando são isentos da concepção DEUS. Essa criança inocente, pura, mente vaga e propicia aos ensinamentos que não podem fugir. Uma criança sem vontade própria sempre sendo induzida a seguir aqueles que os cercam, são dominadas facilmente e induzidas a crer naquilo que a comunidade quer que creiam. Eis a formula como acontece a colocação de um Deus em nossa mente.
Essa criança que nada sabe vai assimilando os ensinamentos bíblicos sem saber questionar nada, é levado a crer que este livro é a única verdade existente sobre um DEUS escrito por pessoas como nós há muito, muito tempo atrás. O grande questionamento vem a ser TUDO QUE ESTÁ ESCRITO NESTA BÍBLIA É VERDADE? QUEM A ESCREVEU? COMO PENSAVAM E QUE INTERESSES TINHAM AO ESCREVER ESTE LIVRO? ERAM AUTÊNTICAS AS ESCRITURAS ANTIGAS PESQUISADAS? PODERIAM MUDAR O CONTEÚDO DESTE LIVRO DE ACORDO COM OS INTERESSES DOS GOVERNANTES? Muitas são a interrogações e indagações sobre a Bíblia que uma criança jamais poderia fazer. Eis a grande força e manutenção das religiões e de DEUS que depois de colocada fica difícil tirar, mas é possível através de pesquisas e estudos da literatura universal.

A única fonte conhecida sobre o Deus apresentado é a Bíblia Sagrada, livro contendo mais dúvidas que certezas, tudo suscita desconfiança neste livro, tem de acreditar nele numa fé cega sem questionamentos. Uma história de um povo, sua saga de colonizado e colonizadores, explorado e exploradores liderados por um profeta sanguinário protegido de um DEUS imaginário criado por eles para invadir e dominar as regiões por onde passava. O grande Moises foi um líder impiedoso levando seu povo a saquear e destruir outros povos habitantes daquelas regiões citada na Bíblia, outros povos que já estava na sua terra vivendo tranquilamente com sua cultura e seus costumes, por não querer ou acreditar no Deus de Moises eram aniquilados, massacrados, escravizados. Depois falam de um messias prometido que veio ao mundo pregando a paz e o amor levando mais ainda muitos a morte e a destruição por acreditar nele e mesmo depois de dois mil anos pregando a sua mensagem o mundo fica cada vez pior. Acredita-se ser O Jesus Cristo um MITO criado baseado em outras religiões primitivas, e idéias filosóficas da antiga Grécia. Tudo é suspeito, tudo é dúvida. Toda força de Deus e das religiões é a grande imaginação humana com seu poder extraordinário inventivo de criação. Criamos DEUS para suprir nossas infinitas deficiências e carências neste mundo e universo incompreensível. DE ONDE VEIO DEUS? - DA NOSSA IMAGINAÇÃO.

TENHO NOTADO QUE:

TENHO NOTADO QUE:

Mossoró é a cidade do futuro. Futuro para os Rosados. No ano de 2050 noventa por cento ou mais das ruas terão nome de rosados falecidos e feito heróis com o erário público. O ginásio de esporte será O Gustavinho, o Nogueirão O Augustão. A Santa padroeira mudará de Santa Luiza para Santa Fátima. A Universidade Regional um nome hibrido como Universidade Rosagional de Rosadolândia por que Mossoró terá mudado seu nome devido o petróleo ter acabado e quem ficou com dinheiro na cidade foram somente os rosados como donos de indústrias, comercio, escolas, cinemas, casa de shows, hipermercados, shoppin center’s, tudo, tudo. Nas entradas de Mossoró estarão erguidas estátuas dos verdadeiros combatentes dos rosados da direita, os verdadeiros esquerdistas Mossoroenses que serão cultuados em estatuas de mais de cinqüenta metros de altura, teremos A Sandralotria na entrada do Alto de São lairinho ( nome do bairro mudou é claro) Larissantia na saída de Governador Dix-sept Rosado(Mantiveram o nome) e o Lairesaldia na saída para a Rosadobeach (Tibau também terá sido atingida). Os mossoroenses muito satisfeitos estarão mais ainda idiotizados e se denominarão os rosadoladiotenses.

O turismo em Mossoró é impressionante, fantástico, não existe nada igual no mundo, é extraordinário, todos virá do mundo todo para ver tais pontos turísticos. O TURISMO É TOTALMENTE INVISIVEL, NINGUEM VÊ NADA, só em Mossoró é possível um turismo assim, VOCE NÃO VÊ NADA. Suas praias lindas não é aqui. O rio corrente e águas límpidas e potáveis com grandes variedades de peixes já existiram e nem em foto tem mais. As maiores salinas são em grossos ou em Macau. A Cobal vende frutos variados e diferentes, isto é, a escolha e restos do que sobrou da exportação e são tão pequenas que pensam ser frutas e legumes nanicos. Trânsito organizado ninguém vê. Segurança, ninguém vê. Expressões culturais inventados pelo próprio povo ninguém vê. O São João do povo (digo do povo) ninguém vê. O carnaval ninguém vê. A corrupção ninguém vê. A arquitetura de prédios antigos ninguém vê. A casa castelinho ninguém vê. As praças superfaturadas ninguém vê. O porto seco ninguém vê. Os aviões ninguém vê (Para não ser injusto vemos um, justiça seja feita). O povo livre das oligarquias ninguém vê. Os turistas pela segunda vez ninguém vai ver.

Mossoró evolui assustadoramente, depois de centenas de anos de fundação temos no ano de 2005 o primeiro arranha-céu com vinte andares, fantástico. Foi preciso um empresário criar coragem para outros imitarem. Tudo isso depois da expansão da produção de petróleo. Teremos o primeiro viaduto, para quem não sabe o que é explico; é uma ponte que não passa água embaixo e em vez de água quem passa é carro e gente, entenderam? (Tem loiras pensando que é um Viado Adulto) Estamos evoluindo inacreditavelmente em pistolagem, todo dia matam um e sempre dois cara de moto, param, atira e depois fogem. Aí agente fica na expectativa para saber quem vai morrer no outro dia. Que saudade do Bando de Lampião, ao menos se combatia frente a frente os cangaceiros, e foi uma vez perdida que vieram; ainda bem. A engenharia do trânsito é a mais bem planejada do país e talvez do mundo, planejaram que devem morrer uma ou duas pessoas todo dia e nos finais de semana no mínimo cinco, tudo cuidadosamente planejado, os semáforos jamais devem funcionar normalmente mais de dois dias, se funcionar uma semana sem quebrar vai para o Livro dos Recordes. Vamos ter o maior shopping já construído na região e terá uma área coberta do tamanho de um quinto do Midway em Natal e um décimo do maior shoping da América Latina, uma verdadeira versão em miniatura.


Mossoró tem situações hilárias que faz rir o mais sérios dos homens. Li na revista Papangu que a praça com a estatua de Dix-sept Rosado tem o nome de Praça Vigário Antonio Joaquim e na Praça Vigário Antonio Joaquim tem ao Estatua de Dix-Sept Rosado, coisa tão absurda que com 47 anos morando em Mossoró não tinha prestado nem atenção. Outra é na Avenida Alberto Maranhão tinha uma lombada que ficava localizada mesmo onde tem um semáforo, ali em frente à escola Joaquim da Silveira Borges. Devia ser tática para atrair turistas e propagar ao mundo que somos idiotas, loucos ou panacas, mas como estamos caminhando para a cidade se transformar em ROSADOLANDIA nada mais justo, não acha? Tem mais. Na praça em frente aos hospitais Duarte Filho, Almeida Castro e Santa Luzia fizeram um pavilhão para lanchonetes e premiaram os proprietários com UM PAVILHÃO SEM COBERTURA para ao meio dia os clientes se deliciarem com um calor de quase 40º e sol pelando a pele e no inverno lanchar na chuva, que maravilha!! Quer mais? Lá na baixinha, Bairro Santo Antonio fizeram uma praça pra anão ou estão querendo entra para o guinnes com a menor praça do mundo, tem um busto de uma pessoa, coitado ter que ficar naquela situação, sei lá quem é. Os gastos para concluir a praça foi realmente interessante RS 45.000,00, é isso mesmo, quarenta e cinco mil reais por uma linda praça em miniatura.



É proibido fiscalizar em Mossoró. Como cidadão comum, leigo em muitas áreas do conhecimento humano, gostaria de entender porque os poderes constituídos não fazem o que deveria ser feito já que tudo é tão obvio. Para uma cidade ter segurança é preciso ter policiais nas ruas vinte e quatro horas, circulando pelos bairros, preferencialmente a pé, a cavalo, em motos e as viaturas nos pontos estratégicos para serem solicitas por rádio quando precisarem. No transito não seria diferente. Tornou-se corriqueiro dois indivíduos numa moto sair matando gente ou assaltando. Se houvesse um policiamento ostensivo tanto no transito como nos demais serviços da policia muitas vidas seriam poupadas, mas Mossoró é Mossoró, é Brasil, é Rosadolandia. E poliça é poliça tem de sê assim mermoTá.

Mossoró tem seus fenômenos interessantes. A cidade cresce e junto com ela sua população. É obvio que com mais gente, mais relações sexuais, mais filhos e logicamente mais partos, mais crianças nascendo.
Em Mossoró inacreditavelmente as maternidades estão se acabando, só restam as duas de cem anos atrás. A Almeida Castro e a Santa Luzia. Tem dia que estão tão cheia que as mulheres esperam a criança nascer lá no pátio mesmo. Deve ser uma nova modalidade de parto natural ao relento, a céu aberto. Eu adoro, Amo Mossoró da gente. Interessante é que tem posto de saúde e UPA em todo canto da cidade. É proibido fazer maternidade nos bairros ou será que Dr. Rosadinho (que nome bonitinho) não deixa para a maternidade Almeida Castro ser a única a fazer os partos em Mossoró.


Algumas praças em Mossoró foram construídas com engenharia e arquitetura excepcionais. Uma praça construída há pouco mais de cinco anos tem aparência de cem ou duzentos anos, o material utilizado tem uma tecnologia bastante avançada, quando colocada parece ser nova, atual, mas quando passa pouco tempo ela tem uma aparência de velha. O mais importante é que as praças são caríssimas devido o material ter esta característica impressionante. Ver pisos da praça dos hospitais, do Pax, da Catedral, do Museu. Imaginem as praças da periferia onde o povo só ver pão e circo do fuxiquim.


O ginásio Pedro Ciarlini no seu projeto original não aparece um prédio feito para alojar os atletas de outras cidades, um prédio erguido para servir de alojamentos aos visitantes. Não sei por que ele não aparece no projeto original. Dizem que foi cedido a um empresário do ramo de bode e cabra para alojar os feirantes da feira do bode. Será?
Para quem não conhece o anexo do Ginásio Pedro Ciarlini ele fica na Rua Jerônimo Rosado, centro. O material é tão parecido com o do ginásio e também o período que foi construído. Coincidências de Rosadolândia.

Gestão democrática - as sementes germinam

Gestão democrática - as sementes germinam
William Pereira da Silva - Professor
Fruto de uma luta de classe que desencadeou na LDB, a gestão democrática foi implantada nas escolas publicas estaduais de Mossoró e já mostra seus primeiros pontos positivos em algumas escolas.Em pouco tempo pôde ser feito um comparativo em relação às gestões anteriores, nas quais muitas vezes os diretores não tinham vínculo algum com a educação como também nenhum compromisso com as escolas. Sentimos agora mais responsabilidade dos gestores atuais que têm um compromisso direto com a sua comunidade escolar, devendo, em tese, ser mais exigido pelos conselhos escolares e a comunidade em geral.Visitando algumas escolas senti a diferença desde a entrada, na qual encontrei um porteiro (a) controlando a entrada, nenhum aluno nos corredores em horário de aulas, os funcionários nos seus setores de trabalho, o diretor estava na escola, tudo limpo, murais bem elaborados, sala dos professores com ar-condicionado, parecia que estava numa escola particular, tudo funcionando normalmente. Sempre tive fé na melhoria das escolas publicas, e neste pouco tempo pude confirmar que, quando se quer tudo é possível. O caminho é este, não devemos fraquejar diante das dificuldades que surgirão. Tenho certeza da melhor qualidade de funcionamento e ensino das escolas pela capacidade de muitos colegas compromissados com a educação e com as escolas.A democracia deve fazer parte do cotidiano escolar, estimular funcionários, professores e alunos a serem inseridos nas decisões importantes das escolas, que todos os segmentos sejam consultados, todos sejam ouvidos. Democracia é isto, participação e compromisso de todos no bem comum da escola.É lógico que a realidade sempre é dúbia, oferecendo o outro lado da moeda. Talvez alguns diretores eleitos ainda estejam ligados de uma forma ou de outra ao passado, não compreendem o momento histórico e passem a agir de forma antidemocrática, querendo tomar as decisões sozinhos ou com aqueles velhos grupinhos de sempre que colocaram muitas escolas em situações vexatórias. Burlam os conselhos escolares, não incentivam formação do grêmio, afastam a comunidade das decisões, continuam igualzinho àqueles diretores que "AQUI QUEM MANDA SOU EU". Esta escola onde o perfil do diretor é antidemocrático, tenho certeza de que em pouco tempo ela vai ficar vazia e fechar, porque os alunos, professores e funcionários irão migrar naturalmente para onde exista liberdade de expressão e ambiente de trabalho mais saudável. ELES, OS ANTIDEMOCRÁTICOS ESTÃO FADADOS AO FRACASSO, questão de pouco tempo.Das escolas que visitei duas chamaram-me mais à atenção, onde senti que as sementes da gestão democrática estão germinando com mais firmeza e onde seus frutos com certeza servirão de exemplo para as outras escolas, refiro-me às escola Estadual Moreira Dias e Escola Estadual Abel Freire Coelho, nas quais constatei mudanças significativas neste curto espaço de tempo. Todas as coisas são possíveis quando sustentadas por valores consistentes.

OS NOVOS RUMOS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – PROESP-BR

OS NOVOS RUMOS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – PROESP-BR

Por William Pereira da Silva

Os professores de educação física da rede pública têm uma enorme dificuldade de aplicar seus conhecimentos dentro da realidade das escolas.
Muitos estão perdidos e não sabem como agir diante das determinações da secretaria de educação, no que se refere às avaliações e metodologias a serem aplicadas. Determinações estas impostas pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação( LDB ) e os Parâmetros Curriculares Nacional (PCN’S).
Geralmente recebemos críticas por mostrar que no passado ( década 70-80 e inicio de 90) a Educação Física escolar funcionava.Relembramos os testes e exames que realizávamos e que todos, alunos e professores de educação física gostavam de executar, duravam de dois a três meses os exames médicos, biométricos, testes aptidão física e de aptidão motora. Toda escola era envolvida, havia uma intervenção nos horários normais de aulas com o envolvimento de todos os alunos e professores da escola. Durante o restante dos bimestres as aulas eram complementadas com recreação, jogos, exercícios físicos de ginástica, calistênia, torneios, campeonatos internos e diversas outras atividades, todos sabiam o que fazer e terminávamos o ano letivo cumprindo nossa carga horária satisfatoriamente. Tudo funcionava normal e naturalmente. A subcoordenadoria de educação Física e desporto tinham um manual com todos os exercícios físicos e instruções dos exames e testes com tabelas e modelos das fichas de todos os alunos para colocar os dados dos testes realizados. Existia um livro com a regulamentação das atividades do Professores de Educação e determinações que regulamentavam o nosso exercício profissional no estado.
Praticamente paralisada a educação física escolar tem solução para os seus problemas com um projeto lançado pelo governo através do Ministério do Esporte e turismo e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - Centro UFRGS de Excelência Esportivo – PROJETO ESPORTE BRASIL – PROEP-BR - Indicadores de Saúde e de Desempenho Esportivo em Crianças e Jovens. Ver site www.ufrgs.br/esef/proesp-br.
A seguir veremos a que vem a ser este projeto:
INTRODUÇÃO
A EF configura-se como disciplina escolar cuja especificidade lhe atribui responsabilidades inerentes ao desenvolvimento da cultura corporal. Entende-se por cultura corporal a competência relativa às habilidades e condicionamentos passíveis de educar crianças e jovens para a utilização adequada de seu tempo de lazer através de práticas corporais tais como o esporte, a dança, a ginástica e jogos.
É, da mesma forma, responsabilidade da EF a promoção da saúde através da educação para uma vida fisicamente ativa e esportivamente rica; desenvolver estratégias para que crianças e jovens criem o gosto pelas atividades da cultura corporal; desenvolver conhecimentos sobre as relações das práticas corporais com a saúde; proporcionar hábitos de lazer fisicamente ativos, além de desencadear alternativas para a democratização das práticas da cultura corporal em nosso país.
Desta forma o Projeto Esporte Brasil - PROESP-BR - desencadeado no espaço claramente definido da educação física escolar, tem por objetivo geral delinear o perfil somatomotor, dos hábitos de vida e dos fatores de desempenho motor em crianças e adolescentes na faixa etária entre 7 a 16 anos tendo em vista a possibilidade de constituir indicadores para a constituição de uma política de educação física e esportes para crianças e jovens no Brasil.
A relevância do projeto deve-se, entre outros fatores, pela incipiente presença de dados fidedignos relativos aos segmentos da população escolar brasileira envolvidas com as práticas de educação física e esporte escolar. Esta incipiente informação não tem permitido um adequado diagnóstico das condições das capacidades motoras e de aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo, bem como suas possíveis relações com hábitos de vida.
Em síntese, para além do Projeto Brasil, trabalho pioneiro de Maurício Leal Rocha e sua equipe nos anos 70 e dos relevantes trabalhos de Barbanti (1983); Matsudo e col.(1992); Marques e col (1982); Böhme & Freitas (1989); Kalinowski & Kiss (1996); Guedes e Guedes (1997); Doréa (1990); Arruda (1990), Lopes (1999) entre outros; pela amplitude territorial do país que impõe diferenças culturais importantes, não se dispõe, de forma sistematizada, do conhecimento das características e do estado de crescimento da população escolar brasileira, muito menos do seu valor físico, capacidade motora, seus interesses e motivações relacionadas às práticas da cultura corporal em geral e esportiva em especial.
Nesta perspectiva, o presente projeto propõe colaborar sugerindo instrumental válido, fidedigno, de baixo custo e de muito fácil aplicação, permitindo aos professores de educação física nas inúmeras escolas de nosso Brasil utilizá-lo no sentido de estabelecer o acompanhamento de seus alunos no que se refere aos aspectos de crescimento e desenvolvimento somatomotor, aspectos nutricionais, e de aptidão física.
Por outro lado, tendo em vista a constituição de uma rede de informações e um banco de dados nacional, assessorados pelos Centros de Excelência Esportiva (CENESP) do Ministério do Esporte e do Turismo, será permitida uma fácil, rápida e competente comunicação entre a rede CENESP, as Escolas de Formação de Professores de Educação Física e a população de professores atuantes nas escolas do ensino fundamental em todo o território nacional. Dessa forma, pretende-se delinear um perfil da população escolar brasileira possibilitando a definição de subsídios para a consolidação de políticas adequadas para a área de educação física e esportes em nosso país.
Acresce ainda, na medida em que as avaliações tratam de capacidades de prestação motora no âmbito da saúde e da predisposição esportiva, o presumível alcance que o projeto reveste, quer para a educação física como disciplina curricular, quer para o próprio sistema esportivo, dado o trânsito natural e desejável dos jovens praticantes desde a escola até o clube esportivo e aos quadros competitivos mais exigentes.
O projeto é claro e explica as LINHAS DE AÇÃO, AS QUESTÕES DE PESQUISA, A BATERIA DE MEDIDAS E TESTES SOMATOMOTORES DO PROESP-BR, APLICAÇÃO DA BATERIA DE MEDIDAS E TESTES DO PROESP-BR, A ORDEM DE MEDIDAS E TESTES (Medida de massa corporal, medida de estatura, medida de envergadura, Teste “sentar e alcançar”, Teste de exercício abdominal, teste de salto em distância, teste de arremesso, teste do quadrado, teste da corrida de 20 metros, teste da barra modificado, teste dos 9 minutos ou do “vai-e-vem” ) INTRUÇÕES PARA APLICAÇÕES DA BATERIA PROESP-BR, QUADRO E TABELAS DE TODOS OS TESTES E RESULTADOS OBTIDOS, FICHAS DE REGISTROS E ENTREVISTAS, QUESTIONÁRIO DE HÁBITO DE VIDA DOS ALUNOS, ANEXO COM MODELO DE AQUECIMENTOS. Enfim é um projeto riquíssimo e pronto para ser aplicado dentro da realidade de qualquer escola do Brasil mesmo com as diferenças regionais e culturais existentes.
Educadores da educação física escolar, não esperem que as soluções estejam sempre prontas, vamos pesquisar inovar, mudar este quadro caótico e mostrar a todos que somos capazes de ter autonomia profissional e conhecimentos suficientes valorizando nossa profissão.

MALHAÇÃO CORPORAL

MALHAÇÃO CORPORAL

William Pereira da Silva
wilpersil@hotmail.com

Malhação é um termo da gíria brasileira que é fazer ginástica vigorosa visando à musculação ou emagrecimento. Geralmente malhação está ligada aos exercícios físicos de musculação em academias nos diversos aparelhos criados para tal finalidade.
Como professor de Educação Física sempre fui contra ao modismo da malhação em academias, para mim este tipo de atividades não significa propriamente saúde, ela esta mais para atletas profissionais que busca melhorar seu rendimento mesmo que para isso arrebente seu sistema muscular. Adquirir saúde para melhorar sua qualidade de vida não significa sofrer com exercícios corporais infindáveis que trazem dores por todo o corpo. Muitas vezes as pessoas por não suportarem passam no máximo três meses praticando musculação prejudicando sensivelmente sua estrutura corporal onde num futuro bem próximo sentirá os efeitos maléficos de tais ações.
As atividades naturais devem ser cultuadas por aqueles que necessitam melhorar seu desempenho físico diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares mantendo uma atividade física regular, bem dosada, moderada e sem fins atléticos para competições.
Antes de uma interpretação errônea sobre minha concepção é bom citar que não sou contra academias, elas são necessárias e importantes naquilo para que foram criadas, apenas vejo restrições no seu uso inadequado, muitos fazem delas, principalmente jovens adolescentes um meio de estourar seus músculos para atingir uma compleição física mais avantajada não levando em considerações certas recomendações, por exemplo, um músculo não pode ser hipertrofiado antes que o esqueleto tenha crescido em todo seu potencial, o que acontece por volta dos vinte anos. (Turíbio, 1997).
Os exercícios naturais são aqueles onde utilizamos somente nosso corpo juntamente com os recursos naturais, são eles; andar, caminhar, correr, nadar, saltar, rastejar, pular, lançar, pegar, arremessar, flexionar braços, pernas, abdômen e partes do corpo, subir e descer(rampas, ladeiras, árvores, morros, cordas), agachar, apoio dos braços (Flexão e extensão braços apoiando o corpo na vertical ou na horizontal), carregar (pedras, tronco árvores, pessoas), empurrar, puxar, balançar, enfim todo movimento corporal executável nas possibilidades existentes no corpo humano respeitando seus limites. Ainda podemos utilizar recursos materiais adquiridos facilmente no nosso cotidiano como pedalar bicicleta, jogar bola nas suas diversas modalidade esportivas, atividades jogos e recreação, dançar com músicas em casa nas festas, remar nas canoas em pescarias, caçar e tudo que a imaginação possa criar para colocar seu corpo em movimento. Tudo isso ao seu dispor antes de pensar em malhar numa academia.
Algumas concepções são criadas por pessoas praticantes das atividades físicas nas trocas de informações para um melhor desempenho corporal. É preciso entender alguns fatores que não passam de mitos criados ao longo do tempo. Muita gente pensa que para conseguir resultados nas atividades físicas é necessário sentir dores musculares, ninguém precisa sentir dor para se beneficiar dos exercícios físicos, bastar praticar atividades dentro do seu limite com moderação aumentando regularmente sua intensidade ao longo do tempo, só consegue melhorar a qualidade de vida quem mantém uma atividade física regular, bem dosado, sem exageros. Para ter um bom desempenho nas atividades é preciso somente praticar cerca de 45 minutos de exercício três vezes por semana. O sedentário que pratica uma vez por semana pode estar sendo prejudicado pensado que a quantidade de exercício em pouco tempo irá melhorar seu condicionamento físico, o bom é um pouco de atividade por vários dias.
Os melhores exercícios para a saúde são chamados os exercícios aeróbicos, como caminhar, nadar e pedalar, segundo Turíbio Leite de Barros Neto, professor da Universidade Federal de São Paulo, fisiologista, autor do livro Exercício, Saúde e Desempenho Físico, correr só é recomendável para quem já tem bom condicionamento. Para a estética, levantar peso pode ser mais interessante do que andar. Mas do ponto de vista da saúde, não se deve trocar uma boa caminhada por uma aula de musculação. O melhor esporte, no entanto, é o que dá prazer à pessoa. Quem faz o que gosta beneficia o corpo e também a mente, e é isso que torna o exercício um hábito. Quando a atividade física é prazerosa, ela deixa de ser um sacrifício. As pessoas a incorporam a em sua vida e, quando deixam de faze-la, sentem falta. Essa necessidade não é apenas subjetiva: quando o exercício está dentro de uma faixa de intensidade agradável, há liberação de endorfina, um neurotransmissor que dá sensação de bem-estar ao individuo.